Para se destacar em um mercado cada vez mais competitivo, é fundamental a criação de uma boa reputação e melhorar o employeer branding da empresa é um desses caminhos. Os especialistas Caio Infante, Vice-presidente regional da Radancy, Leandro Pilati, Gerente de Employers Branding e Gestão de Talentos da JTI Brasil e Tatiana Porto, Diretora de RH da Cognizant falaram sobre o assunto no painel “Saiba como melhorar o employer branding da sua empresa”, no Fórum Melhor RH Confiança.
Um conceito que gera grandes discussões, mas muito necessário para a vida de uma empresa. O Employer Brand, antigo EVP (Employee Value Proposition) vem para diversificar e mostrar o diferencial da marca para seus colaboradores e clientes. Ele está presente em toda a organização, desde marketing, treinamento, comunicação e permeia toda a organização. Para Caio, todas as empresas precisam ter “não é um modismo e nem apenas um post nas redes sociais”.
Por onde começar?
Iniciar algo novo dentro de uma empresa é um desafio. Mas Caio Infante ressalta que na criação de estratégias não há certo nem errado. “Cada empresa tem a sua cultura, seu estilo de liderança, seus valores, tem sua maturidade, e seu budget, e tudo influencia em como começar a trabalhar o Employer Brand”.
As ações devem ser realizadas em conjunto, sempre alinhadas com os valores e a cultura organizacional da empresa. “Além de ter o trabalho em equipe, ter a liderança na linha de frente entendendo o processo, contribuindo para esclarecer nossa marca entregadora, o propósito, objetivo e compartilhar essas informações para disseminar dentro da empresa é primordial”, acrescenta Tatiana Porto.
O impacto da ação é grande, por isso é necessário desenvolver trabalhos com comunicação interna, treinamento, capacitação e sensibilização. Contando com o suporte de toda área de recursos humanos, junto com a área de negócios e a liderança.
Desafios
Para Leandro, o primeiro passo importante para o EVP é o entendimento da da ação pela liderança. “Se a gente fizer uma pesquisa nas grandes empresas e pegar a alta liderança, tenho certeza que muitos não saberão explicar”, disse. Outro desafio é levar informações mais claras e objetivas e facilite a marca entregadora.
Já para Tatiana, um desafio com a pandemia “reforçar o senso de pertencimento na empresa”, uma vez que os colaboradores estão mais distantes. E um aspecto importante é reconhecer e captar talentos para a empresa.
Ações
Muitas estratégias são criadas para um bom EVP, como por exemplo, de empresas como Cognizant e JTI Brasil que investem em ações de estratégia interna e externa, visando a melhoria em todas as áreas da corporação.
A Cognizant investe em iniciativas globais, como pensar junto com milleniuns ações para impactar positivamente a empresa, juntamente com a liderança. Ou também, como a JTI em criar pilares fundamentais para os valores corporativos e os setores devem estar alinhados com os objetivos.
“Employee Value Proposition. Costumo dizer que não é opcional, é mandatório para quem quer fazer um bom employer brand. Ele é uma grande diretriz, um grande mapa das ações. Ele determina quem é você como empresa e qualquer ação da marca entregadora”, acrescenta Caio.