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“Comunicação não é mais interna, ela reverbera”

Bruna Lima, da Votorantim Cimentos, detalha case de campanha contra a Covid-19 que foi além dos colaboradores

de Redação em 14 de julho de 2021

Qual o limite da comunicação? Para Bruna Lima, gerente Global de Comunicação Corporativa da Votorantim Cimentos, esse barreira não existe. A prova disso foi uma campanha de conscientização sobre a Covid-19, criada pela empresa, que ultrapassou os muros da comunidade interna.

“Nós dizemos que a comunicação não é mais interna, porque começamos internamente, mas ela sempre reverbera”, afirmou a executiva durante sua participação no Fórum Empresas Que Melhor Se Comunicam Com Colaboradores, promovido pela revista Melhor RH em parceria com o Cecom – Centro de Estudos da Comunicação.

Criar conexão

O case da campanha ‘Sua vida é feita para durar’ – uma adaptação do mote ‘A vida é feita para durar’ -, se tornou motivo de orgulho para a equipe da VC. “O objetivo era ir além. Chegar não só nos funcionários, mas em suas famílias, para criar, de fato, uma conexão”, contou Bruna.

Com a criação de uma música, eles almejaram criar uma memória afetiva para os colaboradores – que também teria potencial de ganhar vida uma vez que chegasse às pessoas. “A partir da canção, se desdobraram as mensagens da comunicação”.

De acordo com a gerente de comunicação corporativa da Votorantim, foi importante olhar para a mensagem de forma humana e saber como passá-la de maneira afetuosa, para que afetasse as pessoas. “Queríamos tocar o coração. E vimos, também, a oportunidade de não só fazer uma campanha interna, mas como empresa-cidadã, de promover uma rede do bem, para que chegasse não só nos colaboradores e familiares, mas também na comunidade (escolas, instituições, postos de saúde, entre outros)”, conta.

Engajamento

E funcionou. Com a motivação dos colaboradores em compartilhar o vídeo, a ação começou a ganhar força nas redes sociais. Além disso, ainda internamente, foi promovida uma transmissão especial do tradicional ComVC, o ComVC Em Família, transmitido dessa vez pelo YouTube, com o intuito de chegar a um público maior.

Foram 4.473 visualizações, engajamento dos colaboradores e uma premiação especial para aqueles que criassem vídeos próprios cantando a música – os que postassem e tivessem mais likes, ganhariam um quadro da família feito no estilo paper cut.

Foco em conscientizar

Bruna conta que o material de divulgação, em formato para redes sociais, foi compartilhado pelos funcionários, no Workplace da empresa, no LinkedIn e mais. Além disso, foi disponibilizado o material para download dos clientes, assim como a instalação de outdoors – sempre sem o logo da Votorantim, como ressalta Bruna. “Não era para divulgar a VC, mas sim conscientizar mesmo as pessoas”.

O objetivo final foi alcançado em parceria com a área de transformação social, que ajudou a campanha a chegar em 10 municípios da região Sul do país – escolas, postos de saúde, comércio local e até mesmo caminhões da empresa exibiam a campanha. “Nossa ideia – de cidadania – era levar a conscientização contra a Covid-19 para qualquer pessoa. Foi o que aconteceu e funcionou porque passava verdade do que sentimos nesse momento”, conclui.

Saiba mais

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