Gestão

Como ser um líder de sucesso

"É primordial que o líder seja apaixonado pelo que faz, pois se falta isso também faltará entusiasmo no momento de cumprir com suas obrigações"

de Redação em 10 de outubro de 2018

O papel de líder dentro de uma empresa é um fator de extrema importância para alcançar resultados expressivos. E a pessoa designada a exercer tal função deve fortalecer na organização o espírito de equipe, fornecer todo o suporte e acreditar nas ambições da companhia.  

Provavelmente você já escutou alguém dizer que é preciso ter o “dom para liderar”. É fato que certas pessoas já nascem com as características para exercer um papel de liderança, mas algumas habilidades podem e precisam ser praticadas para tornar-se um líder de sucesso. Caso já observou alguém que não possuía o perfil para liderar algo, mas mesmo assim estava no cargo, talvez tenha sido falta de preparo do mesmo, e isso pode trazer problemas nas relações com os funcionários e resultados ruins para a organização.

Segundo Celso Bazzola, consultor em recursos humanos e diretor-executivo da Bazz Estratégia e Operação de RH, é primordial que o líder seja apaixonado pelo que faz, pois se falta isso também faltará entusiasmo no momento de cumprir com suas obrigações.

Outras características fundamentais para que o líder cumpra bem seu papel são a sinceridade, maturidade, autoconhecimento, audácia e uma boa comunicação. Ser transparente e mostrar confiança fazem do líder mais forte, e expor sua experiência para lidar com os problemas que aparecem a sua frente mostram que é um pilar dentro da corporação; antes de conhecer a empresa e os funcionários, o líder precisa conhecer a si mesmo para fazer seu trabalho com maestria, e com isso conseguirá ter a segurança de buscar novos avanços, alterações na rota e a responsabilidade de assumir seus erros.

Segundo o consultor, a proatividade e boa comunicação são imprescindíveis para liderar uma equipe com êxito, pois a iniciativa de tomar decisões e decidir seguir certos caminhos tem de partir dele, e o contato com seu grupo precisa ser claro e conciso, pois além de organizar reuniões e eventos, será necessário convencer seu ouvinte. Portanto, sobre esta dúvida entre líder e chefe, liderar não é apenas coordenar os trabalhos, é preciso aprofundamento sobre o tema, onde o líder é inspirador, motivador de equipes, demonstrando o caminho a ser seguido. Dessa forma, os funcionários o respeitarão e os objetivos e lucros da empresa serão alcançados com maior facilidade.

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