Aconteceu na terça-feira, 25, em São Paulo, na Unibes Cultural, a revelação dos cases ganhadores e a entrega dos troféus do Prêmio Empresas que Melhor se Comunicam com Colaboradores, promovido pelas Plataformas Melhor RH e Negócios da Comunicação.
Com presença maciça de lideranças e profissionais de RH e Comunicação, evento ofereceu um coquetel como forma de networking entre os participantes, além de palestra do futurista Carlos Piazza, da Casa Educação, que chamou a atenção para a nova configuração necessária à força de trabalho nas companhias.
Para Piazza (foto) é preciso incluir o ócio criativo como ferramenta de bem-estar e de reciclagem cognitiva entre os trabalhadores. Segundo o palestrante, enquanto ocupamos 100% o tempo dos profissionais (e na maioria das vezes com atividades que podem ser realizadas pela tecnologia disponível), “nossa capacidade criativa está se esgotando”. E convidou os presentes a repensar os “verdadeiros recursos humanos”.
A cerimônia teve apoio de empresas como Toyota, Oliver, Planin, Fiter e Casa Educação, que apostaram no ineditismo do Prêmio. Entre os presentes, importância da iniciativa foi destacada também por reunir de forma inédita esforços de áreas estratégicas das empresas, inserindo-os na pauta dos eventos voltados ao setor corporativo.
“A Comunicação Interna das empresas tem sido fundamental para promover o engajamento e dar suporte a todas as ações das marcas com seus colaboradores”, pontua Márcio Cardial (foto) , publisher das Plataformas Negócios da Comunicação e Melhor RH e diretor do Cecom – Centro de Estudos da Comunicação, ciente, também do ineditismo do Prêmio.
Para Otacílio Nascimento, Gerente de Comunicação da Toyota, “sinergia entre RH e Comunicação é fundamental para a transformação cultural”. Por isso, o Prêmio é “uma ação importante, que reconhece cases e iniciativas que de fato dão visibilidade a como é feita essa transformação”, entende o executivo.
Para Fabiano Rangel, head de Desenvolvimento Organizacional e Institucional da Leão Alimentos e Bebidas, uma das empresas finalistas, “este prêmio é muito importante pois dá visibilidade a como a comunicação opera a transformação cultural nas empresas, celebrando os esforços do RH e da Comunicação Interna”, entende o executivo.
Já para Michel Blanco, head de Reputação e Comunicação Corporativa da Natura & Co, ganhadora do Prêmio, iniciativa é muito importante “uma vez que promove a troca de ideias entre as empresas e coloca a comunicação interna na pauta das mídias especializadas e dos eventos corporativos, inspirando as melhores práticas”. E lembra: “Comunicação interna não era uma pauta. A pandemia nos fez repensar o tema e a forma como o temos tratado”.
Camilo Leles, gerente de Comunicação, Branding e Marketing Digital da Saint-Gobain, outra finalista, também exalta o ineditismo do Prêmio, abordando um tema em que, segundo ele, “muitas empresas precisam evoluir no Brasil”.
Veja quem são os ganhadores do Prêmio Empresas que melhor se Comunicam com Colaboradores
Além dos vencedores nas categorias e pilares abaixo, receberam troféus como Empresa Destaque e Agência Destaque, respectivamente, a Petrobras e a Quintal 22 Comunicação Integrada.
Relembre a dinâmica do Prêmio
De acordo com o regulamento, a avaliação dos cases participantes se deu sob três pilares básicos. São eles: Temas, Categorias e Grandes Ideias. O pilar Temas abrange projetos voltados para Diversidade e Inclusão, Employee Experience, Employer Branding, Felicidade Corporativa, entre outras temáticas que norteiam a sociedade e o universo corporativo. Já o pilar Categorias dispõe sobre canais e meios nos quais se deram os cases, tais como: meios digitais, indicadores de performance, entre outros. O pilar Grandes Ideias abrange formas criativas e disruptivas com que se desenvolvem os programas de comunicação interna inscritos na premiação.
