Assim como você, eu tenho vivenciando na minha dinâmica corporativa como profissional de RH uma ampla mudança nos modelos de gestão, nas formas de trabalho, no uso da tecnologia, que foram intensificadas por uma das maiores crises da história: a pandemia da Covid-19, que pegou todos de surpresa e tem deixado toda a sociedade literamente de cabeça para baixo.
A área de Recursos Humanos, mais do que nunca, vem se transformando e precisamos a cada dia rever o nosso papel como colaborador, líder e acionista. Sim, o seu papel está mudando e vai mudar cada vez mais.
Práticas que antes eram vistas como de responsabilidade de RH, agora são dos líderes; posturas e práticas que antes eram vistas como certas, agora não são mais; a expectativa dos colaboradores e da sociedade são outras.
O mundo mudou. E vocês precisam acompanhar essa dinâmica para serem cada vez mais preparados e aptos a atingir os seus objetivos profissionais e pessoais.
A contextualização do cenário em que estamos inseridos é fundamental para entendermos o nosso papel nesse novo mundo e consequente transformação dos ambientes de trabalho.
Para começar a reflexão, assista ao vídeo “What is the Fourth Industrial Revolution”. A base dessa revolução que vivenciamos é que a tecnologia e a digitalização vão mudar tudo o que conhecemos, gerando inovações cada vez mais rápidas.
Hoje é possível criarmos unidades de riqueza com muito menos. Os “bens de informação” ganham uma força nunca imaginada e isso tudo cria uma nova velocidade (exponencial, em detrimento da linear), amplitude/profundidade (combinação de múltiplas tecnologias), gerando um impacto sistêmico (transformação abrangente) para as organizações.
Com a crise da Covid-19, nós percebemos uma aceleração de tudo que falamos acima, antecipando o futuro e as mudanças que estavam em curso, trazendo novas reflexões para a nossa sociedade.
Segundo Clayton Melo, em texto publicado no EL País, em abril de 2020, teremos 10 grandes tendências de transformação em nossa sociedade:
- Revisão de crenças e valores;
- Menos é mais;
- Reconfiguração dos espaços de comércio;
- Novos modelos de negócio para restaurantes;
- Experiências culturais imersivas;
- Trabalho remoto;
- Morar perto do trabalho;
- Shopstreaming;
- Busca por novos conhecimentos;
- Educação à distância.
Diante de todo esse contexto, ficam cada vez mais evidentes os desafios inerentes à nossa sociedade. Não temos ainda como prever tudo o que irá acontecer após a pandemia, o que será o novo normal. Porém, já está claro como precisamos reimaginar os nossos negócios, estruturas e ambientes de trabalho.
O meu convite aqui é para você rever conceitos, mudar paradigmas, desaprender algumas coisas para aprender outras novas e entender que estamos vivenciando um momento em que tudo muda a todo instante.
Porém, quero te provocar a pensar em seu papel como agente da transformação do ambiente de sua organização, ter times engajados e com propósito. Dessa forma, atingiremos melhores resultados financeiros e satisfaremos ainda mais os clientes.
Estamos juntos nessa caminhada, e vale pensar: Como essas mudanças estão impactando a sua vida e seu ambiente e trabalho/empresa? Qual o papel do RH em tudo isso?