Top Employers
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Executivos compartilham o significado de ser um Top Employer e a soluções adotadas nas práticas de RH e o que esperam do futuro

Empresas falam sobre o impacto da certificação na forma de fazer negócios, no fortalecimento da marca e na construção de políticas sólidas na área de Recursos Humanos

de Redação em 22 de junho de 2021

> Automotivo <

Volkswagen do Brasil

Mesmo com todos os desafios da pandemia, a empresa se manteve forte, com pensamento positivo e incentivou seus empregados, engajando-os em diversas ações. Em 2020, por exemplo, a pesquisa de clima organizacional teve seu maior índice de participação, com 97% de respostas, e nível de satisfação de 87,3%. Também realizamos a apresentação totalmente digital de um novo veículo, o Nivus, além do Programa de Reconhecimento, uma celebração virtual dos projetos desenvolvidos durante o ano. Ainda neste espírito, comemoramos os 40 anos do primeiro Gol fabricado na unidade de Taubaté (SP) e não deixamos de realizar encontros virtuais com os empregados sobre diversos temas.

> Bens de Consumo <

BAT Brasil 

O grupo está sempre investindo no desenvolvimento da sua liderança, valorizando seus talentos e o potencial que eles trazem para a empresa no futuro. Possibilitamos o desenvolvimento de habilidades de maneira constante, já que nosso objetivo é transformar o potencial das pessoas em performance. Alguns dos principais programas da empresa trabalham competências como liderar e antecipar as mudanças, lidar com ambiguidades, influenciar a organização, ter conversas de feedback e desenvolvimento de carreira e de relacionamentos. Nossa cultura está baseada em cinco pilares: sermos corajosos, rápidos, empoderados, diversos e responsáveis.

JTI 

Esses bons resultados só foram possíveis por estarem relacionados a outras decisões institucionais voltadas ao cuidado e à atenção a cada colaborador e colaboradora. O suporte da área de tecnologia da informação, por exemplo, possibilitou a consolidação do trabalho remoto com o mínimo de intercorrências. Isso culminou em uma rápida adaptação ao home office pelos diferentes times no Brasil. A empresa também viabilizou acesso e entrega de mobiliário adequado, favorecendo a ergonomia e a necessária adaptação. A organização sugeriu às lideranças que a realização de reuniões fosse em horários que não conflitassem com atividades domésticas.

PepsiCo

O segmento de alimentos e bebidas, considerado como indústria essencial, não parou por causa da pandemia. Com isso, tivemos de buscar ainda mais talentos para as nossas áreas de vendas e operações. Chegamos a contratar mais de 500 pessoas em duas semanas, em oportunidades temporárias para garantir o abastecimento de produtos à população brasileira. Para que conseguíssemos atender a alta volumetria de vagas, em diversos momentos precisamos readaptar a estrutura do time de atração de talentos para atuar com metodologia ágil, usando o conceito de squads para dar velocidade ao processo. Quebramos paradigmas, como tornar o processo seletivo 100% virtual para todos os níveis.

Serviços Financeiros

B3 – Brasil, Bolsa, Balcão 

A estratégia de sustentabilidade conecta o negócio à criação de iniciativas que considerem aspectos ambientais, sociais e de governança – ESG (environmental, social and governance). E nós a dividimos em três pilares: ser uma companhia alinhada às melhores práticas nesse tema, promovendo iniciativas para garantir que ele seja uma agenda transversal; induzir boas práticas ESG no mercado brasileiro, compartilhando-as por meio de programas de capacitação, desenvolvimento de iniciativas temáticas e eventos; e ​contar com um portfólio de produtos que contempla essa agenda – índices e registro de títulos de dívidas para projetos socioambientais

Banco do Brasil

A ética é um direcionador presente em todas as nossas atividades. Instituímos, desde o ano 2000, o nosso Código de Ética, documento que reúne padrões de condutas e princípios, orienta sobre o modo de agir, a integridade, a transparência e o respeito à legislação e às normas internas. O tema também é constantemente abordado em nossa comunicação interna. Além disso, em nossa Universidade Corporativa (UniBB), disponibilizamos uma série de cursos relacionados ao assunto, que suscitam a reflexão acerca dos valores éticos e morais na vida pessoal e profissional dos funcionários, sendo tais iniciativas valorizadas nos processos de ascensão interna.

Banco Pan

Logo no início da pandemia conseguimos colocar praticamente 100% dos funcionários trabalhando de casa, sem nenhuma perda de produtividade. Nós nos mantivemos na vanguarda do cuidado com as pessoas, com telemedicina e psicoterapia online, adiantamento de salários e benefícios e programa de apoio jurídico e social. Não aderimos a nenhum programa de demissão ou redução de salário ou de jornada e adaptamos os nossos programas de desenvolvimento para o formato online. Iniciamos um projeto de disseminação da nossa cultura, com as fases de diagnóstico já concluídas. A partir de agora, realizaremos o processo de cascateamento do tema para toda a organização.

Bradesco 

O enfrentamento da Covid-19, por envolver todas as pessoas, fez com que adotássemos medidas urgentes para assegurar a saúde de todos e continuar nossas atividades, somadas a outras medidas adotadas pelo Comitê de Riscos da Organização. Em relação ao home office, a experiência foi tão bem-sucedida que assumimos, em acordo realizado com o movimento sindical bancário, o compromisso de adotar o trabalho remoto após a pandemia. Fomos o primeiro banco de grande porte a aderir à iniciativa. Os planos de continuidade de negócios e gestão de crise se mostraram eficientes: conseguimos zelar pela saúde e manter as atividades e o legado.Aprendizado deve ir além da sala de aula e, por isso, além de parcerias com universidades nacionais e internacionais, para cursos de atualização, graduação, pós-graduação, MBA e preparatórios para certificações (CPA10 e CPA20), o Bradesco também leva experiências de aprendizagem para os nossos funcionários por meio da Unibrad.

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