Uma campanha de comunicação interna para sensibilizar todas as lideranças e colaboradores sobre a retomada do crescimento da Santista Têxtil, resultou numa gestão mais eficiente, com o aumento da segurança, qualidade e eficiência operacional. O que mostra o poder da conscientização e da motivação, num processo que envolveu a participação pessoal do CEO da companhia.
Chamada de “Movimento Santista”, o projeto, finalista do 2º Prêmio Empresas que Melhor se Comunicam Com Colaboradores, enfatizou que “a empresa sempre foi uma referência mundial em processos de qualidade. Reconhecemos que não somos perfeitos, mas temos a intenção e o propósito perfeito”, declara Renata Zafani, Head de Recursos Humanos, Cultura & Engajamento da empresa, lembrando que a ideia nasceu da intenção de ir mais longe nos propósitos da companhia, garantindo a a sustentabilidade e o futuro do negócio.
A campanha teve como foco trabalhar e reforçar alguns comportamentos alinhados à cultura, metas e políticas da empresa. Para que todos os colaboradores tivessem o mesmo entendimento e conhecimento maior do negócio no qual estão inseridos, e para que todos queiram fazer cada vez mais e melhor. “A força e a união da nossa gente formou o sucesso do Movimento Santista”, destaca Renata.
O principal objetivo, portanto, foi informar e engajar, por meio de estratégias de Comunicação Interna/Endomarketing, os líderes e todos os colaboradores na busca por eficiência, melhoria contínua e melhores resultados, reforçando a cultura Santista e o orgulho em pertencer.
A ação envolveu todos os colaboradores da empresa no Brasil e Argentina, de outubro de 2022 até maio de 2023.
Os resultados foram robustos:
49% de redução do número de faltas nas unidades produtivas;
50% de redução na taxa de gravidade dos acidentes;
35% de aumento no rendimento do processo gargalo da empresa;
40% de redução no índice de defeitos
“É bonito de ver o como as pessoas falam do Movimento Santista, querem vestir a camiseta e como se conectam com o Movimento. Embora a campanha tenha no cronograma de Out/2022 à Maio/2023, as práticas e o reflexo de tudo o que foi conquistado perduram até os dias de hoje, inclusive, temos para junho/2024 realizar mais uma rodada da Campanha”, comemora Renata.
A respeito do PEMCC, a executiva da Santista Têxtil declara que esse “reconhecimento fortalece todo o trabalho realizado e os resultados alcançados. Aumenta o orgulho de pertencimento da nossa gente e nos incentiva a continuar realizando novas fases da campanha. Da porta para fora (comunicação externa) aumenta a visibilidade da empresa e agrega valor à nossa marca. Ainda acrescento que, ter um case reconhecido como excelência também nos incentiva enquanto área de Gente a fazer cada vez mais e melhor”.
Publicado originalmente em: Portal da Comunicação (por João Marcos Rainho)
Oferecimento: