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“Somos a plataforma que antecipa o futuro”

Filipe Bertocco, da unico, reforça missão da IDtech como líder do segmento de identidade digital e detalha inovações que revolucionam o mercado de RH

Qual o tempo recorde de admissão de um funcionário na empresa em que você atua? Para uma empresa da indústria de papel e celulose todo o processo de um candidato levou apenas uma hora e meia para ser finalizado.

“Conseguimos automatizar um processo extremamente burocrático de ponta a ponta. Assim, a área de operações de RH é mais estratégica e tem tempo para focar em outras necessidades como métricas, mapeamento de processos e até gestão”, explica Filipe Bertocco, consultor da unico, IDtech brasileira de soluções de proteção de identidade.

Muitas empresas sofrem com processos longos de contratação de novos colaboradores, com casos que chegam a levar até mesmo semanas para serem oficializados. Porém, com a aceleração da digitalização de processos, o RH pode garantir a eficiência em contratar seus talentos e, assim, economizar tempo, custos e poder focar na adaptação dos colaboradores à sua cultura.

Liderança do segmento

A admissão digital é uma das soluções proporcionadas pela unico, que busca eliminar a burocracia que envolve a identificação de pessoas. Soluções como essa levaram a unico à liderança do segmento de identidade digital e ao posto de unicórnio brasileiro, após um aporte de R$ 625 milhões dos fundos SoftBank e General Atlantic. Com isso, atingiu o valor de mercado de U$ 1,1 bilhão. Entre as soluções oferecidas estão a biometria facial para autenticação de identidades, assinatura eletrônica biométrica e admissão digital.

De janeiro a junho de 2021, o unico|check, solução de biometria facial da unico, já evitou R$ 22 bilhões em prejuízos a empresas e pessoas e identificou uma fraude de identidade a cada 12 segundos.

“Hoje, cerca de 800 empresas utilizam tecnologia unico, considerado assim o maior ecossistema de autenticação digital, e que apoia os brasileiros no momento de uma compra, na solicitação de crédito, no processo de admissão e na validação de documentos a partir da assinatura eletrônica”, conta Bertocco. Entre os clientes, que vão de grandes bancos, varejistas e de diferentes setores da indústria, estão Magalu, Banco Original e B2W.

Soluções que facilitam

Tornar-se um unicórnio elevou o nível de operação da IDtech, que deixou de ter 188 colaboradores e chegou aos 800 – todas as novas contratações feitas com sua própria tecnologia, que garante admissões feitas de forma segura e eficiente. “Temos o sonho de transformar a sociedade a partir da identidade digital, entregando serviços que facilitem o dia a dia das pessoas e empresas de forma segura”, reforça o consultor.

Em entrevista à Melhor RH, Filipe Bertocco detalha o sucesso da tecnologia, os próximos passos da empresa e como as soluções da unico estão revolucionando os recursos humanos. “Hoje, nossa ferramenta registra uma nova admissão a cada 2 minutos. Somos a plataforma que antecipa o futuro e facilita a vida. Com uma única identidade, potencializamos as possibilidades”. Confira.

Com o recente aporte de R$ 625 milhões, a unico se tornou um unicórnio brasileiro. De que forma esse novo patamar impacta a startup?

O patamar de unicórnio gera um outro nível de responsabilidade para a unico. Temos o sonho de transformar a sociedade a partir da identidade digital, entregando serviços que facilitem o dia a dia das pessoas e empresas de forma segura, e esse aporte vai nos impulsionar a isso. Este novo aporte será usado para continuarmos investindo em desenvolvimento de tecnologia proprietária e na atração de talentos.

Qual era o crescimento previsto antes da pandemia para a digitalização dos processos do RH? A empresa estava preparada para o aumento da procura? 

O início da pandemia trouxe muitas incertezas para o nosso negócio, assim como para várias outras empresas. No entanto, nossas soluções se tornaram essenciais para a nova realidade, de trabalho remoto e com cada um na sua casa. Nos primeiros meses, vimos a solução de assinatura eletrônica crescer absurdamente e, em um ano, saltamos de 5 mil documentos assinados para 500 mil.

