As medidas de reclusão e distanciamento social tomadas para prevenir a propagação do coronavírus fizeram saltar a procura por serviços de saúde mental com atendimento online.
Segundo a pesquisa Gestão de Pessoas na Crise de Covid-19, da Fundação Instituto de Administração (FIA), 75% das empresas no Brasil desenvolveram iniciativas para cuidar da saúde mental dos colaboradores. A preocupação tem fundamento, já que o vírus traz consigo questões delicadas como o luto, a solidão, a insegurança financeira, o medo de ficar doente.
“Em momentos difíceis, em que a solução está fora do nosso controle, é normal que o pessimismo e o medo tomem conta dos nossos pensamentos. Durante episódios assim, precisamos – mais do que nunca – cuidar da nossa saúde mental. Contar com auxílio profissional nessas horas é fundamental para manter o equilíbrio”, avalia Fabiano Carrijo, CEO da Psicologia Viva.
É o que a startup, fundada em 2015, oferece. Maior plataforma de atendimento psicológico online da América Latina, registrou 200 mil consultas até agosto. Isso representou um crescimento de quase 600% em relação ao mesmo período do ano passado.
“As circunstâncias atuais provaram que cuidar do equilíbrio emocional é uma necessidade que não pode mais ser adiada”, afirma. Tanto assim, que a média de consultas diárias da plataforma subiu de 350 para quase 2 mil.
Em maio, a Psicologia Viva fechou rodada de investimento no valor de R$ 6 milhões. O aporte foi liderado pelo Fundo Neuron Ventures, lançado pela Eurofarma para apoiar projetos de tecnologia com potencial de transformar o setor de saúde.
Entre seus clientes estão Grupo Algar, Azul Linhas Aéreas, Avon, Roche e Siemens, sendo mais de 350 empresas beneficiárias de forma direta ou através das operadoras de saúde.
Atualmente, a Psicologia Viva conta com aproximadamente 10 milhões de vidas cobertas. Além dos clientes corporativos, qualquer pessoa pode acessar a plataforma e contratar uma consulta de maneira independente.