Gestão

Funcionários não cumprem 38% das horas mensais de trabalho, diz pesquisa

de Jussara Goyano em 20 de dezembro de 2019
Créditos: Shutterstock

Segundo levantamento da Pontomais, total de horas mensais a serem cumpridas pelos colaboradores, em média é de 38%

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Problemas familiares e de saúde, trânsito, transporte público ou até mesmo o baixo rendimento com o trabalho são algumas das principais razões que levam os colaboradores a não cumprir horas mensais contratuais no trabalho.

Um levantamento da Pontomais, empresa de tecnologia e controle de ponto para RH, constatou que os funcionários não cumprem 38% de horas mensais onde trabalham. Os dados fazem parte de uma amostra da base de funcionários cadastrados no ponto digital da Pontomais de janeiro de 2018 a setembro de 2019.

A tecnologia, neste caso, é fundamental quando falamos de um RH estratégico, que a tem como ferramenta aliada na economia de tempo e no registro de informações reais – uma vez que o funcionário é o responsável pelo registro das suas horas. “O registro digital é a forma mais segura de registro, pois não permite adulteração do registro, Atualmente o registro de ponto digital funciona tanto de forma online quanto offline atendendo o máximo de situações possíveis”, explica Hendrik Machado, CEO da Pontomais,

O registro de ponto digital, alem de fornecer informações que poderão ser utilizadas como controle de acesso e métrica para planejamento estratégico do RH, possibilitando identificar problemas como absenteísmo, é uma ferramenta que possibilitou eliminar a perda de tempo no dia a dia da área. “Nos modelos tradicionais se tomava muito tempo para levantar as informações e com isso o diagnóstico vinha de forma tardia e perdendo eficiência de correção, já com a tecnologia atual, as informações estão à mão, possibilitando o diagnóstico e solução muito rápidos”, comenta Machado.

É importante lembrar que a tecnologia não vai resolver os problemas de horas que não foram trabalhadas. Hendrik ressalta que, “ela apenas aponta de forma mais rápida e assertiva o comportamento, porém, precisamos fazer aquilo que a tecnologia ainda não consegue, ser humano”.

Resolver estes problemas apontados será sempre uma responsabilidade humano. Cabe ao gestor e profissional de RH identificar as razões e ajudar o funcionário nesse sentido. Portanto, Silvana Fernandes, head de RH da Pontomais, separou algumas dicas práticas da experiência que teve ao solucionar problemas e faltas em grandes empresas que trabalhou. Confira!

Casos de gripes
“Percebemos o alto índice de falta devido à gripe. Atuamos com uma campanha de vacinação interna. Caso a empresa não possa fazer o investimento financeiro, é válido liberar os colaboradores para que se dirijam a uma unidade de saúde próxima para vacinação. Investir estas horas ou custo é mais saudável, pois além de poderem ser programadas, evitam a ausência do colaborador por motivos de saúde em datas não previstas, que podem ser quando a empresa mais precisa da pessoa”.

Problemas familiares
“Se a empresa conta com equipe de psicólogos pode prestar esse suporte. Se não conta, pode entender se há maneiras de ajudar, seja simplesmente conversando ou encaminhando para psicólogo de unidade saúde ou até ajustando horários de trabalho, ou antecipando períodos de férias”.

Depressão no trabalho
“Se há um fator desmotivador, vale identificar o causador. Na minha experiência já observamos desde problema com gestor que afetava muitas pessoas, até distância do trabalho e ajustes salariais. Se for algo negativo para toda a empresa, é necessário analisar se é o momento de reciclar gestão, rever posições ou substituir”.

Engajamento
“Quando a pessoa não se sente pertencente a empresa, o nível de engajamento do colaborador é menor. Ele está trabalhando ali somente por estar. Agora, quando o RH atua mostrando para o colaborador a importância do trabalho dele para o negócio, valorizando sua posição, o envolvimento do colaborador muda”.

Cada vez mais, com ajuda da tecnologia, o RH pode se especializar mais em gestão de pessoas e se preocupar menos com a burocracia do dia a dia. “A tecnologia tem mudado as empresas. O objetivo da Pontomais é claro: desburocratizar o RH das empresas e torná-los verdadeiros departamentos de gestão de pessoas. Com a automação dos processos as empresas não apenas ganham na produtividade e confiabilidade, mas também na economia de tempo e dinheiro”, finaliza Hendrik Machado.

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