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| Antonella, da JW Marriott: estímulo à boa conduta / Crédito: Divulgação |
A rede de hotéis americana JW Marriott procura valorizar o trabalho do colaborador com ações mensais, trimestrais e anuais. Na filial da rede situada na cidade do Rio de Janeiro, esse procedimento inspira a colaboração e o trabalho em equipe. “Sempre que reconhecemos nossos associados [como são chamados os colaboradores da rede] pelo seu bom desempenho não estamos apenas agradecendo e valorizando a sua contribuição individual. Estamos estimulando os demais a seguirem aquele modelo de conduta”, afirma Antonella Lago, diretora de RH. Segundo a executiva, o ato faz com que cada um perceba o quanto contribui para os bons resultados da empresa, para a visão de grupo, o que conduz o crescimento da companhia e do profissional.
Mensalmente, a área de gestão de pessoas e o gerente geral recebem indicações de ações de destaque dos colaboradores. É escolhida aquela que merece ser “ovacionada de pé”. O vencedor sorteia uma das opções de prêmio, que incluem vale- compras em lojas, vale-massagem, jantar no restaurante do hotel com acompanhante, passeio, entre outros.
Além disso, a foto dos vencedores e o trabalho que está sendo reconhecido ficam expostos em um quadro do hotel durante todo o mês. “Quando nós celebramos com todos os associados, estamos dizendo muito obrigado por estarem conosco, dando o seu melhor.” Para a executiva a ação passa a sensação de pertencimento à equipe, que todos são importantes na engrenagem da empresa.
Com base no Balanced ScoreCard, a empresa também reconhece o bom desempenho dos supervisores e gerentes com vales-presente. Toda vez que um colaborador é elogiado formalmente por um hóspede, ele recebe uma carta de agradecimento do gerente geral.
Para Dalto Santos, captain de banquetes do JW Marriott-RJ, ser reconhecido o estimula a sempre procurar superar as expectativas de sua função. “Um trabalho reconhecido me faz querer continuar a fazer o que eu faço, ir além, sempre dando o melhor de mim”, conta.
Ele afirma que suas promoções representam um grande reconhecimento. Ele ingressou na empresa em 2006, como auxiliar de garçom. Passou a garçom e, desde 2010, é captain de banquetes, responsável pela parte operacional de todos os eventos realizados pelo hotel. “O reconhecimento faz com que eu tenha vontade de ficar aqui”, conclui.
| Práticas de reconhecimento do JW Marriott-RJ * Standing Ovations – reconhece mensal, trimestral e anualmente os colaboradores que têm desempenho digno de ser “ovacionado de pé” * High Notes – funciona como um cartão de agradecimento Reconhecimento mensal, trimestral e anual de supervisores e gerentes por meio de vales-presente * Carta de agradecimento do gerente geral aos colaboradores que são elogiados por um hóspede * Certificado “The Spirit To Serve Award” para os três colaboradores de destaque, que receberam elogios de hóspedes durante o trimestre * Coaching positivo com sugestões ou conselhos para que os profissionais reconhecidos continuem a melhorar seu desempenho * Reconhecimento por tempo de serviço a cada 5, 10, 15 e 20 anos na empresa |

