As marcas que melhor atendem o RH em suas demandas, segundo a 16a Pesquisa Fornecedores de Confiança, edição mais recente do levantamento promovido pela Plataforma Melhor RH e pelo CECOM – Centro de Estudos da Comunicação, comentam os desafios no atendimento ao setor, fruto de um cenário em constante transformação. O estudo, realizado no final do ano passado, mapeia o segmento ao ouvir lideranças de recursos humanos sobre suas preocupações atuais e futuras, além das avaliações que realizam sobre as empresas especializadas no atendimento ao ecossistema de gestão de pessoas.
Segundo a Pesquisa, encontrar profissionais qualificados e comprometidos, fazer com que tenham o fit cultural adequado e reter esse profissional na empresa, além de gerir pessoas, desenvolvendo adequadamente as lideranças, seguem como as maiores preocupações dos RHs. Em consonância com o levantamento, a consultoria Deloitte aponta pelo menos um dos motivos para que essas questões, relacionadas à escolha do candidato mais preparado para os cargos, inclusive o de líder, estejam no cerne dos desafios do setor: os custos de turnover são altos, de até duas vezes o salário de um colaborador.
É no caminho de sanar problemas nesse sentido que trabalha a RH Brasil, Fornecedora de Confiança nesta edição do estudo. Sua missão é encontrar a melhor solução para a movimentação de pessoas nas empresas, evitando gaps para as companhias – de pessoal e de valores-, com foco em contratações adequadas às exigências de cada organização. Atenta aos anseios do setor, recentemente a companhia remodelou seu posicionamento para integrar todas as suas unidades de negócios, que envolvem contratação de temporários, estagiários, recrutamento e seleção e mão de obra para promoções nos pontos de venda.
Adriana Soares, Gerente de Relacionamento da RH Brasil, destaca uma exigência crescente pela qualidade dos candidatos e serviços prestados, com a melhor “taxa de serviço” ou custo-benefício desse processo terceirizado. “Eles exigem profissionais qualificados, e nós temos que buscar no mercado de trabalho profissionais que atendam às exigências dos nossos clientes, dentro das competências em relação ao cargo”, ela explica, sobre o core da empresa. A grande questão é que o recrutamento se tornou cada vez mais complexo, impondo cuidados com qualquer viés, exigindo dinâmicas de seleção atrativas para todas as gerações e agilidade na escolha e na contratação.
No campo da gestão propriamente dita, desenvolver as lideranças, algo que está entre as maiores preocupações relatadas pelo setor, passa por demandas específicas e cada vez mais sob medida. Josiane Serrano, Gerente de Atendimento Corporativo do Senac SP, outro Fornecedor de Confiança, destaca a etapa de identificá-las junto à companhia como a mais desafiadora em sua atuação com a educação corporativa.
O maior desafio é compreender a necessidade da empresa, conta a executiva. “A gente trabalha com soluções educacionais customizadas, então, o desafio é entender e entregar um serviço que, de fato, atenda a necessidade do nosso parceiro”, detalha, certa de que o diagnóstico bem feito é responsável pela melhor solução oferecida. Principalmente a ausência de dados sobre a mobilidade interna e o desempenho dos profissionais pode dificultar essa etapa, entre outras informações.
Na 16a Pesquisa Fornecedores de Confiança, apenas 23% das empresas ouvidas faziam uso de People Analytics, principal recurso para tomada de decisão em processos sucessórios e preditor do clima e satisfação do colaborador, entre outras possibilidades de utilização da ferramenta. Mas quem o faz é principalmente para obter dados quanto a avaliação de desempenho, prevenir demissões e turnover e para orientar decisões sobre a capacitação dos colaboradores.
Entregar qualidade e assertividade é preocupação também no setor de benefícios. Segundo o Global Talent Trends 2023, serviços de saúde ainda são os mais queridos dos colaboradores como parte do pacote oferecido pelas empresas. E cuidar da saúde do colaborador de forma holística é algo em que os RHs têm investido de forma consistente nos últimos anos.
