BlogaRH

Profissionais 50 +: Uma contratação estratégica

Para combater estereótipos de idade no ambiente de trabalho, a melhor forma é demonstrar o valor e a importância dos mais experientes

de Paulo Silva em 1 de setembro de 2023
Divulgação

Os levantamentos do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a partir dos dados coletados no último censo realizado, atestam que vivemos um momento de inversão na pirâmide etária do país, parte decorrente do aumento da longevidade. Hoje, as pessoas de 50 a 59 anos correspondem a 11,4% da população, e 60 anos ou mais equivale a 15,1%, de acordo com o IBGE.

Muitas pessoas 50+ são provedoras de seus núcleos familiares, o que exige que elas continuem ativas por mais tempo. Elas ainda enfrentam o falso estigma de que possuem dificuldades de comunicação por conta das novas tecnologias, o que, ao fim, mais uma forma de preconceito e exclusão social. Sua idade não significa que não sejam capazes de aprender e desenvolver novas habilidades.

Nossa experiência é de que essa população tem se tornado cada vez mais produtiva e, acima de tudo, disposta a se desenvolver mais e sempre se dedica a trocar experiências com pessoas de todas as idades. Esta predisposição para estimular o relacionamento intergeracional, aliás, é uma constante nas pessoas 50+, que são tão aptas a aprender quando a transmitir seus conhecimentos para outras faixas etárias.

No centro das práticas empresariais do Grupo Pereira está o compromisso com a inclusão e a diversidade. Ao promover a inserção desses profissionais no mercado de trabalho, tornamos nossa empresa mais diversa, refletindo melhor a sociedade em que atuamos. E essa é apenas uma das vantagens que eles nos proporcionam.

Atualmente, temos mais de 17 mil colaboradores, dos quais cerca de 2 mil estão na faixa etária dos 50 anos ou mais, representando aproximadamente 12% de nosso quadro de funcionários. Essas pessoas estão inseridas em todas as áreas da companhia, desde o piso das lojas até os corredores administrativos. Dentro das empresas em geral, porém, os números são diferentes. Na grande maioria das companhias, esses profissionais representam apenas de 3 a 5% do quadro de colaboradores, de acordo com estudos da consultoria Maturi.

Recentemente, recebemos com grande orgulho o selo internacional Certified Age Friendly Employer (CAFE), concedido pelo Age Friendly Institute, dos Estados Unidos. Essa certificação reconhece nossas boas práticas em relação aos colaboradores acima dos 50 anos e destaca nosso comprometimento em combater o etarismo. Somos a primeira empresa do varejo brasileiro a conquistar esse certificado, o que nos motiva ainda mais a aprimorar nossas ações.

Nosso relacionamento entre diferentes faixas etárias é pautado pela interação e pela convivência entre os membros de nossa equipe. No ramo do varejo, é comum termos jovens ingressando em suas primeiras experiências de trabalho, assim como profissionais mais experientes. Essa pluralidade de perfis enriquece a experiência profissional de todos e promove uma cultura colaborativa e inclusiva. Todos são acostumados, desde o primeiro dia, a conviver com a diversidade, aprendendo com as experiências e conhecimentos uns dos outros.

Para combater estereótipos relacionados à idade no ambiente de trabalho, acreditamos que a melhor forma é demonstrar, na prática, o valor e a importância de nossos colaboradores mais experientes. Eles têm se tornado cada vez mais produtivos, dedicados e dispostos a aprender e se desenvolver mais. É uma mão-de-obra que entrega, é produtiva, engajada e capaz de contribuir para a inovação nos negócios. A contratação de pessoas 50+ acaba por se tornar uma oportunidade estratégica. Estimular esse reconhecimento entre as empresas é o que buscamos fazer com a nossa atuação.  

Compartilhe nas redes sociais!

Enviar por e-mail


Paulo Silva

Diretor de Gente e Gestão do Grupo Pereira, sétimo maior grupo supermercadista do Brasil