Nos anos 1920 surgiram as cadernetas de compra a prazo nas farmácias para vendas gerais e a funcionários de estabelecimentos comerciais e fábricas. Por volta de 1978, começaram a ser desenhados os primeiros convênios farmacêuticos. De lá pra cá os benefícios que envolvem drogarias e medicamentos foram evoluindo, levando em conta avanços e circunstâncias socioeconômicas e das organizações.
Hoje, além da compra de remédio facilitada por descontos e promoções personalizadas, oferecem uma experiência de saúde integral, reduzindo a sinistralidade de planos de saúde, contribuindo para dirimir a cultura da automedicação e disseminar a prevenção de doenças entre os colaboradores.
A tecnologia contribui para que o usuário do benefício tenha mais controle de suas compras de medicamentos, além da facilidade no acesso a diversos serviços e informações em saúde. Para a empresa que propicia o benefício, há acesso a dados que são inestimáveis na gestão da saúde do colaborador, ajudando a prever e reduzir o absenteísmo, a promover conteúdos e ações preventivos e educativos, além da redução de gastos com o colaborador e sinistralidade dos planos de saúde. E isso a um custo baixo, com opções a partir de aproximadamente R$20 reais subsidiados pela empresa ou pagos integralmente pelo funcionário.
Mercado em ascensão
Para as operadoras, este é um mercado em expansão, favorecido pela pandemia. Levantamento da Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma) registrou alta no faturamento do varejo farmacêutico de 14,7 % já no primeiro trimestre de 2022, com as redes de farmácias faturando R$ 18,24 bilhões com medicamentos sendo responsáveis por 78% do volume de produtos comercializados por esses estabelecimentos.
Sobre o acumulado do ano, a consultoria IQVIA, responsável pelo levantamento do consumo varejista no setor farmacêutico brasileiro, divulgou o crescimento em faturamento de 16,2% entre outubro de 2021 e outubro de 2022.
Mas antes mesmo da pandemia já se tratava de um segmento promissor. Dados de 2014 da Associação Brasileira das Operadoras de PBM (Programa de Benefícios em Medicamentos) mostravam um crescimento nas contratações desse tipo de benefício ao ritmo de 20% ao ano.
Foi em 2017, por exemplo que uma das maiores operadoras de benefícios-medicamento, a Univers, atingiu a marca de 25 milhões de usuários e lançou seu aplicativo. Número que ultrapassa, hoje, os 50 milhões, com atendimento credenciado pelo Brasil via mais de 2500 lojas das redes Droga Raia e Drogasil. O número de serviços e relatórios que ajudam a acompanhar o consumo e a saúde integral do colaborador também não parou de crescer.
Piloto de alta adesão
Junto à Pague Menos Extrafarma a realidade também é de expansão, com olhar holístico sobre o bem-estar do colaborador. A rede acaba de lançar o seu programa de benefícios Sempre Bem Ouro+, que oferece serviços de telemedicina, atendimento psicológico e nutricional, alguns exames, como glicemia semanal, e bioimpedância, além de descontos exclusivos em medicamentos e entrega grátis. As companhias têm acesso às estatísticas de uso dos colaboradores e total acompanhamento na gestão dos benefícios.
Um projeto piloto foi testado há alguns meses e desde então o programa segue com adesão crescente, apesar de a modalidade preferida, ainda, entre as empresas, ser a parceria para desconto em medicamentos. “De dois anos pra cá, especialmente durante a pandemia, as pessoas começaram a dar muito valor pra saúde. Não só a saúde em sua fase mais crítica, mas a saúde preventiva”, observa Renato Camargo, vice-presidente de marketing e relacionamento com o cliente da Pague Menos.
“Então o que é que a gente fez? Foi um redesenho da estratégia ao longo do último ano, de concentrar cada vez mais benefícios para o nosso cliente nesse sentido”, conta Camargo. “A gente juntou os benefícios que a gente já ofereceu para algumas empresas com a teleconsulta.”
