#FMRHAGRO

Cadê o colaborador que estava aqui?

A escassez de mão de obra no campo e o desafio de atrair novas gerações para o setor foram tema de discussão no Fórum Melhor RH Agro

de Redação em 4 de maio de 2023
Freepik.com

No painel Cadê o colaborador que estava aqui?, durante o recente Fórum Melhor RH Agro, realizado na última terça-feira pela Plataforma Melhor RH, a escassez de mão de obra no campo e o desafio de atrair novas gerações para o setor foram tema de discussão. O evento se configura como um dos primeiros fóruns do setor e traz insights sobre os principais desafios e boas práticas da gestão de pessoas no agronegócio.

O momento em questão contou com a presença de Elcio Trajano Jr., Diretor de RH, Comunicação e Sustentabilidade da Eldorado Brasil Celulose; Nereu Bavaresco, Diretor de Gente e Gestão da Amaggi, e Tiago Mavichian, Fundador e CEO da Companhia de Estágios, que trouxeram sua visão sobre as causas e soluções para a baixa de talentos disponíveis para os negócios rurais.

Mavichian citou estudo inédito do movimento “Todos a uma só voz”, sobre a percepção do brasileiro a respeito do agronegócio. A pesquisa mostrou que a falta de conhecimento e o distanciamento social (ausência de relação com pessoas trabalhadoras/ envolvidas com o setor), além da distância física da zona rural, são fatores para a crença em mitos sobre o agronegócio e para o boicote do segmento. Problemas que devem ser combatidos para estancar o entrave da falta de colaboradores no campo.

Bavaresco culpa, além desses fatores, o grande êxodo rural que vem acontecendo nos últimos anos, impulsionado, entre outras coisas pelo maior número de universidades e oportunidades de carreira e emprego nas regiões urbanas. E também acredita na imagem pejorativa que ainda permanece sobre o trabalho rural.

“De lá pra cá o agronegócio se transformou muito, mas a mensagem que é passada pelas mídias ainda é muito ruim”, concluiu o executivo. E citou que há empresas do setor que são exemplo de compliance, governança, entre outras evoluções na gestão. “Tem um novo agro que a gente precisa levar ao conhecimento de todos e que é espetacular.”

Trajano Jr. concorda com essa imagem ruim que é disseminada sobre o agronegócio, principalmente entre as novas gerações. A sustentabilidade que hoje permeia o agro, entre outros quesitos, se bem comunicada, seria, na opinião do executivo, um atrativo para o jovem profissional. “Ele procura maior equilíbrio entre trabalho e vida pessoal, busca o sustentável, a alimentação saudável…”, enumera.


Assista a este painel completo aqui.
Já o evento completo, desde seu início, pode ser acessado aqui.



Compartilhe nas redes sociais!

Enviar por e-mail