BlogaRH

Os inícios justificam os meios e toda a evolução profissional

Projetos para atração e retenção de talentos são investimentos essenciais para garantir o desenvolvimento de equipes alinhadas aos objetivos e valores da companhia

de Carlos Leston em 18 de maio de 2022
Crédito: Freepik

Os colaboradores são os principais atores que fazem o sucesso da organização. Dessa forma, os projetos para atração e retenção de talentos são investimentos essenciais para garantir o desenvolvimento de nossas equipes alinhados aos objetivos e valores da companhia, garantindo o engajamento dos colaboradores, propósito de carreira e, também, melhores resultados para a empresa. 

Por isso, o investimento em programas de entrada e de capacitação são prioridades na Tereos. Temos, atualmente, quatro projetos voltados à atração de talentos, sendo um deles o Jovens Talentos, programa de estágio estruturado voltado para estudantes universitários que buscam desenvolver suas habilidades, criar experiências e iniciar carreira em uma das líderes do setor sucroenergético. 

Esse período de estágio não é só importante para nós como empresa, mas acreditamos que também é um marco importante para os jovens que nele ingressam. É por meio de programas como o Jovens Talentos que, na maioria das vezes, os universitários começam suas carreiras e adquirem habilidades e conhecimentos que serão aprimorados em sua evolução profissional. Além disso, é o período em que esses jovens esperam por um guia e uma direção.

Falando especificamente do Jovens Talentos, que em 2022 ofereceu mais de 100 vagas, um dos grandes destaques do programa é a sua taxa de efetivação – na última turma, realizada em 2021, registramos 60% de efetivação de participantes. Esse número mostra como a cultura de desenvolvimento de talentos é bastante forte na Tereos. Temos exemplos dos quais nos orgulhamos muito que mostram como o aproveitamento de talentos é fator importante na empresa, como estagiários que hoje são gerentes ou até mesmo superintendentes e que construíram toda sua carreira na Tereos. 

Além disso, prezamos pela rotatividade de estagiários por diferentes áreas da empresa, garantindo maior aprendizado e ricas experiências. Também conhecido como Job Rotation, esse movimento de atuar em diferentes áreas dentro da mesma companhia é cada vez mais comum, principalmente em programas de estágio e trainee, por oferecer aos colaboradores a possibilidade de fazer networking, desenvolver novas habilidades em outros departamentos e aprofundar o conhecimento nos negócios da companhia, o que também é muito benéfico para as empresas. 

Essa cultura de valorização dos nossos talentos ainda vai além. Na Tereos, temos a meta de preencher 70% das posições com recursos internos, o que também reforça nossa preocupação em desenvolver e engajar nossos colaboradores. 

Sabe-se que o sucesso de uma empresa depende de diversos fatores, mas com certeza o principal é a participação protagonista dos colaboradores no dia a dia da corporação. Acreditamos que um ambiente de trabalho produtivo, que consiga gerar bons resultados para a empresa, não pode se dissociar da valorização do desenvolvimento dos colaboradores e o bem-estar deles. Por isso, a gestão de pessoas norteia nossas ações e comportamentos para a empresa que somos hoje e a que queremos construir para o futuro.

Compartilhe nas redes sociais!

Enviar por e-mail


Carlos Leston

Diretor de Recursos Humanos da Tereos