Benefícios

Benefícios corporativos estão cada vez mais flexíveis e incluem soluções financeiras e gestão integrada aos processos do RH

Estima-se que as empresas com benefícios flexíveis saiam de um patamar de adesão de 44,2% para 68%, ainda este ano

de Jussara Goyano em 1 de setembro de 2023
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Diego Oishi, Diretor de People da Swile: flexibilidade como preferência

Segundo pesquisas da startup unicórnio de benefícios Swile, com as mudanças na legislação que regula o setor e novas determinações para empresas participantes do Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT), estima-se que as empresas saiam de um patamar de adesão de 44,2% aos benefícios flexíveis para 68%, este ano. A mudança ocorre pela percepção de que este seria um fator importante de retenção de talentos das gerações Y e Z nas companhias, mas também acontece pela oferta maior de soluções nessa modalidade. Nesse sentido, foi ampla a gama de produtos exibidos pelas operadoras durante o CONARH 2023, no ínicio de agosto, e diversas palestras nas Arenas de Conhecimento, envolvendo organizações do setor, trataram desse tema.

“Em terceiro lugar, depois de vale-refeição e assistência médica, vem a preferência por benefícios flexíveis”, explica o diretor de People da Swile, Diego Oishi, sobre o desejo do colaborador, segundo os levantamentos da empresa. E com o fim do rebate (prática de descontos na adesão a operadoras de benefícios, que acaba onerando a rede de estabelecimentos credenciados e gera monopólios no setor e engessamento para o usuário), e a permissão de um arranjo aberto, ficou mais fácil atendê-lo.

Uma das pioneiras em oferecer flexibilidade, a Swile foi destaque na certificação Great Place to Work graças, também, aos benefícios próprios oferecidos pela empresa aos seu colaboradores, com aprovação de 98% . “É muito bom ouvir isso, acima do benchmark de empresas de tecnologia no Brasil, que aparece em 91 pontos percentuais”. Um único App reúne rede credenciada de estabelecimentos e parceiros, além do arranjo móvel de benefícios, envolvendo bem-estar, alimentação, refeição, home-office, entre outros. Funciona, também, como meio de pagamento e carteira digital. Já o cartão de benefícios possui bandeira do sistema Visa-Mastercard, e pode ser utilizado como cartão de crédito, em estabelecimentos de acordo com o tipo de benefício contratado. Para o RH, as operações e consultas também são centralizadas e 100% compliance, de acordo com a legislação trabalhista e o PAT.

Ecossistema completo

A VR também esteve presente ao CONARH 2023, apresentando-se como um novo ecossitema, a partir de fusões, aquisições e parcerias recentes para que a empresa, cohecida no setor de benefícios, posicionasse sua marca com soluções 360 graus, atuando em toda a jornada do colaborador na empresa e em processos de Departamento Pessoal e gestão do RH. Pontomais, Audaz Tecnologia e Globall Points foram as start-ups adquiridas e permitiram à VR ampliar seu portfólio que agora também conta com gestão de pessoas, mobilidade corporativa e um marketplace com ofertas para empresas e colaboradores. Essa também é uma tendência identificada no setor: a oferta de flexibilidade aliada a soluções integradas.

A Pontomais se tornou VR Gente, a Audaz Tecnologia é agora VR Mobilidade e a Globall Points virou VR Shopping. A nova configuração acontece pelo desejo da empresa de melhorar a qualidade de vida e o cotidiano do trabalhador, somando as expertises que já existiam nas startups adquiridas que passaram a atuar colaborativamente.

Além do portfólio e atuação ampliados, todos os produtos estão centralizados e interligados através de duas plataformas. O Super App VR e Você é focado no empregado e reúne o marketplace, roteirização, consulta de saldo dos cartões, pagamento de contas, marcação de ponto, entre outras atividades que acompanham os profissionais ao longo do dia. Já outro App concentra em um único lugar, para os gestores de RH, todas as rotinas como administração de ponto, folgas e férias, escala, compra de benefícios e de vale-transporte, e uma plataforma de produtos e serviços focados na nutrição, saúde e bem-estar dos funcionários.

