Mercado de Trabalho

Nova plataforma para empregabilidade de jovens visa gerar networking real junto aos RHs

Iniciativa da Unicef e OIT ganha nova versão e divulgação de oportunidades em escala ampliada

de Redação em 11 de maio de 2022
Drobotdean/ Freepik.com

A iniciativa Um Milhão de Oportunidades (1MiO), criada pelo Fundo das Nações Unidas pela Infância (Unicef) e Organização Internacional do Trabalho (OIT) para gerar oportunidades de educação, formação profissional, inclusão digital e acesso ao mundo do trabalho para indivíduos de 14 a 24 anos em vulnerabilidade social, comemora um ano com ações que visam ampliar o seu alcance.

Com mais de 120 parceiros do setor privado, sociedade civil e governos, o projeto, que é parte do programa global Generation Unlimited (Geração Que Move, no Brasil), aprovado pela Assembleia Geral da ONU, lança nova plataforma, buscando estreitar o caminho entre jovens e RHs na mediação de contratações e oferta de capacitação.

“O Brasil tem hoje a maior geração de jovens da sua história, são mais de 48 milhões de pessoas entre 10 e 24 anos, mas os desafios para garantir oportunidades de educação, trabalho e renda são enormes e foram muito agravados pela pandemia de Covid-19″, destaca Felipe Gonzalez, Oficial de Programas do Unicef no Brasil. “O caminho para a superação é reunir setor privado, governos e a sociedade civil em um amplo compromisso de geração de oportunidades e garantia de direitos para adolescentes e jovens”, ressalta, explicando a base do funcionamento do 1MiO.

A dinâmica junto aos parceiros do projeto é acompanhada desde o início “Assim que a companhia se compromete com a iniciativa, nós fazemos o acompanhamento para a geração de oportunidades e sensibilizamos os empregadores para que desenvolvam processos seletivos mais inclusivos e protocolos de acolhimento, desenvolvimento de carreira, formação em serviço, mentoria e apoio para os adolescentes e jovens que são vítimas de violência e violações de direitos”, conta Gonzales.

Essa mobilização dá “vida” ao aplicativo digital do projeto, que, criado para divulgar vagas de trabalho e formação profissional, disponibilizou mais de 160 mil oportunidades em sua primeira versão, desde seu lançamento, no final de 2020. A mudança no aplicativo, explica o oficial da Unicef, ocorreu para traduzir melhor a conexão entre os players da iniciativa e o projeto e também para ampliar a escala de vagas e oportunidades divulgadas.

Tudo foi feito com ampla escuta de empresas e jovens, buscando também recursos off-line que pudessem vencer obstáculos de acessibilidade e levar o projeto a mais organizações sociais, escolas e conselhos tutelares, entre outras instituições. A interface foi remodelada para ultrapassar a barreira das competências técnicas e gerar networking real entre contratantes e contratados, explica, também, Rodrigo Marques, Gerente Sênior da CI&T, empresa parceira, responsável pela reformulação.

Na plataforma reformulada, já há mais de 20 mil vagas de aprendiz, estágio e primeiro emprego, mais de 104 mil oportunidades de formação profissional e 285 cursos e trilhas formativas oferecidos gratuitamente.

Compartilhe nas redes sociais!

Enviar por e-mail