Carreira

Conselho de Especialistas destaca desafios do setor e recebe homenagem

de Redação em 6 de setembro de 2023
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Durante a entrega do Prêmio Melhor RH Sudeste 2022 e 3° Fórum Melhor RH Tech, no ano passado, líderes de RH integrantes do Grupo de Especialistas da Plataforma Melhor RH receberam homenagens, em forma de troféus. Alguns dos executivos que não puderam comparecer à cerimônia receberam a visita do publisher da Plataforma Melhor RH, Márcio Cardial para entrega do troféu. Esses encontros e outros meios de entrega seguiram pelo primeiro semestre de 2023, celebrando a contribuição desses profissionais no direcionamento de pautas, conteúdos dos eventos e validação de novos projetos da Plataforma para o setor. Os homenageados (alguns também vencedores de edições regionais e nacional do Prêmio Melhor RH), por ocasião desses eventos, falaram sobre os desafios enfrentados pelos profissionais de RH nos últimos anos para alcançar a excelência e tornar o departamento cada vez mais estratégico nas empresas.

“O profissional de RH foi chamado a dar uma resposta muito ativa nos processos durante e pós pandemia. Acredito que saber escutar as pessoas têm sido um ponto crucial nessa atuação, escutar de forma genuína, considerando as diferenças individuais. Conhecer de forma profunda o negócio que atende, entender seu dia a dia e dessa forma conciliar as necessidades organizacionais com as das pessoas é outro ponto importante”, destaca Alain Rosolino, Head P&O Brazil da Enel.

“Não temos mais respostas prontas e soluções únicas, precisamos aprender o tempo todo e experimentar o novo. Precisamos evoluir na nossa capacidade de analisar e tomar decisões a partir de dados”, entende, por sua vez, Cinthia Galletti Bossi, Diretora Global de Gente, Gestão e Comunicação, da Votorantim Cimentos.

Nesse sentido, “o desafio é sempre se manter atualizado, entender quais são as tendências, se antecipar as mudanças, e agregar valor para a organização”, pontua Douglas Almeida, Diretor de Recursos Humanos América Latina da GE Healthcare.

Fabiano Rangel, Head de Desenvolvimento Organizacional e Institucional da Leão Alimentos e Bebidas concorda e destaca que o profissional de excelência em RH é “um profissional multifacetado, adaptável a aprender e desaprender para reaprender continuamente, acompanhar os movimentos multidirecionais da sociedade.”

A realidade de um lifelong learning alcança, na verdade, todos os profissionais. Mas, para o RH, nunca foi tão importante praticar o que é tendência e o que se prega à equipe, entende Salim Khouri. “Antes de qualquer coisa é necessário coerência entre aquilo que fazemos e os nossos valores. O profissional tem que acreditar no potencial das pessoas e na importância da diversidade de pensamentos para construção de organizações sustentáveis”, ressalta o executivo.

“Um RH de excelência é um eterno aprendiz, sempre conectado com o que emerge do contexto inovando para gerar valor e impacto positivo”, confirma Vivian Broge, Diretora de Recursos Humanos do Iguatemi.

Fernando Viriato de Medeiros, Vice-Presidente Sênior de Talento e Cultura da Accor, acredita que o profissional de RH de excelência deve ser “um especialista em cultura e em orquestrar a adesão de lideranças à sua agenda, construindo lideres com perfil humano e engajador”.

Francisco Farias, Diretor regional de Recursos Humanos da AkzoNobel para América do Sul, concorda com a questão da humanização. “Com esse ambiente volátil que a gente tem vivido, o grande desafio é entender da individualidade das pessoas, e como a gente pode realmente atender as expectativas”, enfatiza.

“Como oportunidade, vejo que podemos aproveitar esse momento de “pós” pandemia, de retorno aos escritórios e aos encontros presenciais, para fortalecer ainda mais uma cultura de troca e colaboração dentro das empresas”, acrescenta Julia Gamba, People Director Brazil da Amanco Wavin.

Para tanto, “é necessário coragem e assumir o nosso protagonismo desse momento único para a nossa profissão”, afirma Paola Klee, Diretora de Pessoas e Cultura da GT7.

“Acredito bastante que o profissional contemporâneo que trabalha a agenda de Pessoas tem de viver intensamente toda a Organização, transitando com fluidez nas mais diversas áreas, aprendendo o negócio e compreendendo de maneira holística o que compõe o dia-a-dia de seus Colaboradores”, entende Ricardo Burgos, Vice-presidente de Capital Humano do UnitedHealth Group Brasil.

“Um bom profissional de RH é aquele que amplifica o benefício, ou seja, ressaltar aquilo que a organização tem de melhor, ao mesmo tempo em que mitiga riscos, endereçando os pontos de oportunidade. Para fazer isso com excelència, é fundamental ser capaz de escutar as pessoas e influenciar colaboradores e a liderança, participando da criação de uma organização engajadora e produtiva”, lembra Tatiana Libos Vailati, Diretora de RH da Alcon

“Um profissional de RH de excelência continua sendo aquele que consegue entender e antecipar as necessidades do negócio e traduzi-las em estratégias para atrair, cuidar, desenvolver e engajar pessoas, entendendo também de suas necessidades, desejos e anseios. Fazer a combinação do que a empresa precisa à frente das necessidades do mercado de trabalho é fundamental”, finaliza Renato Rovina, Diretor de RH no BNP Paribas.

Perspectiva do setor

O executivo Gustavo Poppe, então CEO da Viva 10, empresa de tecnologia em saúde corporativa, apoiadora do evento que homenageou membros do Conselho de Especialistas da Plataforma Melhor RH, também comentou, por ocasião das celebrações, os desafios dos profissionais de RH, mas, sobretudo, na digitalização do setor.

O RH ainda passa por uma migração para um escopo mais analítico, mais em linha com o que se espera de um RH estratégico (RH 5.0). Isso porque a fase 4.0 não está completa, com o setor ainda atolado em demandas processuais manuais, entende Poppe.

Paulo Oliveira, Gerente de Marketing da Apdata, também apoiadora do evento, comentou que virar a chave entre as fases é questão de avaliar minuciosamente o momento da empresa, também sob o olhar do colaborador. “O primeiro passo é entender o cenário que você está. Entendendo o cenário que você está, você vai conseguir  identificar o que que seus funcionários estão precisando: mais recursos, mais tecnologia…”, recomenda Oliveira.

Roodney Fernandes, Gerente de Vendas na RB Serviços, outra apoiadora do evento que homenageou o Grupo de Especialistas, lembrou, por sua vez, que o RH é o coração da empresa, e que quando o RH é valorizado, premiado, consequentemente toda empresa reflete sua qualidade e destaque

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Relembre entrega de troféus aqui.
Acompanhe desdobramentos das reuniões temáticas do Grupo de Especialistas

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