Segundo estudo da Affero Lab haverá 70% da procura por treinamento de equipes de venda no segundo semestre de 2014. Para Carolina Manciola, Head da Escola de Vendas da Affero Lab, o aumento das vendas de final de ano é tradicionalmente impulsionado pelos feriados do Dia das Crianças e Natal, mas o ideal é que as empresas criem programas de treinamento contínuos para atingirem melhores resultados.
Segundo a executiva, os programas de treinamento mais procurados para equipes de vendas possuem conteúdo e-learning, games e foco em liderança comercial. “Essas três tendências comprovam que as mudanças na forma de vender tornam obrigatória uma mudança no perfil das equipes comerciais e de vendas. Os games, por exemplo, utilizam a competição como estímulo para o aprendizado e a formação de um líder possibilita a multiplicação do conhecimento adquirido para as equipes. Além desses elementos, o alinhamento com o negócio e presença de atividades práticas são pontos fundamentais para um treinamento coeso”, explica.
A consultora também ressalta o novo perfil do consumidor como uma variável importante. A tecnologia mudou a forma como os consumidores compram, por isso, as equipes comerciais também precisam atualizar suas ferramentas de vendas. “O vendedor precisa criar uma experiência para o consumidor. Não basta saber as características do produto, isso o comprador já tem acesso. É preciso entender quais são suas necessidades e ter a habilidade para oferecer o serviço ou produto adequado”, afirma Carolina.