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Comunicação interna: como conduzir bons resultados dentro de uma organização?

Fortalecendo a cultura e nutrindo o engajamento, a comunicação interna é o fio condutor que une a empresa e a ajuda a atingir seus objetivos

de Hugo Godinho em 13 de novembro de 2023
Foto: Reprodução/pikisuperstar/Freepik

Quando falamos sobre o sucesso de uma empresa, frequentemente nos concentramos em números, estratégias de mercado e liderança. No entanto, há um elemento crucial que às vezes não recebe a atenção que merece: a Comunicação Interna – também chamada de CI. Ela é o fio condutor que une todos os aspectos de uma organização, fortalecendo a cultura e nutrindo o engajamento. Aliás, o engajamento é o que impulsiona a produtividade, algo essencial quando existe o desejo de atingir e superar metas.

E por falar em metas, no mundo corporativo elas podem assumir diversas formas, correspondendo tanto a objetivos globais quanto a alvos específicos de departamentos ou equipes. De qualquer forma, independentemente de quais forem elas, a Comunicação Interna desempenha um papel central nessa conquista. Afinal, o caminho para o sucesso começa com a compreensão coletiva do rumo que a organização está tomando.

Nesse sentido, é papel da CI coordenar esforços e transmitir esses objetivos para a área de interesse – seja um determinado setor ou a organização como um todo. Isso requer um acompanhamento constante de indicadores e métricas para garantir que todas as partes estejam na mesma página.

Antes de atingir metas, é preciso fortalecer a cultura

A cultura organizacional é o coração de uma empresa. Ela define valores, crenças e comportamentos, sendo a base sobre a qual todas as ações são construídas. A Comunicação Interna atua para consolidar esse pilar, entregando mensagens, transmitindo segurança e conectando todas as pessoas a um propósito. Assim, em conjunto, a organização se move com mais fluidez em direção a seus objetivos.

Quando as pessoas se sentem valorizadas, ouvidas e pertencentes a algo maior, costumam ter mais disposição para investir tempo e energia no trabalho. Ou seja, o engajamento dos colaboradores é a chave para uma produtividade sustentável. Nesse sentido, a CI é uma peça vital para manter esse motor funcionando, principalmente quando ela proporciona uma plataforma que estimula o diálogo aberto.

No Brasil, engajar os colaboradores ainda é um desafio. Segundo um estudo divulgado pela Gallup neste ano, 72% da força de trabalho brasileira se considera desengajada. Para mudar essa realidade, o primeiro passo é direcionar esforços e amadurecer a área de Comunicação Interna nas empresas.

O poder da comunicação interna

Hoje em dia, valorizar a Comunicação Interna é primordial para atingir e superar as metas de negócios. Para ter uma ideia, de acordo com uma pesquisa realizada pela Aberje e pela Ação Integrada no ano passado, 85% das empresas dizem que a área de CI é responsável por centralizar todas as pautas da organização.

Dessa forma, quando a comunicação flui de maneira eficaz, as equipes trabalham de forma integrada, as estratégias são implementadas com sucesso e as metas são alcançadas. Portanto, ao planejar o caminho para o sucesso, não subestime o poder da Comunicação Interna na jornada – ela é o segredo para desbloquear todo o potencial da sua organização.

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Hugo Godinho

Hugo Godinho é CEO na Dialog, HR Tech líder em Comunicação Interna e Engajamento no Brasil