Em um mundo em constante transformação, as empresas buscam cada vez mais soluções inovadoras para melhorar o bem-estar de seus colaboradores e otimizar suas operações. Com o horizonte de 2025 à vista, as tendências em benefícios corporativos vêm ao encontro dessas demandas, revelando um foco na personalização de produtos e interfaces, na tecnologia de ponta embarcada nas soluções, no olhar integral ao colaborador e no subsídio à gestão do RH por meio de dados valiosos. Diversas empresas divulgaram inovações nesse sentido no CONARH 2024, mostrando o que já está no mercado e deve ser aprimorado e consolidado para o ano seguinte.
Ifood: personalização e tecnologia
Arthur Freitas, Diretor Geral da iFood Benefícios, destaca que a personalização é uma necessidade crescente. Segundo ele, “hoje o RH busca soluções muito mais integradas e tecnológicas”. A plataforma da iFood foi desenvolvida a partir de experiências com seus próprios colaboradores, permitindo um gerenciamento eficiente dos benefícios. A filosofia da empresa é que o colaborador deve ter autonomia para gerenciar seus próprios benefícios, minimizando a carga sobre os departamentos de recursos humanos. Com uma interface que conecta diversos serviços, a proposta é que os colaboradores possam se autogerenciar de maneira simples e prática.
Freitas também enfatiza a importância da flexibilidade nos saldos dos benefícios. A iFood garante que as transações sejam realizadas de forma adequada, respeitando normas e regulamentações, enquanto proporciona uma experiência de uso rica, integrada e flexível. A empresa mantém parcerias com mais de 300 mil restaurantes, permitindo que os colaboradores usufruam de descontos significativos.
Flash: foco no engajamento
Guillermo Gomez, CRMO da Flash, mostra que a empresa acrescenta uma nova perspectiva aos benefícios corporativos, trabalhando em pesquisas conjuntas com instituições como a Fundação Getúlio Vargas (FGV -EAESP) e o Grupo Talenses para fornecer subsídios na tomada de decisões pelos gestores, principalmente as que impactam o engajamento do colaborador.
Além de trabalhar em uma experiência integrada e personalizada em benefícios corporativos, tanto para o colaborador quanto para o RH, Gomez destaca que a Flash criou o primeiro índice de engajamento do país, o Engaja S/A, já em sua segunda edição, permitindo uma medição precisa do tema. “Nosso objetivo é não apenas oferecer tecnologia, mas ser um parceiro de inovação e disruptura junto ao RH”, explica.
(Neste ano, de acordo com o índice, 44% dos mais de 2000 trabalhadores ouvidos estão engajados, 4 pontos percentuais a mais que no ano passado, com os executivos no topo do engajamento.)
A Flash também se envolveu ativamente em discussões regulatórias, buscando garantir que o colaborador esteja no centro das decisões financeiras. “Tomamos a iniciativa de liderança e mudança regulatória para colocar o colaborador no centro e facilitar a tomada de decisão”, conclui Gomez, reforçando o papel da Flash como um facilitador nesse ecossistema.
Univers: marcas integradas em um ecossistema único
A RD, segundo Alessandro Ferri Gerente Executivo e Head Comercial da empresa, está expandindo sua proposta de valor no segmento de saúde. Com mais de 2.200 contratos e cerca de 85 milhões de usuários únicos, a empresa agora oferece não apenas medicamentos, mas uma gama de serviços farmacêuticos e acesso a health hubs em suas lojas. “Nossa proposta de valor está em constante evolução”, afirma Ferri. Com iniciativas que incluem aferições de saúde, como pressão arterial e glicemia, e um aplicativo para promoção de hábitos saudáveis, a RD busca cuidar da saúde dos colaboradores de maneira integral.
Ferri também destaca a relevância de dados analíticos – a empresa oferece insights aos RHs sobre o perfil de saúde dos colaboradores, permitindo uma gestão mais eficiente dos custos e necessidades. Ele menciona que, em sua análise, 3% dos colaboradores crônicos respondem por mais de 50% dos custos de saúde, tornando a gestão desse grupo uma prioridade.
Para atuar com essa proposta no B2B, a RD atua com ecossistema com 7 diferentes marcas: Univers (Benefício Farmácia nas redes Raia-Drogasil), Stix (programa de recompensas nas redes Raia-Drogasil), 4Bio (empresa de medicamentos especiais), Vitat (slataforma de Saúde), Healthbit (healthtech capaz de identificar e propor soluções a problemas de saúde em populações organizacionais), Impulso (retail media em saúde) e Amplimed (soluções para gestão de clínicas e operadoras de saúde).
Wellhub: investimento em saúde integrada com alto retorno
Priscila Siqueira, CEO da Wellhub, observa que a marca, anteriormente conhecida como Gympass, passou por uma transformação significativa. A Wellhub agora abrange não apenas atividades físicas, mas também saúde integral, incluindo meditação, nutrição e saúde emocional. “Nosso objetivo é atender a todas as dimensões do bem-estar corporativo”, explica Siqueira. A empresa tem investido em soluções que comprovadamente trazem retorno sobre investimento (ROI) para as empresas, reduzindo custos de saúde e absenteísmo.
Priscila destaca que, nas pesquisas realizadas a partir da base de dados da companhia, 90% das empresas que medem o impacto de suas iniciativas de bem-estar veem resultados positivos, com um retorno médio de 127% para aquelas que utilizam a plataforma Wellhub. “Estamos apoiando as empresas na mensuração dos seus programas de bem-estar, que se refletem em redução de custos e aumento da produtividade”, conclui.
________________________