Fabiano Rangel, 43 anos, membro do Conselho de Especialistas da Plataforma Melhor RH, é o novo colunista periódico do Portal Melhor RH. Com passagem recente pela Leão Alimentos e Bebidas, como Head de Desenvolvimento Organizacional e Institucional, com atuação em áreas como RH, Comunicação, ESG, TI, Jurídico, Ética e Compliance, Rangel discorrerá sobre desenvolvimento organizacional e ESG, entre outras temáticas correlatas e assuntos que traduzem sua experiência profissional em grandes companhias nacionais e multinacionais.
O executivo é formado em Direito, com especialização em Sociologia, com ênfase em Meio Ambiente, e um MBA em Administração, além de ter buscado formações e atualizações em ESG, Liderança, Cultura Organizacional e Tecnologia. Sua jornada profissional se iniciou na área de sustentabilidade, nos anos 90, e desde então, acumula mais de 25 anos de experiência – destes, 15 passados em cargos de liderança.
Colaborou com empresas como ABN AMRO Real, CPFL Energia e Leão, uma joint venture da Coca-Cola. Além das experiências corporativas diretas, também foi consultor sócio da Txai Consultoria e Educação por três anos, apoiando o desenvolvimento de estratégias planejamento, posicionamento, indicadores, políticas, programas, projetos e processos com foco em ESG em organizações como: Dupont; Basf; Linde Gás; Itaú; HSBC; Claro; Vivo; Fiat; Wal-Mart; Coca-Cola Brasil; Pão de Açúcar e Chilhood Foundation. Estimulado pelo aprendizado contínuo, e pelo desejo de compartilhar conhecimentos, atuou, também, como docente na UNICAMP, FGV e SENAC em cursos de especialização na área de Sustentabilidade, Investimento Social, Diversidade, Direitos Humanos, Ética e Compliance.
Sobre sua recente posição, na Leão, ele contabiliza: “A experiência foi enriquecedora e me permitiu ter uma visão plena e sistêmica sobre todas as estruturas de negócios”. Sobre sua carreira, revela seu foco em pessoas como um diferencial: “Sou orientado a elas, a modelos humanizados de gestão, dados, tecnologia e performance. Acredito em uma boa governança corporativa e no potencial de cada indivíduo”.
“Neste momento estou me aprofundando cada vez mais em como trabalhar no melhor desenvolvimento sustentável das organizações, sempre engajando pessoas para construção coletiva de resultados que todos desejam”, compartilha o executivo.