Preocupação corporativa intensificada desde a pandemia de coronavírus, a saúde do colaborador mobiliza soluções inovadoras dentro e fora dos RHs. Com foco na maior adesão possível pelo trabalhador, os serviços voltados para este setor marcaram presença no CONARH 2023, no início de agosto.
O metaverso foi escolhido como fator de aderência dos colaboradores pela clínica de Atenção Primária à Saúde (APS), que apostou um ambiente imersivo com ares de game para consultas médicas. O encontro com o profissional de saúde nessa plataforma ocorre como a tradicional, com solicitação e análise de exames e prescrição de medicamentos, em um cenário semelhante a uma clínica.
“O metaverso acrescenta um elemento atrativo a mais a esse processo”, diz o CEO da AsQ, André Machado, lembrando da dificuldade, muitas vezes, de o colaborador comparecer a consultas preventivas e dar continuidade o início a tratamentos importantes. O ambiente virtual para consulta pôde ser acessado durante o CONARH 2023.
Outra novidade da empresa é a Saúde Box, plataforma portátil que possibilita a realização de diversos exames importantes para o monitoramento da saúde do indivíduo (composição corporal, pressão arterial, eletrocardiograma, estetoscópio e ultrassom), com resultado imediato.
Já a aposta da Saúde Corporativa Sírio Libanês durante o CONARH 2023 foi um ambiente híbrido de consulta, que é customizado pela consultoria em um container ou sala própria da companhia, e que tem o atendimento de um profissional de enfermagem no local, e tecnologia de ponta para o acesso remoto e ao vivo do médico ao paciente. Com essa estrutura é possível realizar, além da teleconsulta, com a ajuda de equipamentos ligados à rede e da enfermeira ou enfermeiro no local, a checagem de sinais vitais do colaborador e a realização alguns exames simples de imagem.
Ecossistema digital
Nos últimos anos, a Conexa, também presente ao CONARH 2023, tem se dedicado a criar um ecossistema digital com o objetivo de fornecer assistência de saúde efetiva aos colaboradores das empresas. A empresa busca auxiliar as organizações a lidarem com desafios como produtividade, adversidade e altos custos relacionados ao tema.
“A gente vem trazendo soluções, por exemplo, como o programa de saúde mental, em que a gente ajuda a coordenar desde o cuidado de terapia até o cuidado de mais de alta complexidade, como a telepsiquiatria. Tudo baseado em muita inteligência de dados, para oferecer para a empresa uma estratégia muito bem definida”, explica Guilherme Weigert, CEO da Conexa, sobre um dos programas de saúde da empresa, envolvendo tecnologia, um de seus diferenciais.
Com base tecnológica, o atendimento focado em diversas especialidades, desde dermatologia até atenção primária, para garantir um cuidado completo. Além dos programas de saúde, a Conexa ainda disponibiliza ferramentas de análise de dados (health analytics) para ajudar as empresas na tomada de decisões estratégicas. Essa análise permite identificar gaps de cuidado e atuar na prevenção. A empresa consegue identificar, por exemplo, uma colaboradora em alto risco de câncer de mama e que não realizou mamografia, oferecendo incentivo e apoio para que ela realize o exame.
Weigert comenta um desafio comum: a baixa maturidade das empresas em relação ao uso dessas informações. Ele aponta dificuldades tanto na operacionalização do dado como na cultura organizacional. Para superar esses obstáculos, ele explica, a Conexa está comprometida em apoiar o departamento de Recursos Humanos na implementação de transformações necessárias, com o objetivo de oferecer soluções eficazes para as empresas.
A conexão entre saúde e liderança também é destacada por Weigert, que ressalta a importância de envolver líderes e gestores no movimento de promoção da saúde, uma vez que isso impacta diretamente a empresa como um todo.
Benefícios flexíveis na saúde
A prevalência da modalidade de benefícios flexíveis entre empresas cresceu 44,2% em 2022, ante 26,2% em 2021, de acordo com pesquisa realizada em 2022 pela Associação Brasileira de Operadoras de Planos de Medicamentos (PBMA), mostrando o potencial desse setor. Isso vale também para benefícios de saúde e bem-estar, considerando-se a facilidade de integração a outras modalidades e gestão pelo usuário como fator de maior adesão do colaborador às soluções propostas.
Nesse sentido, a Funcional Health Tech, lançou o cartão e a plataforma Funcional Multi, solução que centraliza múltiplas modalidades de benefícios (até 10) em um único cartão e sistema de gestão para o colaborador e o RH, sob a expertise de mais de 24 anos em Benefício Farmácia da empresa.
A solução resolve algumas das principais dores dos setores de RH, como complexidade na gestão de benefícios, recursos limitados e equipes enxutas, diversidade de necessidades dos colaboradores e até mesmo a falta de percepção de valor dos benefícios, informa a comapanhia. Possibilita, ainda, uma atuação estratégica ao RH, com dados e insights sobre a saúde dos beneficiários, para monitoramento e gestão do bem-estar e qualidade de vida na empresa.
O escopo da Funcional também permite o cadastro de regras e a customização do benefício farmácia de acordo com a necessidade da empresa, incluindo a opção de subsidiar até 100% de medicamentos de uso contínuo para seus colaboradores. Para todas as modalidades, um diferencial da solução seria a segurança, tanto no que diz respeito a proteção de dados (LGPD), anonimização e tokenização de informações sensíveis, quanto com relação às exigências do novo Programa de Alimentação ao Trabalhador – PAT, da Medida Provisória – MP 1.108 e das diretrizes da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).
“Criado para todos os tipos e tamanhos de empresas, o Funcional Multi chega para ser um aliado dos RHs que estão cada vez mais enxutos e com novos desafios em sua gestão, como, por exemplo, o trabalho remoto, gestão de indicadores online e uma atuação mais digital e estratégica. Já para o colaborador, a solução garante a melhor experiência de uso através da ampla rede de aceitação, além de um aplicativo intuitivo e de fácil navegação”, destaca Cristiane Giordano, CEO da Funcional Health Tech.
___________________________
Um oferecimento de
.