A BRQ Digital Solutions tem mais de 2500 colaboradores nas suas cinco unidades no Brasil e uma em Nova York. Todos, atualmente, trabalham em home office. O lema #JuntosDigitalmente muito provavelmente seguirá com a empresa, quando tudo passar.
“Este isolamento social nos possibilitou um grande mergulho no digital e, quanto mais tempo confinados, mais temos aprendido nesse lockdown. Trabalhar com toda a operação em home office foi uma quebra de paradigma, mas que tem dado muito certo. Tanto que nosso objetivo é adotar o trabalho 100% home office de vez” explica o CEO e fundador da empresa, Benjamin Quadros.
Apesar dos dados não muito animadores apresentados pelas várias pesquisas feitas recentemente, algumas empresas seguem distantes da crise. A Teleperformance, o Grupo FBS Mídia, a Vikstar, a MRV, a Oi e a SKY, entre outras, investem em novos modelos de trabalho ofertando 101 oportunidades para profissionais de diversas áreas e níveis hierárquicos. A BRQ anunciou, dias atrás, a abertura de 400 vagas.
Exemplos de que, apesar de 30% das empresas no Brasil já terem demitido, ou cogitarem essa hipótese – de acordo com o estudo do Sebrae –, há sinais de uma força contrária que busca reaquecer a economia.
Plano de contingência
No momento, os esforços das corporações se concentram em preservar o bem-estar dos seus times. Ações nesse sentido são muito importantes, já que em outro estudo, dessa vez da FGV, 56% dos brasileiros afirmam ter dificuldade alta ou moderada de equilibrar as atividades profissionais e pessoais durante o isolamento social.
O plano de contingência da BRQ para amparar e fortalecer suas equipes abrange três pilares: Saúde física, Saúde mental e Incentivo ao comércio local:
Saúde Física
Além de investir em Cartilhas e Lives com médicos para tirar dúvidas em relação ao Coronavírus:
Telemedicina – serviço de orientação médica online: em abril, a empresa passou a disponibilizar um serviço disponível 24 horas, sete dias por semana, para colaboradores e dependentes. A ferramenta conta com médicos treinados no mais atualizado protocolo de atendimento contra o Covid-19 e são disponibilizados pediatras, das 10h às 22h, para quem tem crianças. É possível solicitar atestado médico e prescrição eletrônica, com certificação digital.
Campanha de Vacinação contra a Gripe para todos os funcionários e dependentes.
Aula ao Vivo de Ginástica para promover atividade física. “Começamos com o treino funcional do atleta profissional de MMA Allan Popeye e já estamos programando as próximas”, comenta a gerente de marketing e endomarketing, Ligia Fagundes.
Desafios “fitness” semanais – A ideia é promover uma competição saudável, que vale prêmios aos participantes que postam seus desafios no Workplace. A empresa também dispõe do Gympass que oferece também uma plataforma para fazer os treinos em casa.
Saúde Mental
Quando o isolamento social é uma realidade é preciso cuidar da saúde mental também e nem todas as ações precisam de investimento financeiro:
Café com os colegas – A ideia dessa ação foi aproximar líderes de seus times, propondo uma videoconferência descontraída de 20 minutos, uma vez por semana, para “tomar um café” e bater um papo sobre como eles estão.
“O foco não é falar sobre trabalho, é perguntar como eles estão se sentindo neste período de isolamento. Assim, poderemos ir além e identificar quem mais precisa da gente nesse momento, acionando a cadeia de ajuda se necessário”, afirma Ligia.
Happy Hour Digital – com foco em Entretenimento para a família, a BRQ tem investido em lives intimistas com cantores e artistas nas quais os funcionários podem participar via Workplace (enviando perguntas ou pedindo suas músicas preferidas) ou Instagram (convidando ainda os amigos para participar também). Todas às sextas-feiras, a happy hour já contou com a participação de Ricardo Japinha (CPM 22), a próxima atração é Thiago Castanho (Charlie Brown Jr.).
Meetups Online de Saúde Mental – É possível tirar dúvidas com psicólogos e discutir assuntos preventivos;
Incentivo ao comércio local
Como forma de ajudar os comerciantes no Brasil, a BRQ disponibiliza uma ferramenta para indicar profissionais em determinadas regiões que estão os colaboradores. “Essa e todas as demais iniciativas do plano de contingência foram pensadas para diminuiro impacto da crise nos profissionais.Nosso objetivo é manter nosso time engajado, produtivo e colaborativo, cada vez mais juntos digitalmente”, comenta Paula Molina, a coordenadora de Endomarketing responsável por desenvolver as novas ações.
Não à toa, a BRQ acaba de ser destaque como um dos Melhores Lugares para Trabalhar, pelo prêmio Glassdoor, um dos maiores sites de vagas e recrutamento do mundo. Detalhe: o prêmio se baseia no feedback de funcionários e ex-funcionários das empresas.