Muitas empresas notaram que a maioria dos seus colaboradores já tomaram a segunda dose da vacina, e agora estão convocando o seu time a retornar ao trabalho presencial, mesmo que de forma híbrida, escalonada, mas entendem que para engajamento, o presencial faz toda a diferença.
Mas existe nesse movimento um grande desafio que é saber qual é o estado de saúde do colaborador, após 18 meses de confinamento. Qual realmente foi o impacto das restrições, uso constante de máscaras, adaptações nas residências para uma jornada compartilhada com familiares, enfim, muitas mudanças que influenciaram no dia a dia e na saúde, somadas às sequelas daqueles que contraíram a doença.
Consequências
O home office trouxe ainda, para muitos, o abandono de hábitos saudáveis, como prática de atividades físicas, nutrição saudável, saúde emocional mais fragilizada, dificuldades para dormir, vícios, convívio exagerado com computadores em video call e celulares, o que provocou alterações na saúde e consequências que impactarão nesse retorno presencial.
A melhor maneira para descobrir “como está a saúde do colaborador hoje” é através do rastreamento online da saúde, e o uso de aplicativos para esse levantamento em real time tem sido um grande aliado para tomada de decisões mais assertivas do RH na estratégia de gestão integrada da saúde. Focar as ações de saúde com o perfil epidemiológico em mãos, empodera o time de qualidade de vida, e garante maior produtividade, menor absenteísmo, resiliência e mais saúde no ambiente corporativo.
Nesse sentido, o aplicativo AVATAR DA SAÚDE é uma excelente ferramenta para gestão integrada da saúde. Tudo começa pelo mapeamento, onde é apresentado um questionário com perguntas pelo chatbot para registro dos hábitos e do estilo de vida do colaborador. A partir desse momento o risk assessment é identificado e as soluções sugeridas, através de pushs, notificações, missões, gamificações, de forma personalizada para cada usuário do app.
Serviço preventivo
Outros questionários específicos são acionados por chatbot em situações estratégicas, para que o sistema conheça melhor os usuários e direcione as ações de saúde para os diabéticos, hipertensos, gestantes, saúde mental, nutrição, entre outros.
Uma equipe multidisciplinar é acionada para assessorar o usuário com orientações no cumprimento das metas de saúde sugeridas, engajadas com meritocracias, para quem se cuida mais. Um serviço preventivo que combina inteligência artificial e humana para cuidar do dia-a-dia dos seus colaboradores.
O Avatar da Saúde é o único aplicativo que integra todos os indicadores de saúde assistencial (sinistralidade do plano médico) + saúde ocupacional (absenteísmo e presenteismo) + APS Atenção Primária à Saúde, empoderando o RH e os médicos da empresa com dashboards gerenciais, através do BI (Health Analytics).