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As redes sociais deixaram de ser apenas um meio em que amigos e colegas, distantes ou não, se comunicam e postam notícias, fotos e vídeos. Elas também se tornaram grandes aliadas das corporações, seja no engajamento, ou no recrutamento e seleção de novos talentos.
Como os talentos, principalmente os da geração Y, são pessoas 100% conectadas com as redes sociais, nada mais comum do que usá-las como ferramenta de trabalho. Pensando nisso, o mercado de softwares ampliou sua gama de produtos para otimizar o valor agregado das redes sociais, principalmente, no que tange a área de R&S.
Segundo Wagner Santos, diretor da Adaptworks, empresa de software que, recentemente, lançou um produto de R&S desenvolvida com base no conceito de colaboração e recrutamento social, “estamos dando às empresas e candidatos possibilidades de interação que vão muito além do currículo, o que torna o processo de seleção mais dinâmico e mais conveniente para todos”.
Para o executivo, as soluções dessa linha devem permitir uma maior interação entre recrutadores e candidatos por meio de redes sociais, como Facebook e LinkedIn. Confira algumas dicas de interação que Santos destaca que os softwares precisam ter para maximizar os ganhos do processo de R&S:
Gestão de indicações e referências – Com a funcionalidade os funcionários da empresa podem indicar candidatos, fornecendo informações como o tipo de relacionamento que tem com eles, o quanto conhece o trabalho etc. Além disso, os funcionários também podem compartilhar as vagas em seus perfis do Facebook, LinkedIn ou Twitter.
Triagem por vídeo – Ela permite aos recrutadores realizarem a triagem dos candidatos por meio de interação. Eles podem enviar questionários por meio da ferramenta e os candidatos podem respondê-lo quando for mais conveniente através de um vídeo. A solução permite que o recrutador veja o vídeo e o compare com os outros.
Workflow personalizado – o sistema permite que a empresa personalize as etapas que cada candidato deve cumprir no processo para determinadas vagas. O recrutador pode adicionar ou retirar passos de acordo com a vaga. Pode haver workflow por departamento, por tipo de vaga ou por cliente.
Vagas no Facebook – A empresa integra à sua fan page a lista de vagas