Todos os cases participantes passaram por um júri especializado, com 46 integrantes. Foram distribuídos certificados para todos os finalistas e troféus para todos os projetos campeões, além de mais dois prêmios especiais pelo conjunto dos trabalhos – Troféu Destaque do Ano, para a marca que mais conquistou troféus e certificados, e Troféu Agência Destaque do Ano, para a agência com este mesmo feito.
Relembre os finalistas aqui
Sinergia essencial como destaque
A tendência da união estratégica entre o RH e a Comunicação Interna recebeu reforços dos participantes do evento, entre finalistas e ganhadores do Prêmio.
Presente ao evento pela Synergia Consultoria Socioambiental, a consultora Clarissa Age lembra que é preciso “estar sempre contando uma história”, sobre tudo o que acontece na empresa – novos contratos, parcerias, caminhos etc. – para operar uma política de absoluta transparência e manter a cultura da empresa na mesma página para todos, portanto o trabalho em convergência entre as equipes de pessoas e comunicação é fundamental.
Alexandre Pessôa, gerente de Comunicação e Marketing da empresa, corrobora a importância da comunicação interna nesses termos e também destaca sua atuação em tempos de excesso de informações e de canais de acesso a elas. Para ele, É preciso simplificar tudo e sintetizar o máximo possível, mas ter em mente que “pessoas não funcionam da mesma forma” – esse seria um grande desafio conjunto, nas pautas de RH e comunicação.
Já Mariana Augusto, gerente de Comunicação Corporativa da Arcos Dorados, comenta que, mesmo que Comunicação e RH funcionem em estruturas separadas, como na Arcos Dorados, sinergia entre as áreas é fundamental para trocas com olhar estratégico sobre a empresa. “É um passo a mais na integração da equipe, para que todos falem a mesma linguagem”, destaca a executiva.
Em uma companhia em que a Comunicação opera em 360°, isso ainda tem um impacto importante na marca empregadora, entende Mariana.
Michel Blanco, da Natura, explica que a empresa que representa também opera a Comunicação em 360° e que a sinergia entre a área e a gestão de pessoas é importante para a construção de Cultura e marca empregadora.
“Na Comunicação, uma área de planejamento tem importantes interfaces com departamentos e planos estratégicos da empresa como um todo”, destaca, sobre uma forma de convergir esforços de toda a companhia e comunicar as narrativas de forma consistente.
Para Daniely Gomiero, diretora de Responsabilidade Social e Comunicação Corporativa e vice-presidente do Instituto Claro, em uma empresa como a Claro, em que pessoas são o centro de tudo, faz todo sentido a sinergia entre áreas como RH e comunicação.
Para a executiva, organizações enfrentam a era do “Menos é mais”, diante de tantos canais de informação e conteúdos informativos. “É preciso pensar estratégias para chegar no colaborador de uma forma inteligente”, destaca Daniely, sobre um importante desafio para esse esforço conjunto.
Bianca Develly, Superintendente de Cultura e Comunicação, e Juliana Annunciato, head de Endomarketing, Employer Branding e Comunicação Interna, ambas da Dasa, lembram o desafio de escutar o colaborador e entender de forma genuína as suas necessidades, para comunicar a ele o que ele precisa, e informar o que é importante e necessário.
Já Camilo Leles, da Saint-Gobain, comenta que, na companhia, a Comunicação acaba sendo um braço importante do RH e na jornada do empregado, destacando a importância de estratégias alinhadas entre as áreas da organização. “Uma cultura forte é o diferencial da empresa, e a comunicação só tem a contribuir com isso”, destaca.
Receita de integração
Na Leão, as áreas são integradas, com a missão de democratizar as informações. Para cumpri-la, Fabiano Rangel conta que a comunicação é cada vez mais provedora de soluções, na empresa, e os colaboradores são cada vez mais os provedores de conteúdo. Tema, inclusive, de case inscrito pela empresa no Prêmio Empresas que Melhor se Comunicam com Colaboradores.
Para Rangel, no entanto, não há receita para melhor comunicação interna, nem para implementar a devida sinergia entre a comunicação e o RH. “Cada organização deve buscar o seu melhor desenho para essa parceria”, diz o executivo. E lembra que o sentido prático de diversas estratégias de gestão de pessoas quem dá é a comunicação, daí a importância do esforço conjunto.
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