Alessandro Ferri, Gerente Executivo e Head Comercial da RD (Univers), destaca que é preciso ser efetivo sobre esse tema, quando se trata de oferecer acesso a medicamentos e outros itens de saúde corporativa. “Nossa principal métrica é o quanto nós conseguimos entregar qualidade para quem nos contrata”, diz o executivo, referindo-se ao desafio no atendimento sob medida às demandas de ambos – RH e colaboradores – quer se traduz na excelência do serviço prestado. A RD é líder no segmento de benefício-medicamento, há mais de 30 anos acompanhando o setor, e usando os feedbacks dos clientes como fonte de aprimoramento de seus produtos, preços e relacionamento com as empresas.
Garibalde Motorza, Diretor de Mercado da Unimed Belo Horizonte, Inserida na lista de Fornecedores de Confiança nesta edição da Pesquisa, também entende esse atendimento sob medida como um dos principais desafios, quando se trata de oferecer planos de saúde.
“O foco é no cliente, fazendo para ele o que é preciso e no tempo oportuno”, destaca o Diretor.
“Entendemos que não podemos nos acomodar, que precisamos continuar evoluindo na oferta da melhor assistência em saúde”, entende o executivo, também, como necessidade, sobre a atualização constante pela qual passa o setor de recursos humanos e o próprio segmento da saúde.
Espaço para inovar
“Quando a gente cria uma comunidade saudável entre empresas e fornecedores, é aí que se desenvolve o máximo da relação que vale a pena. E essa relação é onde afloram todas as maravilhas da tecnologia que podem ajudar as empresas”, entende Gustavo Morcelli, Head de Marketing, Alianças e Geração de Receita da Techware, outra Fornecedora de Confiança, sobre como vencer os principais desafios do setor, quando se trata de seu processo de digitalização. A HRtech atua como parceira das empresas, entendendo as demandas de automação dos RHs, incluindo soluções completas para a gestão de pessoas. “O principal desafio é estar sempre um passo a frente às necessidades dos clientes.” E da relação próxima surgem as inovações do segmento, entende Morcelli.
Há espaço para crescer esse relacionamento, no que diz respeito ao desenvolvimento de soluções inovadoras com base em de Inteligência Artificial (IA). Na 16a Pesquisa Fornecedores de Confiança, mais da metade das empresas ouvidas ainda não utilizavam com intensidade ferramentas de IA.
Paulo Oliveira, Gerente de Marketing da Apdata, entende soluções desse tipo como o futuro da tecnologia do setor. “O RH está em um momento importante, em uma constante evolução, com automação e IA”, lembra Oliveira. “Um dos nossos desafios é a gente se manter nesse mundo tão competitivo de uma forma inovadora e que atenda as necessidades dos profissionais de RH no dia a dia deles”, destaca.
A Apdata, veterana na Pesquisa Fornecedores de Confiança, é uma HRtech com aplicações flexíveis e automatizadas em tecnologia e terceirização para a gestão completa da Folha de Pagamento, Controle de Frequência, Saúde e Segurança Ocupacional, bem como todos os demais processos inerentes à gestão de Recursos Humanos.
A LG lugar de gente, outra Fornecedora de Confiança, conta com diversas ferramentas para desburocratizar os serviços da área de RH em todo o ciclo de gestão do colaborador. Desde uma admissão digital, passando pela gestão de benefícios, onboarding, uso de inteligência artificial em recrutamento e treinamento, analytics, entre outros, a fim de agilizar os processos internos e proporcionar ganho de tempo para se dedicar às estratégias de talentos. De forma geral, a IA está no radar de desenvolvimento da empresa para aprimorar as suas soluções.
“Temos um roadmap forte de lançamentos e inovações. Investimos milhões de reais em P&D. Estamos focados em Inteligência Artificial – incluindo serviços por voz, como a Alexa; automatização – como por exemplo, um novo módulo de admissão de candidatos, bem como novas interfaces e serviços de experiência para o colaborador”, conta Felipe Azevedo, CEO da companhia.
“Nosso compromisso é sempre buscar formas inovadoras de criar valor ao negócio da LG lugar de gente e de seus clientes”, destaca, também, sobre a parceria com os RHs, que leva à inovação.
Para Sabrina Souza, Analista de Recursos Humanos da Metadados, no atendimento ao setor, “a gente olhar a tendência, olhar a inovação, olhar com carinho o que realmente o RH está buscando, o que o RH precisa, focando sempre no potencial humano, é o grande desafio”, entende a executiva.