A Pague Menos e a Extrafarma estão presentes nos 26 estados da Federação e no Distrito Federal. Contam com aproximadamente 1.652 lojas, distribuídas em 389 municípios, com 25,7 mil colaboradores. Com relevância em atendimento primário no ecossistema de saúde no Brasil, a empresa tem em mais de mil de suas lojas o Clinic Farma, consultórios farmacêuticos que oferecem cerca de 60 serviços de saúde como teleinterconsultas, testes laboratoriais remotos, aplicação de vacinas, acompanhamento de doenças crônicas, como diabetes e hipertensão, entre outros.
Integração das metas
Uma das grandes vantagens dos benefícios-medicamento, hoje, conta Leopoldo Veras, Diretor de Negócios e Alianças da epharma, uma das maiores empresas do setor, é a possibilidade de este vir a se tornar uma ferramenta de integração das estratégias de saúde do colaborador. Seja com auxílio de tecnologia, seja com uma postura de flexibilidade frente às operadoras e empresas do segmento que atendem o cliente corporativo. “A saúde do futuro é hiperconectada, participativa, holística/ multisciplinar, preventiva e acessível”, destaca o executivo.
Veras explica que as soluções da epharma são desenvolvidas de forma personalizada, dentro das possibilidades de sua plataforma, justamente para alinhar as metas de bem-estar e dialogar com planos de saúde e odontologia oferecidos pela organização.
Entre as alternativas, a empresa oferece de desconto em medicamento a telemedicina e acompanhamento da terapêutica medicamentosa, tudo por meio de um aplicativo e da Fabi, uma inteligência artificial que interage com o colaborador. São mais de 1000 microsserviços e apis para integrações em todo o sistema disponibilizado pela epharma.
O conceito é de um Conciérge da Saúde. Estrutura evita recorrências e oferece assistência integral ao funcionário, exceto por exames que não são oferecidos em farmácias credenciadas e internações.
Flexibilidade e atenção às demandas
“As despesas com drogarias, apesar de valores variáveis, são recorrentes – e não apenas para quem tem doenças crônicas e precisa de remédios todos os meses, já que podemos incluir nesse gasto mensal produtos para higiene, entre outros”, lembra, por sua vez, Rodrigo Somogyi, diretor de produtos da Sodexo Benefícios e Incentivos. É isso que torna o benefício-medicamento algo tão atrativo.
Além disso, “o estudo O Futuro da Vida no Trabalho, realizado pela Sodexo em parceria com a Harris Interactive, apontou que a maior parte dos entrevistados considera trocar de emprego, na busca por empresas com políticas mais flexíveis de jornada de trabalho e com benefícios empresariais estendidos à família”, acrescenta o executivo.
Ainda segundo dados levantamento, 30% dos entrevistados alegaram não terem recebido nenhum tipo de suporte de programas de saúde mental e 27%, de programas de bem-estar. “E é claro que esse é um apoio fundamental que a maioria espera e deve estar entre os benefícios nas empresas”, enfatiza Somogyi. “É muito importante que as empresas estejam atentas as principais necessidades de seus trabalhadores ao fornecer os benefícios e cuidar para que não fiquem desamparados frente às suas principais demandas.”
Nesse sentido, o executivo conta que a Sodexo oferece soluções completas para o RH e pode ser considerada um fornecedor “one stop shop”, com produtos que atendem a todas as etapas da jornada do colaborador, na otimização de custos e gestão operacional, sendo uma experiência personalizada para as marcas empregadoras, aumentando ainda o engajamento, o reconhecimento e a performance dos colaboradores.
Por meio do formato flexível Sodexo Multi, as grandes apostas do ano são as soluções que apoiam os formatos remotos de trabalho e privilegiam o bem-estar e saúde dos colaboradores, como Apoio Pass, GymPass, seguros, assistências, telemedicina, e-Pharma, entre outras.