Por Sueli Fernandes, gerente de inserção profissional da Fundação Mudes
Você sabe identificar quando a sua empresa necessita contratar estagiário? Para perceber o momento ideal de realizar essa contratação é necessário ficar de olho em alguns sinais que a própria organização emite. E esses sinais são reveladores. Vamos conhecê-los?
Dimensionamento de equipe
O primeiro alerta diz respeito ao dimensionamento da sua equipe. As formigas são um ótimo exemplo de organização. Em sua rotina, o número de operários para realizar uma tarefa é definido de acordo com o tamanho do trabalho e todos são alocados em grupos que precisam de mão de obra. A natureza ensina a fazer um processo muito importante para o mundo corporativo: o dimensionamento de equipe.
Para as empresas o uso eficiente do capital humano deve ser analisado. No dia a dia corporativo, algumas tarefas, como as administrativas, por exemplo, acabam demandando muito tempo dos profissionais. Por isso, é importante fazer um levantamento da quantidade de trabalho de acordo com os colaboradores e identificar se é necessário contratar estagiário para ter apoio em determinadas atividades.
Produtividade
Dois aspectos impactam de maneira negativa o desempenho dos colaboradores: o excesso ou a falta de trabalho. O planejamento é fundamental para que a sobrecarga ou a ausência de trabalho seja evitada.
Se você percebe que a equipe atrasa as entregas e os prazos não são cumpridos por causa do volume de atividades, é bom prestar atenção.
Uma maneira eficaz de priorizar o Core Business é destinar a estrutura produtiva para o alcance de resultados. Nesse caso, contratar estagiário pode oferecer suporte em atividades menos complexas, mas trabalhosas e importantes, por exemplo.
Identificar Talentos
O fator humano é o principal diferencial competitivo de muitas organizações. Por isso, este também é um sinal clássico de que é importante identificar talentos e retê-los para uma evolução continua dos negócios. Inclusive, o crescimento da algumas empresas demandam a formação constante de novos líderes e profissionais com visão sistêmica do mercado.
Para que esse processo ocorra, pensar no futuro também é essencial. É importante perceber se na empresa existe a preocupação em atrair e selecionar jovens com variadas competências, dispostos a trabalhar em equipe e interesse por crescimento pessoal e profissional. O sucesso das organizações modernas está diretamente ligado aos talentos que recheiam o bolo do quadro de colaboradores e talvez esse seja o momento oportuno para contratar estagiário.
Capacitar a equipe
Os treinamentos são fortes aliados dos gestores de pessoas. Quando os funcionários são estimulados por meio de capacitações para desempenhar bem o trabalho, eles se sentem mais preparados para atingirem resultados significativos como forma de retorno para a empresa que investiu em seu crescimento profissional.
Caso a empresa não possua dinheiro em caixa para investir em treinamentos, pode ser realizada a chamada “troca de talentos”. Ela consiste em construir redes informais de compartilhamento e troca de conhecimento. Grandes organizações, como o Google, vem praticando com sucesso modelos de formação distribuída e gestão do conhecimento.
Nesse caso, contratar estagiário pode oferecer para a equipe a troca de experiências entre os ensinamentos da sala de aula dos estudantes e a vivência de mercado dos funcionários, contribuindo para a apresentação de novos métodos, segmentos de mercado, técnicas ou até mesmo outras estratégias que busquem a eficiência.
Inovação e novas ideias
Não podemos ignorar os vários pontos positivos que o uso de dados e plataformas digitais trazem para as empresas. Não se pode ficar parado no tempo: é preciso estar sempre atento à atualização tecnológica.
Para contribuir com a atualização tecnológica dos funcionários os benefícios de ter acesso a jovens em formação são inúmeros. Atualizados e motivados para conseguir se destacar os estagiários oxigenam a equipe e fazem com que os efetivos passem a se atualizar também.
A maioria dos estudantes são jovens pertencentes as geração Y e Z. Isso quer dizer que, para eles, o contato com a internet e com novas tecnologias é algo cotidiano.
Por serem naturalmente tecnológicos, a probabilidade de circularem com tranquilidade por várias plataformas e estarem aberto à inovação é muito maior. Por conta disso, eles têm facilidade de trazer novas ideias, novas formas de resolver problemas e soluções para dentro das companhias.
Identificou algum desses sinais na sua empresa? Quais?