Gestão

A Era do Líder Coletivo

de Paulo Crepaldi em 12 de fevereiro de 2015
Paulo Crepaldi / Crédito: Divulgação
Paulo Crepaldi é especialista em Neuromarketing e Situational Leadership / Crédito: Divulgação

Há muito tempo, a imagem do líder ou o entendimento do que é ser um remete a conceitos como a necessidade de alcançar resultados que parecem impossíveis, lidar com relacionamentos, sentimentos e os valores das pessoas, time ou liderados, contribuir para o sucesso da organização, entre tantas outras tarefas.

Mas é importante reforçar que o lado humano de qualquer negócio tornou-se um fator de crescimento para o sucesso da liderança como podemos observar nas missões e visões de muitas empresas globais.
Estamos na era da liderança por e-mail, conference calls (globais), whatsapp, reuniões, reuniões e mais reuniões, mas não importa a maneira que você lidera, lembre-se: do outro lado há sempre uma pessoa, um ser humano com suas virtudes e defeitos.

Então, como ser um bom líder em tempos em que o mercado exige cada vez mais agilidade em resultados e que tanto se fala de como lidar com as novas gerações?

1. Seja um ouvinte ativo
Se já é difícil manter um relacionamento saudável e duradouro com nossos próximos, imagine com colegas de trabalho! Mas para a realização de seus objetivos, principalmente para o crescimento profissional, você precisa desses relacionamentos. É importante ser um ouvinte ativo, ou seja, escutar muito, confirmando o que você entendeu e, só depois deixe claro a sua convicção.

2. Pense no Poder Pessoal
Pense no Poder Pessoal que têm colegas à sua volta possuem. Preste atenção nas vezes em que você não entende o por que foi tão fácil para algumas pessoas conseguir resolver algumas situações que para você foi tão difícil. Nem sempre um líder é definido pela organização. Existem muitos líderes ocultos ao seu redor e você precisa identificá-los e tê-los ao seu lado para que através deles consiga engajar pessoas ao objetivo maior da organização.

3. Reconheça os melhores lideres e gerencie mudanças
Saiba reconhecer os melhores lideres, aqueles que irão impactar positivamente nos seus desafios principais. Prepare-os para encarar os quatro desafios primordiais identificados pelo Institute for The Future chamados de VUCA (Volatilidade, Incerteza, Complexidade e Ambiguidade).

Reconheça, entenda e gerencie mudanças. Atualmente, mudanças não podem ser mais consideradas paradigmas. Líderes que entendem a importância de introduzir mudanças no ambiente de trabalho terão maiores chances de melhorar o clima organizacional.

4. Inspire e foque no desenvolvimento vertical
Estes pontos são essenciais. É sua função mostrar paixão pelo que faz e induzir outros a agirem, mas antes é necessário acreditar no que faz, então tenha convicção naquilo que está trabalhando ou buscando.

Compartilhe nas redes sociais!

Enviar por e-mail