Garantir o bem-estar dos colaboradores no ambiente de trabalho se tornou um dos pilares essenciais para o crescimento das empresas. A saúde mental afeta diretamente a produtividade dos profissionais, seu desempenho no trabalho e também sua vida pessoal.
Destacando a importância da saúde física e mental dentro do mundo corporativo, o Fórum de Felicidade Corporativa teve como tema de um de seus painéis “O melhor plano de saúde é ser saudável”. O painel contou com a presença de Vera Bejatto, Diretora da Victory e Avatar da Saúde, Jorge Emanuel Morato, Diretor de saúde, segurança e meio ambiente da Mondelez Brasil, e Katya Figueira, Diretora Médica no Grupo Biomed – Grupo B4 Soluções.
A importância de falar sobre saúde
Jorge Emanuel, diretor de saúde, segurança e meio ambiente da Mondelez Brasil, falou um pouco sobre as mudanças de hábitos que foram adotadas no setor interno, substituindo a pauta doença, tão recorrente em tempos e pandemia, para a pauta de saúde.
Dessa forma, foi criado o Centro de Atenção à Saúde, um conceito de atenção à saúde com profissionais multidisciplinares, que possibilita reinventar a maneira de lidar com a saúde dentro do ambiente corporativo.
“Percebemos que precisamos ir além de apenas exames que estamos habituados a fazer e se tornou necessário começar a falar da saúde em si. Não fomos educados a falar de saúde, e tendo em vista essa necessidade, levamos isso a uma base só” conta o diretor.
Tecnologia e Saúde lado a lado
Vera Bejatto falou da importância que as inovações tecnológicas têm no modelo de gestão de saúde, passando a ser algo mais híbrido, uma nova realidade a ser enfrentada. A diretora salientou também as mudanças no cenário clínico do ambiente corporativo. “O usuário do plano médico também mudou seu comportamento, através da telemedicina, estando junto com um novo olhar que a transformação digital trouxe” destaca.
Sendo necessária uma mudança cultural de saúde no Brasil, Katya Figueira salienta a importância de olhar para a saúde integrada e ocupacional como um todo.
“A chegada da pandemia acabou evidenciando a insustentabilidade do sistema de saúde das empresas”, conta.
Urgência de mudança
Saúde não se resume apenas ao fato de não estar doente, ela também está ligada ao bem-estar mental, físico e até mesmo com a sociedade em que se vive. Diante disso, Jorge Morato conta um pouco sobre a importância da saúde mental no mundo corporativo.
“Percebemos a importância de estar perto das pessoas e do apoio que é necessário dar a elas. O contato humanizado das empresas foi necessário no cenário de pandemia. Utilizamos a estrutura do nosso centro de atenção à saúde (CAS) para fazer atendimentos individualizados às pessoas que necessitavam. Capturar a informação e cuidar de forma individual e coletiva, foi uma das maneiras efetivas que encontramos”, conta.
Mudanças de comportamento
Levando em conta as mudanças que a medicina do trabalho vem sofrendo durante muitos anos, Katya conta que esse modelo de medicina foi capaz de observar as doenças que surgiam nos trabalhadores das empresas e dessa forma contribuir de forma efetiva para evitar tais mazelas.
Segundo ela, os médicos agora precisam ter também uma visão integral. “A formação que o médico do trabalho possui foi algo que mudou muito. Com a formação base em assistência, o médico consegue ter um olhar menos legalista para a medicina do trabalho. Independente de qual seja a linha que a empresa siga, cuidar de pessoas é importante”, destaca.
Saúde é prioridade?
O cenário de pandemia da covid-19 em todo o mundo abriu um debate sobre a saúde das pessoas antes e durante esse período.
Uma pesquisa realizada pela Barrett Values Centre, destacou em dados o que os colaboradores de uma empresa avaliam como sendo algo importante, mostrando que bem estar, agilidade, inovação e saúde de colaboradores deram um salto significativo com a pandemia da covid-19.
Jorge Moratto, também falou dos avanços que a pandemia trouxe e a relevância que o tema saúde ganhou dentro das empresas. “Saúde se tornou um tema central. É indicador de engajamento, atração de talentos e até mesmo retenção. Apenas dar um bom plano de saúde ficou no passado, é necessário cada vez mais olhar para o ser humano com humanidade, e isso foi algo que a pandemia trouxe”, explica.
Katya, por sua vez, destacou a importância das empresas em aprender a enxergar a saúde dos colaboradores como algo importante dentro do cenário atual, e finalizou destacando que “a saúde deve ser priorizada em todos os aspectos”.
Saiba mais
Quer conferir todos os debates e conversas do evento?
Clique aqui para assistir a live do 1º dia do evento
Clique aqui para assistir a live do 2º dia do evento