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Tecnologia na contratação de RH: como ir além da seleção?

Os serviços de workflow e BPM (Business Process Management) podem ser grandes aliados das empresas na gestão dos processos de contratação, tanto no presencial quanto no online

de Inon Neves em 25 de julho de 2024
Freepik.com/ Com IA

A contratação de funcionários é uma das atividades mais importantes e desafiadoras para as empresas, pois envolve diversos processos, documentos e responsabilidades. No contexto atual, em que muitas organizações adotaram o modelo de trabalho remoto ou híbrido, essa tarefa se torna ainda mais complexa, exigindo soluções que garantam agilidade, segurança e conformidade legal.

E a adoção da tecnologia, nesse sentido, se torna essencial, principalmente no que tange à seleção, treinamento e desenvolvimento de profissionais. Uma pesquisa da Delloite, realizada em 2020 com 1.316 líderes de RH de 99 países, incluindo o Brasil, apontou que ao menos 71% das empresas brasileiras afirmaram que a tecnologia é uma prioridade estratégica para o setor.

Mas como as empresas de RH estão utilizando a tecnologia para contratar novos funcionários? Quais são os benefícios e os desafios dessa prática? E quais são as perspectivas para o futuro?

O uso da tecnologia para contratação de funcionários

As empresas de RH no Brasil estão utilizando a tecnologia de diversas formas para contratar novos funcionários, desde a divulgação das vagas até a integração dos contratados. As soluções mais populares são as plataformas digitais para recrutamento e seleção, que permitem a publicação de vagas, cadastramento de currículos, realização de testes e entrevistas online.

Além disso, algumas empresas já estão empregando inteligência artificial e análise de dados para fazer a triagem de candidatos, bem como realidade virtual e gamificação. Mas todos esses processos estão centrados, principalmente, no processo de recrutamento e seleção de novos funcionários. A partir da contratação, o uso da tecnologia acaba dando lugar a processos manualizados e mais morosos.

Nesse cenário, os serviços de workflow e BPM (Business Process Management) podem ser grandes aliados das empresas na gestão dos processos de contratação, tanto no presencial quanto no online. Workflow é um termo que significa fluxo de trabalho, ou seja, a sequência de atividades que precisam ser executadas para atingir um objetivo. BPM é uma metodologia que visa analisar, modelar, implementar, monitorar e otimizar os processos de negócio, utilizando ferramentas tecnológicas e boas práticas de gestão.

Ao utilizar essa tecnologia, as empresas podem automatizar e padronizar os processos de contratação, reduzindo erros, custos e tempo. Por exemplo, é possível criar formulários digitais para coletar os dados e documentos dos candidatos, enviar notificações e lembretes por e-mail ou SMS, gerar contratos eletrônicos com assinatura digital, integrar as informações com os sistemas de folha de pagamento e contabilidade, armazenar os documentos em nuvem com criptografia e backup, entre outras funcionalidades.

Retorno sobre o investimento

De acordo com um estudo da Aberdeen Group, as empresas que utilizam serviços de workflow e BPM podem reduzir em até 30% o tempo gasto nos processos de contratação, além de aumentar em até 40% a satisfação dos novos colaboradores.

Outro estudo, da Forrester Research, aponta que esses serviços podem gerar um retorno sobre o investimento (ROI) de até 176% em três anos.

Portanto, fica evidente que os serviços de workflow e BPM são soluções estratégicas para as empresas que desejam otimizar seus processos de contratação, seja no modelo presencial ou online, e garantir vantagens competitivas no mercado.

Além disso, a tecnologia de BPM aliada ao workflow no RH auxilia a área no aumento da produtividade e eficiência, eliminando retrabalhos e desperdícios; melhora na experiência dos candidatos e colaboradores, que podem realizar todas as etapas do processo de forma simples, ágil e segura, sem a necessidade de realizar processos físicos.

A sistematização dos processos de RH com o apoio da tecnologia também possibilita maior conformidade legal e fiscal, seguindo as normas e regulações vigentes na LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) e o eSocial, evitando multas e penalidades.

Portanto, os serviços de workflow e BPM podem auxiliar as empresas na contratação de funcionários tanto no presencial quanto no online, trazendo mais agilidade, segurança e qualidade para os processos. Com isso, as empresas podem se concentrar no que realmente importa: atrair, desenvolver e reter os melhores talentos para o seu negócio.

por Inon Neves, vice-presidente da Access

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Inon Neves

Vice-presidente da Access.