Manter a competitividade do setor, por sua vez, é também um desafio no radar da RB, outra Fornecedora de Confiança, no setor de gestão de benefícios, (Vales Combustível, Alimentação, Transporte, entre outros). Wilson Carvalho, Diretor Comercial da empresa, destaca: “Estamos o tempo todo olhando para o mercado e para os nossos clientes, para ver como a gente consegue levar mais valor agregado, mais diferenciais para todas as empresas”, conta o executivo
Para o Vale Transporte, seu carro-chefe, a RB criou a Gestão Inteligente, um produto que otimiza o uso do benefício antes mesmo do seu lançamento mensal, gerando uma economia de 35% para as empresas.
Feedback como ferramenta de gestão
As empresas destacadas na 16a Pesquisa Fornecedores de Confiança são, em maioria, reincidentes na zona de Confiança ou Excelência, segundo a metodologia de avaliação NPS (saiba mais sobre a mecânica da pesquisa aqui). Os resultados obtidos, que resumem a percepção de seus clientes sobre os serviços prestados, têm sido ferramenta de aprimoramento das relações de atendimento ao setor e das soluções desenvolvidas.
“A Pesquisa Fornecedores de Confiança é muito importante porque consegue criar uma comunidade de confiança, mesmo”, destaca Morcelli, da Techware, sobre o como a empresa encara o estudo e sobre como isso reverbera internamente para melhorias contínuas de processos.
Daysa Pereira, da Metadados, lembra a trajetória da companhia, que por 15 anos consecutivos têm obtido as mais altas pontuações entre seus clientes. ” O mercado, os nossos clientes nos reconhecerem, é o que nos motiva todos os dias.”
Na RH Brasil, a Pesquisa motiva a equipe internamente. Isso além de “destacar a nossa marca, o nosso nome, o nosso setor para os clientes. A gente consegue ser mais visado para os clientes no mercado de RH”, comenta Natali Fernandes.
“Ela é importante, traz uma credibilidade, traz um reconhecimento. Então a gente fica super feliz com essa pesquisa e com o resultado dela”, destaca, por sua vez, Josiane, do Senac.
“Ser um Fornecedor de Confiança de recursos humanos significa que nós estamos conseguindo entregar uma agenda super importante de confiabilidade, de segurança, de respeito e também daquilo que o nosso cliente no final busca, que é ter um parceiro bastante assertivo em todas as decisões”, entende por sua vez, Daysa Pereira, da Metadados.
Em 2023, a Apdata “teve a grata surpresa de receber todos os principais prêmios do segmento de recursos humanos e a gente encerra o ano recebendo este prêmio (o destaque na Pesquisa Fornecedores de Confiança) que pra nós é muito importante, porque são os nossos clientes olhando para os nossos processos, para os nossos produtos, para o nosso atendimento”, conta Oliveira, da Apdata. “A gente pega o resultado dessa pesquisa e avalia com muito carinho o que todos eles responderam [..] e leva para as nossas equipes: os pontos a melhorar a gente sempre melhora, os pontos em que nós somos bons a gente tenta manter e até melhorar. A gente usa o contexto todo dos Fornecedores de Confiança com muita responsabilidade.”
“Pelo nono ano, ganharmos o selo Fornecedor de Confiança, em 2023 com o NPS de 90, um índice de excelência e sem nenhum detrator. É espetacular. Damos muito valor a isso”, destaca, por sua vez, Carvalho, da RB.
Motorza, da Unimed Belo Horizonte, utiliza os termos “Satisfação” e “Orgulho”, ao se referir aos resultados de sua empresa no estudo, em 2023. “É um reconhecimento representativo que diz respeito ao cerne da nossa atuação, à credibilidade dos serviços que prestamos”, ressalta o executivo.
Já Azevedo lembra que “a satisfação do cliente é um pilar da LG lugar de gente desde sua fundação. Vivenciamos a realidade dos nossos clientes, acompanhando de perto seus desafios com um relacionamento consultivo. Além disso, usamos a metodologia Net Promote Score (NPS) como indicador estratégico [mesma metodologia da Pesquisa], inclusive, para reconhecer nossos colaboradores e executivos”. “Ter clientes satisfeitos e que referenciam a LG lugar de gente é a missão número 1 de nossos colaboradores”, evidencia o CEO.
Uma nova edição da Pesquisa Fornecedores de Confiança está prevista para setembro de 2024, quando as empresas serão novamente submetidas à avaliação de seus clientes.
___________________