O fato de a resiliência ser um diferencial no campo profissional é algo antigo, contudo, agora que passamos por um período de crise, esse ponto é ainda mais importante. Pois estamos em um momento em que é crucial a capacidade das pessoas se adequarem aos mais variados ambientes, sejam eles hostis ou amigáveis, gerando resultados necessários aos objetivos das empresas.
A existência de profissionais com essas características para as empresas é importante nesse momento, pois, essa pessoa poderá ser um agende facilitador nas ações de mudanças internamente na empresa, por terem características de fácil absorção de situações críticas não se fazendo abater pelo momento adverso.
Essa característica no profissional faz com que nesses momentos ele capitaneie oportunidades de recuperação e melhorias pessoais e do grupo que convive. Geralmente com seu perfil acabam sendo exemplo positivo aos colegas de trabalho para que os mesmos possam mudar suas ações de acordo com as necessidades da empresa.
Assim, esses profissionais diferenciam-se pela sua capacidades de vencer obstáculos e não deixar que as pressões atrapalhem nos resultados, também por estarem abertos na adaptação de clima favorável ou desfavorável, sempre prontos para se aperfeiçoar e mudar de atitudes ou estratégia o que ajuda a empresa atingir seus resultados.
Como desenvolver a resiliência?
Embora saibamos que as pessoas são e agem de formas diferentes diante dos problemas, é possível aprimorar habilidades para vencer as dificuldades. O primeiro passo é querer buscar este equilíbrio e mudança. Para tanto algumas pontos são fundamentais, dentre os quais destaco:
– Administrar suas emoções e ter serenidade nas ações;
– Controlar os impulsos negativos ou de desespero, refletindo antes de tomar atitudes ou se dar como derrotado;
– Utilizar com frequência o otimismo conviver com pessoas;
– Estar sempre atento ao ambiente que está inserido, procurando sempre agir de forma coerente com o mesmo;
– Buscar sempre criar empatia também ajudará a compreender o momento de outras pessoas, como são e estão;
– Acreditar que poderá solucionar os problemas que poderão surgir.
Assim, para se tornar resiliente é preciso mudar as atitudes, além da forma de ver os problemas, após isso, buscar o melhor caminho de conduzir e se adaptar para situações adversas, assim, o equilíbrio e o otimismo se tornam vitais na aceitação das mudanças, a fim de superar as pressões com tranquilidade sem que isso afete sua autoestima. Outro ponto importante é acreditar que você poderá ser um elemento de mudança diante dessas situações.
Enfim, o panorama de crise cria a necessidade de resiliência, mas, a grande maioria das pessoas não possui essa qualidade, sendo assim imprescindível uma auto avaliação na busca do aprimoramento, e caso isso não ocorra, a busca até mesmo de especialistas para auxiliar esse desenvolvimento individual ou do grupo.
Celso Bazzola, consultor em recursos humanos e diretor executivo da BAZZ Estratégia e Operação de RH