O que esperar desta nova fase da gestão de pessoas foi tema de painel do 3º Fórum Melhor RH TECH – 5.0 no mundo digital, promovido recentemente pela Plataforma Melhor RH. Participaram do debate o executivo Roberto Bertolo Marques, Diretor de Negócios Internacionais da Apdata; Silvania Garcia Sleiman, Diretora de Vendas e Marketing da Apdata; e Tatiana Barrocal, Head of People da NTT Data.
Depois de uma jornada focada nos avanços tecnológicos, as companhias entenderam que era preciso remodelar a área de gestão de pessoas, aproximando o profissional de RH das outras pessoas da equipe para entender melhor da jornada de trabalho, de maneiras de melhorar o bem-estar do colaborador, estimular seu desenvolvimento profissional e elaborar estratégias de retenção de talentos alinhadas ao propósito das companhias. O RH 5.0 vem para trazer todos os profissionais da corporação para dentro do negócio.
Mas esse é um processo que ainda leva um tempo para se consolidar no Brasil. Segundo a head of people da NTT Data Brasil, Tatiana Porto, ainda é comum observar profissionais de RH querendo resolver seus próprios problemas operacionais e perder o foco nas pessoas. “Claro que é desafiador trabalhar com expectativas individuais de 5 mil profissionais numa corporação. Por isso, precisamos convidar os colaboradores para pensar conosco e, juntos, chegar a uma solução para as demandas corporativas. Uma possibilidade, por exemplo, é, a partir de uma escuta ativa, fazer projetos pilotos, que podem ser implementados em grupos menores e ajustá-los para times maiores”, informa.
SEU RH JÁ MIGROU DE 4.0 PARA 5.0? ENTENDA A DIFERENÇA E A NECESSIDADE AQUI
Para o diretor de negócios internacionais da Apdata, Roberto Bertolo Marques, cenário como o atual, pós-pandêmico, pede planejamentos a serem concluídos em prazos menores, que podem ser revisitados para possíveis mudanças de rota. “Pessoas são naturalmente resistentes a qualquer tipo de alteração de sua rotina. Pensar em transformações na corporação exige engajamento do time, e isso só é possível se os líderes possuem um canal de comunicação aberto e transparente com seus colaboradores”, afirma.
Outro desafio, na opinião de Marques, é que toda mudança, seja de processo, seja de ferramenta, precisa estar alinhada à cultura da organização, sob o risco de sequer sair do papel. “Conhecimento da cultura organizacional e processos de comunicação bem feitos trazem resultados esperados, para qualquer um dos tipos de RH, seja ele convencional ou 5.0 e daí em diante.”
Segundo a diretora de vendas e marketing da Apdata, Silvania Garcia Sleiman, a gestão humanizada, cada vez mais almejada pelas corporações, precisa oferecer possibilidades de escolhas para as pessoas. “Confunde-se humanizado com individualizado. Ao pensar nas pessoas em primeiro lugar, o gestor está dando ao colaborador a possibilidade de escolher, por exemplo, entre um treinamento online, presencial ou com o acompanhamento de um coaching, de acordo com suas demandas e anseios”, explica.
Assista ao 3º Fórum Melhor RH TECH – 5.0 no mundo digital no canal da Melhor RH no YouTube. Acesse pelos links abaixo.
O evento foi realizado nos dias 22 (presencial) e 23 de setembro (on-line, acima) e contou com a participação de mais de 20 especialistas de diversos segmentos que abordaram os principais desafios e oportunidades do uso da tecnologia para a transformação do RH. Para ver a gravação dos painéis presenciais clique aqui.
Um oferecimento de: