Comunicação interna

3ª Pesquisa Nacional com a Média Liderança revela como gestores e coordenadores impactam a experiência do colaborador

Levantamento busca identificar as lacunas e oportunidades existentes nos processos de comunicação interna das organizações

de Priscila Perez em 19 de janeiro de 2024
Pesquisa com a Média Liderança Foto: Reprodução/Drazen Zigic/Freepik

Não é surpresa que líderes comunicadores inspirem suas equipes a alcançarem níveis mais elevados de produtividade e desempenho. No entanto, engajá-los efetivamente nesse propósito ainda representa um desafio significativo para as organizações, mesmo aquelas que atribuem grande valor à comunicação com seus colaboradores. Na prática, são os gestores, supervisores e coordenadores, ou seja, a média liderança, que influenciam diretamente as dinâmicas organizacionais. Portanto, transformá-los em multiplicadores de informação não é apenas fundamental, mas também estratégico. Então, o que ainda impede o pleno funcionamento dessa parceria?

É o que a 3ª Pesquisa Nacional com a Média Liderança busca responder ao se aprofundar nas dinâmicas internas de comunicação entre empresas, colaboradores e gestores. Realizada pela Ação Integrada em parceria com a Plataforma Melhor RH, a iniciativa oferece um diagnóstico detalhado sobre a atuação das médias lideranças nas organizações, destacando os desafios de cada cenário organizacional. Ao final do estudo, será possível identificar as lacunas e oportunidades existentes nos processos de comunicação interna, proporcionando insights valiosos para o mercado brasileiro.

Adevani Rotter é diretora-presidente da Ação Integrada
Adevani Rotter, da Ação Integrada

Segundo Adevani Rotter, diretora-presidente da Ação Integrada, o foco do levantamento é entender como esses gestores, coordenadores e supervisores se conectam com os colaboradores e se alinham à comunicação interna. “A pesquisa é importante porque, ao ouvirmos os principais interlocutores do processo e coletarmos dados junto ao público impactado, podemos atuar de forma mais assertiva e prática”, ressalta a executiva.

Como funciona?

As empresas que participarem da 3ª Pesquisa Nacional com a Média Liderança receberão, de forma gratuita, um relatório específico com os seus resultados. Para fazer parte do estudo, o único requisito é garantir a participação mínima necessária da média liderança – a amostra mínima.

O questionário é composto por 26 perguntas de múltipla escolha e três perguntas abertas. A novidade desta 3ª edição da pesquisa é a possibilidade de personalizar uma ou mais perguntas para que as empresas possam avaliar de forma específica algum canal interno. Por conta desse formato mais simples, a Ação Integrada estima que o questionário possa ser respondido em menos de dez minutos.

Principais destaques da pesquisa

  • Interação total com colaboradores e gestores: as perguntas abordam a relação da empresa tanto com os colaboradores quanto com os gestores.
  • Demandas essenciais e desdobramentos de informações: o questionário explora as necessidades fundamentais na comunicação com a equipe, além de investigar os desdobramentos das informações.
  • Temas mais buscados pela equipe: descubra quais assuntos mais despertam interesse na sua equipe, moldando a dinâmica organizacional.
  • Avaliação detalhada: análises minuciosas sobre comunicação interna, relação com o superior imediato e suporte oferecido pela empresa.

Pesquisa com a Média Liderança

Como participar?

Entre em contato com a Ação Integrada pelo e-mail pesquisa@acaointegrada.com.br. O período de realização da 3ª Pesquisa Nacional com a Média Liderança se encerra em 30 de abril.

Compartilhe nas redes sociais!

Enviar por e-mail