FMRHDI

Melhor RH promove fórum sobre diversidade e inclusão

Evento ocorrerá nos dias 18 e 19 deste mês. Especialistas apresentarão suas visões sobre como estimular a diversidade e a inclusão nas empresas

de Melissa Rocha em 13 de outubro de 2021

Empresas que estimulam a diversidade e a inclusão em seus quadros de colaboradores estão alinhadas com a construção de uma sociedade com equidade e igualdade de oportunidades. O tema vem ganhando espaço entre gestores de RH, ao mesmo tempo em que o debate na sociedade cresce.

Foi pensando nisso que a plataforma Melhor RH vai promover, nos dias 18 e 19 de outubro, das 14h às 20h, o Fórum Melhor RH Diversidade e Inclusão (FMRHDI). O evento será gratuito e online. Para se inscrever basta acessar este link.

O fórum tem como proposta colocar a diversidade, a equidade e a inclusão no centro do debate. Serão 13 painéis, nos quais especialistas apresentarão suas visões sobre diversidade e inclusão nas empresas.

Recrutamento sem indiscrição

O evento será inaugurado no dia 18, com um debate sobre “Recrutamento sem indiscrição”, no qual serão discutidos os principais erros cometidos no processo seletivo de transexuais. Participarão da conversa a empresária Márcia Rocha, advogada e integrante da Comissão da Diversidade Sexual da OAB-SP; Margaret Yanikian, superintendente de RH na Atento Brasil; e Patrícia Alexandre, da QSA Consultoria.

Aprendizado com as novas gerações

Em seguida, o painel “Aprendizado com as novas gerações” discutirá como programas de estágio voltados para a inclusão abrem caminho para a renovação da cultura. A conversa contará coma presença de Camila Fossati, Diretora Global de Desenvolvimento Organizacional da Braskem; Lucas Fernandes, Head de Aquisição de Talentos da Johnson & Johnson Brasil; e Nathalia Moreira, Head de Aquisição de Talentos da Sanofi.

Por que sua empresa precisa criar grupos de afinidades?

O terceiro painel do dia terá como tema “Por que sua empresa precisa criar grupos de afinidades?”. A conversa discutirá por que promover um ambiente de troca e conexões é fundamental para evoluir no processo de inclusão. Participarão do painel Kleber Faria Carvalho, consultor de Inclusão e Diversidade na Bayer; Carolina Sierra, líder do setor de Cultura Organizacional e Diversidade da Vivo; e Douglas Almeida, diretor de RH na divisão de Saúde da GE Healthcare.

Incluir não é rotular

Dando andamento ao evento, o quarto painel, intitulado “Incluir não é rotular”, discutirá como promover a diversidade quebrando estereótipos e o olhar capacitista. Na conversa, estarão presentes Fabiano Rangel, Head de Desenvolvimento Organizacional e Institucional da Leão Alimentos e Bebidas; Carolina Ignarra, Fundadora da Talento Incluir; e Leandro Corrêa, coordenador de Diversidade e Inclusão da Arcos Dorados.

Diversidade não é marketing (mas precisa dele)

O próximo painel será “Diversidade não é marketing (mas precisa dele)”, que enfatizará que a representatividade nas empresas vai muito além das campanhas anuais sobre o tema. Participarão da conversa Ricardo Mota, executivo de Diversidade do Sistema Hapvida; Jackeline Busnello, gerente de Diversidade e Inclusão do Bradesco; e Giacomo Strazza, líder do setor de Diversidade e Inclusão na Diretoria de RH da TIM Brasil.

Sensibilidade e educação na rotina

No penúltimo painel do dia 18, intitulado “Sensibilidade e educação na rotina”, Antonietta Varlese, senior vice-presidente de Comunicação, Relações Institucionais e CSR da Accor América do Sul, Caroline Zilinski, Diretora de RH da Siemens, e Fabíola Lopes, executiva de negócios na Unilever, vão debater como promover um ambiente respeitoso, seguro e saudável para pessoas LGBTQIA+.

O papel das organizações na inclusão de profissionais com deficiência intelectual

Encerrando o primeiro dia do evento, Patrícia Spadano, psicóloga e gestora de atração de talentos da MRV&CO, falará sobre a inclusão de profissionais com Síndrome de Down na MRV&CO, no painel “O papel das organizações na inclusão de profissionais com deficiência intelectual”.

Como formar uma empresa antirracista

Abrindo os debates do dia 19, o painel “Como formar uma empresa antirracista” discutirá os caminhos para ampliar a empregabilidade e a presença de negros em cargos de liderança. Participarão da conversa Flávia Ramos, responsável por Gestão de Talentos, Gestão de Mudanças, Inclusão e Diversidade da Bayer; Gilberto de Lima, responsável pela área de Operações do Private Bank do Banco JP Morgan para América Latina; e Jorgete Lemos, CEO da Jorgete Lemos Pesquisas e Serviços.

Minha empresa não é diversa. É culpa do RH?

Em seguida, o painel “Minha empresa não é diversa. É culpa do RH?”, analisará onde está o verdadeiro gargalo da diversidade nas empresas. Estarão no debate Carol Prado, Head de Comunicação da Intel Brasil & Canadá; Danielli Bortolamedi, gerente de RH e Facilities da Leão; e Almiro Reis, professor da FGV e presidente da Franquality Consulting.

Diversidade na prática

No terceiro painel do dia, intitulado “Diversidade na prática”, Moises Marques, Diretor de RH na Novo Nordisk Brasil, Neila Lopes, Head de Diversidade e Inclusão na Sanofi, e Rafael Semin, gerente de Grupo de Produtos na Pfizer, vão debater o impacto da inclusão nos resultados e na cultura das empresas.

Cultura corporativa além do horário comercial

O evento dará continuidade com o painel “Cultura corporativa além do horário comercial”. O painel discutirá o impacto das empresas na construção do respeito pela diversidade nas próximas gerações, e contará com a participação de Rodrigo Rubano, gerente de Desenvolvimento Organizacional na Klabin; Fabiana Cymrot, vice-presidente de Recursos Humanos da Mastercard Brasil; e Leonardo Barbosa, responsável pela área de Gestão de Talentos e Performance, Diversidade e Inclusão e Desenho Organizacional da Stellantis na América do Sul.

As mulheres estão exaustas…de lutar por equidade

No penúltimo painel do dia, intitulado “As mulheres estão exaustas…de lutar por equidade”, será discutido o papel das empresas na hora de equalizar sobrecargas e oportunidades. Participarão da conversa Priscila Cotti, Head de People and Organization da Sandoz; Angélica Consiglio, CEO da Plani; e Camila Corá, Diretora Jurídica e de Pessoas do Banco Pan.

Como navegar na imensidão

Encerrando o fórum, o painel “Como navegar na imensidão” discutirá os primeiros passos e o que deve ser priorizado nas metas de inclusão em empresas. Participarão da conversa Karine Wohlke, gerente de Transformação e Academia da Volkswagen do Brasil, Edwin Schulze, diretor de RH da Assurant; e Viviane Navarro, gerente de Recursos Humanos na Archer Daniels Midland.

Compartilhe nas redes sociais!

Enviar por e-mail


-