Hoje, já ultrapassamos a marca de 2 milhões de documentos assinados. Já a nossa solução de admissão digital também teve um crescimento considerável: 155% quando comparado ao início da pandemia. Para se ter uma ideia, hoje, nossa ferramenta registra uma nova admissão a cada 2 minutos.

Muitas empresas ainda não estão preparadas para lidar com as exigências da LGPD. Como a unico lida com o desafio da segurança de dados no ambiente digital?

Dentro da unico, consideramos a segurança como core dos nossos produtos, e com a LGPD não poderia ser diferente. Dentro do unico | people trabalhamos com dois grandes pilares para respeitar a privacidade dos usuários, o primeiro é garantir que ele seja dono dos seus próprios dados, podendo fazer o que quiser com eles, inclusive o “opt out”, o segundo é assegurar o seu consentimento em compartilhar os dados conosco, dando total transparência de sua utilização e finalidade.

Por onde um gestor que deseja atualizar seus processos deve começar?

O primeiro passo é “começar”, parece meio clichê, mas hoje vemos muitas empresas que não saem do papel para a ação, o segredo é iniciar com um projeto pequeno (piloto) e de maneira controlada, dessa forma será possível ter a percepção de alguns resultados sem correr grandes riscos expandindo o processo ao longo do tempo.

Outro ponto legal de citar é que para ocorrer inovação é muito importante que os líderes da empresa estejam engajados e incentivando a transformação. Nossa pesquisa de RH mostra que existe uma relação diretamente proporcional entre a motivação do líder e o nível de inovação da empresa.

Qual tem sido o principal feedback dos clientes até o momento?

Os feedbacks tem sido muito satisfatórios, nossos clientes conseguem enxergar um grande valor na nossa solução, pois conseguimos automatizar um processo extremamente burocrático de ponta a ponta, fazendo com que a área de operações de RH seja mais estratégica e tenha tempo para focar em outras necessidades como métricas, mapeamento de processos e até gestão.

Temos algumas histórias de sucesso que sempre gostamos de compartilhar. Na primeira, nosso cliente de uma empresa de Papel e Celulose contou que eles conseguiram bater o recorde de admissão realizando todo o processo de um candidato em uma hora e meia. No segundo caso, um gestor da área de terceirização compartilhou que um dos maiores desafios era permitir que os líderes focassem na gestão de pessoas e não em burocracia.

E, com nossa ferramenta de assinatura eletrônica, foi possível automatizar nove processos e aproveitar melhor seis colaboradores em funções mais estratégicas.

Quais são os atrativos da unico para seus colaboradores? 

A unico é uma empresa dinâmica e cheia de oportunidades para criar projetos com autonomia e desenvolver a carreira. Valorizamos pessoas que sonham grande e estão sempre em busca de desafios fora de sua zona de conforto. Nosso ambiente é descontraído e permite que as pessoas sejam quem são!

Além de salário competitivo e benefícios, oferecemos um plano de carreira que dá protagonismo a cada Ser (como chamamos as pessoas que trabalham com a gente), programas de bolsas para estudo e investimento no desenvolvimento individual, incentivos e conscientização sobre bem-estar, programas de reconhecimento, entre outros momentos de valorização remunerados e não remunerados.

De maio de 2020 a julho de 2021, a unico saltou de 180 para quase 800 colaboradores. Como foi usar as próprias soluções para agilizar os processos do RH internamente?

O bom de toda essa contratação é que temos ainda mais pessoas dentro de casa usando, testando e dando feedback sobre o produto. Além do mais, o processo de utilização do unico | people é bem simples, tanto para o RH quanto para o novo colaborador. Com ele o nosso time responsável pelas admissões consegue deixar de se preocupar com a burocracia focando no que realmente importa: as pessoas e os novos colaboradores, fazendo com que todo o processo seja simples e eficiente.

E com o time totalmente remoto, com pessoas no país inteiro, o unico | people foi essencial para garantirmos um processo rápido e com uma experiência única para o novo colaborador. Gosto de reforçar, também, que além de tudo, cumprimos nosso papel como empresa, já que com a ferramenta nós evitamos realizar a impressão de pelo menos 10 mil folhas de papel.

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