Uma novidade mencionada no evento, mas ainda em vias de lançamento, são soluções financeiras desenhadas para o Banco VR, como o saque antecipado de FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço). Para aderir ao programa, o trabalhador precisa fazer a alteração para a modalidade saque aniversário, pelos canais oficiais do FGTS, e também é preciso autorizar a Instituição Financeira (Banco VR) a consultar o saldo. A partir daí toda a operação é feita através do SuperApp VR e Você.

Importância no bem-estar

Guilherme Casagrande, especialista em Educação Financeira da Creditas: atenção financeira personalizada

“Chegamos à marca, agora, segundo recém-anunciado pela Serasa, de mais de 71 milhões de pessoas negativadas”, lembra o especialista em educação financeira da Creditas Benefícios, Guilherme Casagrande. O que ressalta a importância de, em um arranjo múltiplo ou flexível, o RH oferecer soluções financeiras no pacote de benefícios. O impacto do endividamento na saúde mental e na produtividade do colaborador já é sentido pelo departamento desde a pandemia, recorda, também, o especialista.

No caso da Creditas, antecipação salarial, consignado e crédito ao colaborador se somam a um programa de educação financeira, com um app de gestão que facilita a vida do usuário. “Cada um tem o seu jeito de lidar com a cena financeira e hoje, junto com essas soluções, a gente consegue, através da jornada desse colaborador, entregar uma experiência personalizada”, destaca Casagrande.

Outra empresa a oferecer benefícios que incluem Educação Financeira é a Ticket. Toda a operação é baseada em flexibilidade, explica Natália Ghiotto, Diretora de Produtos. A centralização de todos os benefícios e gestão já ocorre, para o colaborador e liderança de RH, respectivamente, desde 2021.

“Estamos prontos para atender os diferentes segmentos, diferentes tipos de clientes: ticket alimentação, ticket restaurante, além de antecipação salarial, todos os nossos produtos de premiação são para todos os tipos de clientes. E eu diria que a gente vem trabalhando cada vez mais essas nossas soluções numa nova experiência”, explica Natália.

Natália Ghiotto, Diretora de Produtos, e Tatiana Romero, Diretora de RH da Ticket: Flexibilidade e foco no bem-estar do colaborador

A plataforma Ticket Vantagens permite o acompanhamento dos benefícios pelo trabalhador, oferecendo clube de descontos com cashbacks, um marketplace exclusivo com ofertas diferenciadas, diversos tipos de seguros e uma ampla gama de cursos online gratuitos. É nesse espaço que são ofertadas trilhas de Design Thinking, Educação Financeira, Gestão de Alta Performance, Gestão de Projetos, entre outros. Além dos cursos gratuitos, oferece, também, acesso a cursos de graduação, pós-graduação, idiomas e muito mais, com descontos de até 80% em parceria com a Edupass, startup que hoje é uma das maiores plataformas de benefício educacional do Brasil.

Só em 2022, a Ticket Vantagens recebeu mais de 14 milhões de visitas por meio de aplicativo e mais de 420 mil cupons de descontos foram emitidos.

Tatiana Romero, Diretora de RH da Ticket, lembra que as soluções desenvolvidas para o mercado são testadas na própria Ticket, cujo radar sobre benefícios também não se restringe às soluções próprias.
Com foco no bem-estar do colaborador, a busca é pelo que há de inovação e por adquirir ou desenvolver aquilo que pode atender às necessidades do público interno.

“Acho que a pandemia deu o start disso e agora se consolidou, então, esse olhar sobre o funcionário de uma maneira integral, da saúde integral, de todos os pilares: financeira, física, mental, espiritual, social”. destaca Tatiana.

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Um oferecimento de

Jobcenter do Brasil


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