#FMRHAGRO

Lacunas de desenvolvimento no agronegócio

Treinar e desenvolver é demanda urgente em meio à escassez e ao despreparo da mão de obra existentes no setor

de Redação em 7 de julho de 2023
Vecstock, via Freepik

Estar em constante evolução é fundamental em qualquer área de atuação. No entanto, os crescentes desafios e oportunidades do Agronegócio têm exigido uma atenção diferenciada das empresas com o Treinamento e Desenvolvimento dos seus colaboradores. Com a adoção de novas tecnologias e as demandas provenientes da área de ESG, estar atualizado é fundamental para o fluxo positivo do trabalho.

O movimento necessário para treinar e desenvolver equipes no setor para evoluir constantemente e com sustentabilidade foi tema do Fórum Melhor RH Agro, promovido pela Plataforma Melhor RH em maio, no painel Semeando conhecimento, com a participação de Edna Rocha, Executiva de Recursos Humanos na Sonepar, e Felipe Neufeld, Diretor de Gente e Gestão da Agrogalaxy.

Venda qualificada

Na Agrogalaxy, todo o desenvolvimento das equipes tem como foco a produtividade do agricultor. Elas devem se tornar experts em todas as soluções para agricultura de precisão da empresa de maneira a atender sob medida às demandas dos clientes e suas lavouras, sobretudo a força de vendas. Tudo começa no onboarding, e segue em paralelo a oportunidades diversas de profissionalização.

“Vender por vender a gente faz uma vez só”, entende Neufeld. A venda de um produto ou solução agrícola, com foco na produtividade do cliente agricultor, tem de ser mais do que qualificada, recorrente e sustentável. É preciso entender de cada etapa da lavoura para oferecer o melhor, naquele momento, para o produtor.

Edna, ao mediar o bate-papo, comenta também o exemplo da empresa em que atua, a Sonepar. “Se não conhece o produto, não evolui a venda, precisa conhecer a linha completa de produtos para poder entender e oferecer o que o cliente precisa”, destaca. “Há uma transição do vendedor para consultor de vendas já faz algum tempo”, lembra a Executiva de Recursos Humanos na Sonepar. E a formação do time de vendas deve acompanhar essa mudança.

desenvolvimento no agronegócio

Visão 360°

No que diz respeito a outras áreas da Agrogalaxy, a qualificação também auxilia na ponta final da cadeia do agronegócio, mas beneficiando os “A gente tem uma visão 360°, com cursos profissionalizantes: operação de empilhadeira, classificação de grãos, recebimento, balança. E a gente dá a oportunidade para pessoas que não estão na função acessar essa profissionalização e aplicar para as vagas internas”, conta Neufeld. “Assim teremos retenção e prestaremos o melhor serviço para nossos clientes.”

Antes disso, “entendemos que temos uma missão, de ter um impacto positivo na comunidade”, até mesmo com projetos de alfabetização, explica o executivo . E a educação corporativa da Agrogalaxy vai até além das demandas da organização.

“Eu posso não precisar do inglês, mas quero desenvolver essas pessoas”, diz Neufeld, sobre dar acesso a conhecimento que não necessariamente diz respeito às carreiras que a empresa oferece.

O executivo destaca que faz parcerias com entidades e comunidades locais, fora do eixo Sudeste brasileiro, no que diz respeito à educação e profissionalização da população e à formação da força de trabalho necessária nas áreas onde atua.

“Muito difícil encontrar no mercado um candidato 100% pronto, por isso a gente tem que ter um mindset de desenvolvimento, desenvolver o profissional em casa mesmo”, destaca Neufeld.


Assista a este painel completo aqui.
Já o evento completo, desde seu início, pode ser acessado aqui.

OFERECIMENTO:



Compartilhe nas redes sociais!

Enviar por e-mail