A coach Cibele Nardi explica como os diferentes processos ajudam a desenvolver competências pessoais e profissionais
Com o atual momento de mercado, cada vez mais pessoas procuram profissionais da área de coach. Esses profissionais analisam a situação do indivíduo e fazem o planejamento para que possa crescer dentro do objetivo que é proposto por ele mesmo, podendo ser razões pessoais ou profissionais.
A coach Cibele Nardi explica que existem diversos modelos de processos de coaching, como o individual (life ou personal coaching), coaching executivo, treinamento in company e o team coaching. “É preciso avaliar qual o melhor formato para cada necessidade da empresa ou indivíduo”, explica.
O life ou personal coaching pode abranger até doze áreas da vida. Quem determina o que vai ser trabalhado é o cliente. Dentro desse processo são desenvolvidas habilidades de inteligência emocional, com foco em melhor qualidade de vida, visando a conquista de objetivos desejado pelo Coachee (cliente) considerando ideias como a de que o simples fato de compartilhar pensamentos e ideias, que estão soltos para poder organizá-los melhor, transformando em um objetivo desafiante, guiado e mensurado por um Plano de Ações, possibilitando desta forma a concretização dos sonhos e desejos.
Indicado para aqueles que estão fora do mercado e para quem está querendo se aprimorar, o coaching de carreira é o mais procurado por esses profissionais. “Muitos perdem o emprego e se veem perdidos, sem saber por onde começar uma nova trajetória. O papel do coach (treinador) é impulsionar o desenvolvimento das habilidades do indivíduo, estimulando ele a desenvolver o seu autoconhecimento as competências necessárias para alavancar seus resultados”, destaca Cibele.
Já alguns modelos de coaching como o executivo, team e in company são serviços que tem o objetivo de estimular os funcionários e empregadores a desenvolverem o melhor de si, para garantir o resultado de alta performance. “Nestes processos são trabalhadas as competências de cada setor, estimulando o resultado extraordinário para as empresas”, explica. Independente do modelo de coaching, todos os serviços prezam pela superação de desafios, baseado em competências dos próprios indivíduos.