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Pesquisa aponta aumento de 35% no uso de WhatsApp em processos de admissão

Apesar da popularidade do app, ele não é totalmente seguro nem para empresa, nem para o candidato

“Para ocorrer inovação é muito importante que os líderes estejam engajados e incentivando a transformação”. É assim que Filipe Bertocco, consultor da unico, IDTech brasileira de soluções de proteção de identidade, define a importância da adoção de processos digitalizados nas empresas, principalmente para beneficiar o setor de Recursos Humanos.

No último ano, conta o executivo, o número de admissões digitais aumentou, ganhando força com o trabalho remoto. Hoje, a unico registra uma nova admissão a cada dois minutos. Um dos facilitadores para esse movimento é a ampliação dos canais digitais para envio de documentos de admissão.

O que antes era feito com entrevistas presenciais e envios de documentos físicos, hoje pode ser realizado à distância, com processos de contratação rápidos e o envio seguro e digital dos principais documentos no processo.

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O e-mail já era considerado o principal meio de encaminhamento dos papéis da contratação, sendo utilizado por 65% das empresas em 2020, mas apresentando um crescimento relevante para 74% este ano. 

Os dados são de um levantamento realizado pela unico, em parceria com o Grupo Cia de Talentos e o Instituto Locomotiva, e apontam também outra via que se popularizou no último ano: o WhatsApp.

O aplicativo de conversas, que se mostrou uma ferramenta ainda mais essencial para as empresas com modelo home office, já era utilizado em 29% das companhias entrevistadas na pesquisa, e chegou a 35% em 2021. 

Segurança

Apesar da popularidade e da tecnologia de criptografia, o WhatsApp não é uma tecnologia segura para o envio de documentos: nem para a empresa, nem para o candidato.

Muitas vezes, o contato é feito pelo telefone pessoal do colaborador com o candidato e, no caso da saída da empresa, as informações se vão junto com ele. Não existe uma política de privacidade neste cenário. R, caso o usuário queira exercer o direito sobre os dados dele, não seria possível solicitar o opt-out.

O ideal é apostar em tecnologias que foram desenvolvidas especificamente para isso. Na unico, a Lei Geral de Proteção de Dados é levada em consideração na aplicação das ferramentas disponíveis para os clientes.

“Dentro do unico | people trabalhamos com dois grandes pilares para respeitar a privacidade dos usuários. O primeiro é garantir que ele seja dono dos seus próprios dados, podendo fazer o que quiser com eles, inclusive o ‘opt out’. O segundo é assegurar o seu consentimento em compartilhar os dados conosco, dando total transparência de sua utilização e finalidade”, explica Filipe Bertocco.

Primeiro passo

Bertocco também explica que, diante da importância de modernizar procedimentos, as empresas que ainda não começaram o processo de mudança podem dar início aos poucos.

“Hoje vemos muitas empresas que não saem do papel para a ação. O segredo é iniciar com um projeto pequeno (piloto) e de maneira controlada. Dessa forma será possível ter a percepção de alguns resultados sem correr grandes riscos expandindo o processo ao longo do tempo”, detalha.

Com a pesquisa realizada, os entrevistados demonstraram, na maioria, que apoiam a digitalização. São 98% os que acreditam que as tecnologias digitais podem contribuir para as empresas acelerarem o tempo de contratação de colaboradores.

Além disso, 55% das empresas participantes do estudo “Transformação na Gestão de Pessoas” afirmaram estar implementando soluções para modernizar os processos internos. Bertocco, da unico, analisa a mudança como positiva. Lembrando que quanto mais uma empresa investe, melhor é o ambiente para a equipe. “Existe uma relação diretamente proporcional entre a motivação do líder e o nível de inovação da empresa”.

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