Segurança digital

Home office: preocupação além do Coronavírus

de Redação em 11 de março de 2020

No momento em que a precaução contra a doença leva colaboradores a trabalhar em casa, os riscos com a segurança de dados aumentam

Crédito: Shutterstock

Motivos não faltam para que tantas empresas incentivem seus colaboradores a fazerem home office. Mais um fator chega para aumentar a lista: o Coronavírus. Obviamente, o cuidado com a saúde de toda a organização deve estar sempre no topo das preocupações. No entanto, na prática, o que está se tornando uma tendência mundial, pode trazer uma série de riscos para a companhia.  

Assim como o hábito de lavar as mãos e o uso do álcool gel, entre outros, são importantes para evitar a contaminação pelo vírus, também é essencial para a companhia desenvolver uma política correta de segurança da informação e um sistema de proteção adequado para o atual ambiente digital.

Segundo um estudo desenvolvido pela Kaspersky com a consultoria Corpa, 75% dos latino-americanos possuem um notebook somente para trabalhar e, entre essas pessoas, 30% se conectam em redes Wi-Fi públicas (em cafés, restaurantes ou aeroportos) quando estão fora do escritório. Das pessoas que utilizam a rede sem fio aberta, apenas 8% afirma que utiliza uma rede virtual privada (VPN) quando se conecta a uma rede fora da sua empresa.

O mesmo estudo evidenciou que 44% dos entrevistados trabalham em locais com uma política de segurança corporativa sobre uso de smartphones e tablets, enquanto 35% estão em empresas sem nenhuma regra neste sentido e 21% desconhecem se sua companhia tem algum direcionamento implantado.

Neste contexto, o especialista afirma que é essencial que as empresas Conforme Dmitry Bestuzhev, diretor da equipe de pesquisa e análise para a América Latina da Kaspersky, antes de pensar em realocar os funcionários em suas casas, os gestores precisam reexaminar seus sistemas de segurança e sua política de acesso remoto à rede corporativa, além de orientar que sejam cautelosos nos dias em que fizerem home office.

“As empresas devem se comunicar com seus funcionários e explicar claramente os riscos aos quais eles e a organização estão expostos, caso as medidas de segurança necessárias não forem tomadas ao se conectar à internet fora da rede da empresa ou ao clicar em links suspeitos e abrir e-mails de remetentes desconhecidos”, afirma.

Check list para um home office seguro

Forneça uma VPN (Rede Privada Virtual) para as equipes se conectarem com segurança à rede corporativa;

Restrinja os direitos de acesso dos usuários que se conectam à rede corporativa;

Eduque as equipes sobre os perigos de responder mensagens não solicitadas e acessar links ou baixar arquivos com origem desconhecida;

Instale as atualizações mais recentes dos sistemas operacionais e de aplicativos;

Proteja todos os dispositivos da empresa – incluindo smartphones, laptops e tablets – com uma solução de segurança adequada.

A saúde dos colaboradores e da empresa agradecem.

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