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O app de carreira para força de vendas

A tecnologia pode ajudar o RH na integração entre os times da organização, além de ser uma ferramenta de impulsionamento de carreira para os funcionários

Não é exagero dizer que os aplicativos invadiram a área de Recursos Humanos das empresas. Ao contrário, seria quase redundante; já que, há anos, as companhias enxergam e valorizam a oportunidade de usá-los na gestão de pessoas.

Os benefícios da tendência mobile vão além do viés econômico, que ampara organizações mais eficientes e produtivas.

Investir em apps é viabilizar o contato mais próximo com colaboradores que, muitas vezes, estão longe dos escritórios, representando a marca e trazendo resultados efetivos para o negócio.

Esse racional foi trazido à área de People & Organization pela equipe de representantes da Sandoz do Brasil, líder global em medicamentos genéricos e biossimilares.

A ideia foi extremamente válida, pois é um grande desafio engajar os diferentes públicos e despertar o senso de pertencimento de forma equilibrada, trazendo para perto uma rede de pessoas que não está na baia ao lado.

Empresas que trabalham de modo descentralizado precisam falar com colaboradores a distância, respeitando políticas e processos estabelecidos. Nesse contexto, plataformas online multifuncionais são uma boa resposta porque integram sistemas de aprendizado, desempenho e gestão.

Além disso, processos conectados facilitam o manejo das carreiras pelos próprios colaboradores, economizando tempo da equipe de recursos humanos.

A busca por uma solução digital que pudesse atender a Força de Vendas da Sandoz levou ao desenvolvimento de um aplicativo diferente, pensado para esmiuçar uma vertente comumente negligenciada para esse público: o planejamento de carreira. Chama-se RowUp.

O recurso é de uso exclusivo dos propagandistas da Sandoz e funciona como uma ponte entre colaboradores e RH, trazendo clareza sobre como os times estão estruturados e as possibilidades de movimentações.

Na prática, o RowUp permite entender a natureza das posições e as necessidades de conhecimento exigidas para movimentar-se dentro de todas as divisões do Grupo Novartis, do qual a Sandoz faz parte, seja horizontal ou verticalmente.

As mudanças podem ser simuladas e, caso falte alguma habilidade para um cargo pleiteado, o colaborador usa outras ferramentas da companhia para estabelecer um plano de desenvolvimento e aprimorar-se.

O aplicativo reforça conceitos que fazem parte da cultura da Sandoz e incentiva o colaborador a pensar na importância de ter um objetivo na carreira.

A ideia é estimular a organização, maximizando fortalezas por meio do autoconhecimento.

Há ainda diversas funcionalidades, com destaque para o mapa de carreira, com organogramas completos; roteiro de atividades; perguntas e respostas sobre recrutamento interno e revisão organizacional de talentos; e, por último, uma lista de contatos completa, em que constam todos os colaboradores da Força de Vendas, de todas as linhas de atuação.

Desse modo, o RowUp promove integração: o representante encontra colegas que trabalham na mesma região e podem trocar experiências.

Os avanços tecnológicos modificaram a dinâmica empresarial de modo veloz e definitivo. O digital veio para ficar. E o mundo de possibilidades que isso traz pede ações igualmente rápidas e com efeitos de curto prazo. Hoje, vemos que oportunidades podem surgir a qualquer momento e queremos que o colaborador esteja preparado para elas, ciente do caminho que quer trilhar.

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Priscila Cotti

Priscilla Cotti é head de People & Organization da Sandoz, divisão de genéricos e biossimilares da Novartis