Pesquisa

Preferências dos profissionais no pós-pandemia

Home-office ganha status de modelo de trabalho e apoio psicológico é um dos novos auxílios oferecidos pelas empresas

Todos concordam que, depois da chacoalhada que o mundo levou com a pandemia, nada será como antes. De um lado, cada indivíduo ressignifica seu perfil profissional, como deseja trabalhar e o que espera da empresa. De outro, as organizações repensam seus modelos de trabalho e hierarquias. Definitivamente, as relações de trabalho foram diretamente influenciadas pela pandemia da Covid-19, que modificou a percepção de colaboradores em relação aos benefícios oferecidos pelas empresas em que trabalham ou visam trabalhar.

De acordo com pesquisa da Robert Half, realizada entre os dias 20 e 31 de julho com 620 profissionais brasileiros, a maioria dos entrevistados (86%) concorda  que seria interessante que alguns benefícios mudassem daqui para frente.

Trabalho Remoto

A necessidade de promover o distanciamento social acelerou a adoção do trabalho remoto. Antes da pandemia, apenas 35% dos profissionais faziam home-office, enquanto depois do início dela, 95% tiveram a possibilidade de adotá-lo. Os colaboradores afirmaram que passarão a considerar o home-office como um modo de trabalho e não mais como um benefício (opinião de 80% dos profissionais empregados e de 77% dos desempregados). E 11% dos entrevistados empregados ainda disseram que não aceitariam uma proposta de trabalho de uma empresa que não oferecesse trabalho remoto de maneira parcial ou integral. Por outro lado, entre os profissionais desempregados, a condição cai para 3%.  

Benefícios na pandemia

O estudo mostra que 67% dos colaboradores acreditam que suas empresas fizeram boa gestão dos benefícios durante a pandemia, e estão satisfeitos com os auxílios que recebem atualmente (75%). A maioria dos entrevistados (63%) não teve nenhum benefício suprimido. Já entre aqueles que tiveram algum corte, o vale-transporte aparece no topo da lista (19%).

A pesquisa ainda revela que benefícios tradicionais, como assistência médica, vale alimentação e vale refeição seguem sendo os mais valorizados pelos profissionais.

Para 77,8% dos entrevistados o auxílio médico é considerado como o mais importante, sendo também o benefício mais disponibilizado pelos empregadores (85%). 

Aportes na previdência privada e auxílio financeiro para montar o home office não faziam parte da lista dos benefícios mais comuns oferecidos antes da pandemia, mas estão entre os mais importantes para os colaboradores. Estacionamento e vale-transporte – e outros referentes à locomoção para o trabalho -, no entanto, que estavam entre os mais oferecidos, não aparecem na lista dos mais desejados.

Por mais que grande parte dos profissionais (59%) tenha respondido que suas empresas não concederam novos auxílios com o início da pandemia, apoio psicológico lidera a lista de novos benefícios recebidos (14%), seguido por notebooks (11%). O auxílio financeiro para montar home-office, antes oferecido a menos de 1% dos profissionais, passou a ser concedido a 8% dos entrevistados após a pandemia.

Futuro
Após a pandemia, cerca de metade dos profissionais empregados (49%) acredita que o modelo de trabalho será “mais vezes em casa, do que no escritório”, seguido por “mais vezes no escritório, do que de casa” (23%). Entre os desempregados, quando perguntados sobre como gostariam que fosse o esquema de trabalho em um próximo emprego, existe uma similaridade entre “mais vezes em casa, do que escritório”, com 42%, e “mais vezes no escritório, do que de casa”, com 40%. 

Em uma nova proposta de emprego, 71% dos profissionais empregados dizem levar em consideração os benefícios.

Caso os auxílios considerados importantes não sejam ofertados, buscam negociar melhor o salário (entre os profissionais desempregados, o percentual é de 58%). Para outros 27% (33% entre os desempregados), os benefícios são avaliados, mas sem caráter decisivo, enquanto para o restante (2% entre os empregados e 10% entre os desempregados), a remuneração é o mais importante independentemente das demais condições do pacote oferecido pela empresa.

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