BlogaRH
Oferecido por LG lugar de gente

5 formas de utilizar a Inteligência Artificial nas estratégias de Gestão de Pessoas

A IA, assim como outras soluções de tecnologia, é uma forte aliada para aprimorar a eficiência dos processos e fornecer insights

de Felipe Azevedo em 31 de janeiro de 2025
Freepik, com IA

Se antes falávamos de transformação digital como um objetivo a ser alcançado ou resultado de um investimento alto, hoje a Inteligência Artificial (IA) desmistificou essa crença. Temos a tecnologia ao alcance de uma pergunta, e isso transformou a maneira como as empresas operam.

Para a gestão de pessoas, não é exceção. A IA, assim como outras soluções de tecnologia, é uma forte aliada para aprimorar a eficiência dos processos e fornecer insights. Por isso, reuni 5 tópicos para apoiar nas “conversas” sobre IA: 

1) Qual a importância da inteligência artificial para o RH?

A adoção da inteligência artificial no RH já é uma realidade e seu impacto é profundo. Segundo um levantamento realizado pela Microsoft, cerca de 74% das empresas entrevistadas afirmaram que estão usando a IA. 

No entanto, mesmo com a presença crescente da tecnologia, ainda existem preocupações quanto ao uso desenfreado, como a substituição do trabalho humano pelas máquinas. Mas, no universo da gestão de pessoas, ferramentas tecnológicas como a IA devem ser vistas como aliadas fundamentais para otimização dos processos de RH.

Isso porque a capacidade de compreender emoções e a sensibilidade para lidar com situações complexas são habilidades únicas que a IA não pode replicar. O contato humano é crucial para criar conexões genuínas, resolver conflitos e motivar equipes. Em suma, a tecnologia deve complementar, e não substituir, o elemento humano nas interações diárias do RH.

2) Como engajar e reter talentos com o apoio da IA

Manter os colaboradores engajados e reduzir a rotatividade são desafios constantes do RH. Nesse quesito, as plataformas de IA podem ser implementadas para analisar o nível de satisfação dos colaboradores através de pesquisas de clima organizacional e feedbacks contínuos.

Utilizando modelos preditivos, a IA pode identificar sinais de descontentamento e prever a rotatividade, permitindo que os gestores tomem medidas preventivas para reter talentos.

3) Análise de desempenho

Automatizar a coleta e análise de dados de desempenho é uma das maneiras mais eficazes de utilizar a IA na gestão de pessoas. Ferramentas de IA podem fornecer feedback em tempo real e identificar áreas de melhoria, tornando o processo de avaliação de desempenho contínuo e menos subjetivo.

Relatórios detalhados e visualizações de dados ajudam os gestores a tomar decisões informadas sobre promoções, bonificações e desenvolvimento de talentos, garantindo que o reconhecimento e as oportunidades de crescimento sejam baseados em dados concretos e imparciais.

4) Planejamento de gestão de pessoas

O planejamento estratégico de RH se beneficia enormemente da IA, que pode prever necessidades futuras de talentos com base em análises de dados e tendências de mercado. Isso permite que as empresas façam um planejamento proativo de contratações, evitando lacunas de pessoal e garantindo que as equipes estejam bem equilibradas e alinhadas com as metas organizacionais. Além disso, a IA pode otimizar a alocação de recursos humanos, assegurando que as habilidades certas estejam no lugar certo, melhorando a eficiência operacional.

5) Experiência do colaborador

Ferramentas de IA podem monitorar continuamente a experiência do colaborador, analisando feedbacks e sugerindo melhorias. Isso inclui desde a melhoria de processos internos até a criação de ambientes de trabalho mais saudáveis e produtivos.

Essas são apenas algumas das áreas que podem se beneficiar com o uso de IA. O grande trunfo da tecnologia é quando ela está a serviço das nossas necessidades, por isso use.

Oferecimento:

Compartilhe nas redes sociais!

Enviar por e-mail


Felipe Azevedo

Felipe Azevedo é Vice-Presidente na LG lugar de gente

Vice-Presidente na LG lugar de gente.