Gestão

Como construir bons relacionamentos

de Redação em 27 de julho de 2015

É uma arte, cada vez mais valorizada pelo mercado, lidar com pessoas. Não por acaso. Pense, não é nada fácil motivar uma equipe após crises, assim como também é muito complicado gerir pessoas com distintas caraterísticas. Para manter um bom relacionamento é preciso estar atento aos pequenos detalhes. Tudo conta, desde o seu tom de voz até a seleção de palavras. Para não errar essa receita, o coach Jacques Grinberg Costa selecionou algumas dicas que devem ser praticadas no dia a dia corporativo:

> Seja honesto: seja sempre honesto, independentemente da situação. Se for para elogiar, elogie em público. Se for criticar, critique em particular e sempre de forma construtiva. Tanto na vida pessoal quanto na profissional, a honestidade é bem avaliada. Não existe ser honesto com a família e ser desonesto na empresa, mesmo nas pequenas ações como, por exemplo, um atestado médico falso ou uma pequena mentira justificando o atraso.

> Sorria e contagie: as pessoas gostam de pessoas alegres. Sorria sempre, contagie as pessoas com o seu sorriso. Receba as pessoas, em casa ou no trabalho, com um sorriso sincero. Você irá se surpreender com o resultado.

> Estude: estude e leia de tudo, independentemente da sua profissão. Busque ser melhor do que foi você ontem. Estudar é a dica para evoluir sempre; pode ser cansativo para alguns, mas é como fazer uma academia: no início é difícil, no entanto, com a rotina, vira uma satisfação. Comece estudando assuntos do seu interesse e livros fáceis, seja persistente e comprometido: estudar é o seu melhor investimento.

> Tenha mente aberta: manter a mente aberta para aceitar mudanças e novidades é importante para quem deseja ser feliz. Muitos sofrem de ansiedade ou medo de algo que ainda não aconteceu, geralmente são pessoas que não aceitam mudanças. Quando surge uma mudança, primeiro pensam nas desvantagens, já as pessoas com mente aberta pensam nas vantagens.

> Aprenda com as criticas: ouvir criticas é muito difícil, mas importante para evoluirmos. Ao ouvir uma critica, escute, guarde as informações e só depois avalie o que pode ajudá-lo na sua evolução pessoal e profissional. A maior dificuldade em ouvir uma critica é ouvir algo negativo sobre nós – ninguém gosta! Mas, entender como as pessoas acham que somos é muito importante. Ouça e aprenda com as críticas.

Compartilhe nas redes sociais!

Enviar por e-mail