No Mês da Mulher, em que o mundo corporativo constata que ainda há muito por fazer para vencer os vieses inconscientes de gestores e recrutadores, convidamos a VP de Recursos Humanos da Novelis, Gláucia Teixeira, para abrir a experiência da companhia a partir do programa Women in Novelis (WiN), uma plataforma de ações que promove e fomenta a igualdade de gênero. São diversas conquistas, conforme você acompanha na entrevista, a seguir.
Desde 2015, quando o programa Women in Novelis (WiN) foi lançado, o que a Novelis tem feito com relação a presença feminina na empresa?
Em março de 2015, a Novelis lançou globalmente o programa Women in Novelis (WiN). Desde então, são realizadas ações comuns em todas as regiões, como o “Dia do Roxo” – além da celebração em si pelo Dia Internacional da Mulher, realiza-se um trabalho de conscientização, resgatando histórico de lutas e conquistas da mulher.
No Brasil, inicialmente foram organizadas sessões com o filme Girl Rising. Promoveu-se uma ação de voluntariado, na qual foram arrecadados lenços para serem destinados a mulheres em tratamento contra o câncer. Também a mobilização interna e constante dos profissionais para a causa, incentivando um concurso de fotografia e o próprio “Dia do Roxo”.
Em novembro de 2017, foi lançado localmente o IguAL – Programa de Diversidade Novelis, com o intuito de fomentar um ambiente mais inclusivo, desde infraestrutura até plano de carreira e processos seletivos.
Em março de 2018, a Novelis assinou o compromisso público da empresa com a ONU Mulheres, dedicado à igualdade de gênero e ao empoderamento feminino.
Além do crescimento favorável de mulheres na liderança, podemos citar como principal resultado para Novelis América do Sul o Prêmio do Guia Exame de Diversidade de 2019, como empresa destaque no setor de Siderurgia.
Pode fazer um breve comparativo entre 2015 e 2020?
Nossos indicadores mostram grande evolução até aqui. Entre 2017 e 2019, logramos o aumento do percentual de mulheres em cargo de liderança – de 24% para 28%. Ou seja, além de alavancar o percentual também conseguimos reter esses talentos dentro da Novelis.
A Novelis investe fortemente na causa e no empoderamento de suas colaboradoras, por meio de outros programas internos em busca da equidade de gênero e o “Transformar – Programa de Desenvolvimento de Líderes” é um exemplo disso.
Pensado primeiramente para a alta liderança e gerência média, ganhou no segundo momento uma turma focada em pessoas com cargos de coordenação. Vagas foram destinadas a mulheres que ainda não ocupavam cargos de liderança, porém, estão em linha de sucessão.
Além disso, o Grupo de Afinidades de Gênero, junto à liderança de Diversidade, promoveu a primeira onda do Programa de Mentoria, em que mulheres da Companhia são orientadas e acompanhadas por outras colegas.
Quais as principais adaptações feitas do programa global considerando as especificidades do mercado brasileiro e da sociedade?
Por mais que o WiN seja um programa global, sua execução foi/é sempre pensada de acordo com cada localidade.
Foram definidas metas que fazem sentido para a nossa realidade. Dessa forma, nossa meta local e atual é continuar aumentando o percentual de mulheres em cargo de liderança e o número de mulheres em nossas operações.
Para atingir os resultados esperados, pode detalhar algumas das ações (atividades, campanhas etc.) realizadas?
Além das atividades e ações citadas acima, temos o Grupo de Afinidades de Gênero, que tem como objetivo desenvolver ações que estão conectadas aos pilares do IguAl, que são: atrair; desenvolver, engajar e reter; multiplicar mulheres.
Assim, a empresa fortalece as iniciativas do IguAl e, por meio do Grupo de Afinidades de Gêneros, promove um ambiente inclusivo, reforçando o respeito e o empoderamento feminino dentro da companhia.
Quais foram as principais dificuldades encontradas durante esse período de cinco anos?
Realizamos uma pesquisa para entender como a Novelis era percebida pelos nossos profissionais. A partir dessas informações, elaboramos um planejamento estratégico e começamos a investir em soluções de inclusão específicas para desconstruir os vieses inconscientes de nossos colaboradores que são, em sua maioria, do gênero masculino.
Durante nossa caminhada, tivemos alguns desafios para encontrar o caminho da diversidade; e, dentro deste, também o da igualdade de gênero. O primeiro desafio foi levantar e dar transparência aos dados. Isto é, avaliar quantas mulheres ocupam os diversos cargos na empresa.
O segundo desafio foi capacitar e engajar nossas pessoas com campanhas de conscientização – workshops com 100% dos nossos profissionais, a fim de sensibilizá-los sobre o tema. Daí, em 2017 criou-se o Grupo de Afinidades de Gênero.
O terceiro desafio, e ponta pé inicial objetivamente, foi estabelecer metas de atração e retenção de profissionais mulheres.
Qual foi o papel do RH nesse processo todo? E quais as parcerias essenciais com relação aos outros setores?
O RH foi fundamental. Por meio dessa área, atingimos efetividade e integração em todas as ações executadas no decorrer desses cinco anos do programa WiN.
A área é responsável pelo engajamento e constante atração de talentos diversos em si. E também pela identificação de pessoas às quais hoje servem como agentes multiplicadores da causa e são atuantes no Grupo de Afinidades de Gênero.
Em que ponto o projeto se encontra hoje?
Atualmente, o projeto continua com metas para aumentar a visibilidade e a promoção de carreira de líderes mulheres. Investe em infraestrutura (vagas exclusivas para gestantes nos estacionamentos, uniformes para mulheres e gestantes e criação de um local adequado para que as lactantes possam colher e armazenar o leite materno durante o horário de trabalho, são exemplos); plano de carreira (% de participação destinadas para mulheres em cursos de especialização e inglês subsidiados pela companhia) e desenvolvimento das mulheres na empresa (Programa de Mentoria).
Dos 28% de mulheres ocupando cargos de liderança, 38% ocupam cargos de diretoria na Novelis. E a expectativa é conseguir o aumento também de mulheres na nossa operação, que hoje correspondem a 13%.
Quais as ações a partir de 2020? Novas metas surgiram? O que mudou?
Alinhadas ao objetivo global da Novelis por meio do WiN, as ações estão sendo pensadas com o objetivo de igualar os índices de retenção e engajamento entre mulheres e homens até 2022.
Quais conselhos você daria para os gestores de RH que planejam de fato investir na ideia da equidade de gênero em suas organizações?
Certifique-se de ter no grupo de trabalho pessoas que realmente se identificam com a causa e que querem fazer a diferença nessa jornada. Fundamental também ter um olhar para a perenidade dessas ações, que devem seguir independentemente de quem esteja na alta liderança da empresa. Esse é o motivo pelo qual assinamos o compromisso público com a ONU.
E, por fim, mas não menos
importante, é fundamental manter o foco. Essa jornada é longa e os resultados
não surgem da noite para o dia. Então, há que se ter foco, persistência e
resiliência quando nem tudo ocorre como imediatamente planejado. Boa sorte!