*Esta reportagem sofreu atualizações de datas
Um estudo do Instituto Reuters e da Universidade de Oxford, feito em seis países, mostra que entre 20 e 30% da população mundial sequer conhece o ChatGPT ou qualquer outra ferramenta de Inteligência Artificial. E muitos dos que sabem de seu potencial não têm o letramento adequado para utilizá-lo da melhor maneira possível – não à toa, há centenas de vídeos e matérias ensinando como criar o comando ideal para uma tarefa.
Apesar da flagrante necessidade de capacitação, o mercado tem pressa e pede passagem para novas funções que começam a despontar, que exigem tanto habilidade tecnológica quanto soft skills. É o que aponta o relatório do LinkedIn sobre o futuro do trabalho com IA: 47% de executivos norte-americanos acreditam que a IA generativa irá aumentar a produtividade, ao passo que 92% deles concordam que people skills são mais importantes do que nunca.
Nesse cenário, a evolução do RH está profundamente ligada ao equilíbrio entre adotar a tecnologia e manter o foco em gente e gestão – e incluindo a IA na discussão, o 5° Fórum Melhor RH Tech – Prompt para o Futuro trata do tema, nos dias 04 e 05 de novembro.
Promovido pela Plataforma Melhor RH e pelo CECOM – Centro de Estudos da Comunicação o evento reunirá, em duas tardes, líderes de RH, players do setor tecnológico atuantes no ecossistema de capital humano e especialistas para tratar das questões mais urgentes quando o o assunto é tecnologia aliada a gestão de pessoas.
Olhar ainda mais estratégico
“À medida que o RH evolui, é crucial que o setor não apenas acompanhe as mudanças, mas também lidere a transformação rumo a um futuro mais dinâmico e inclusivo, alinhando inovação tecnológica com um foco constante nas pessoas, com uma visão 360° da jornada dos colaboradores e do negócio”, entende Márcio Cardial, Publisher da Plataforma Melhor RH e diretor do CECOM. “Com esse olhar, e aplicada de maneira estratégica e ética, a tecnologia tem o potencial de humanizar ainda mais a gestão”, acredita.
Cardial cita uma pesquisa realizada pela MIT Sloan Management Review Brasil, que revela que 67,5% dos gestores e líderes brasileiros consideram o fortalecimento da visão estratégica como o principal benefício das soluções de Human Capital Management (HCM), para demonstrar a importância de discutir a transformação digital que apoia o protagonismo e o olhar estratégico do RH sobre pessoas e negócios.
“Esse dado sublinha a importância de uma abordagem integrada e ampla do gestor de recursos humanos, otimizada com o uso de tecnologia que não só melhora a eficiência operacional e das análises de dados, mas também permite insights para uma tomada de decisão assertiva e com impacto profundo no presente e no futuro de equipes e empresas”, entende o executivo.
O 5° Fórum Melhor RH Tech é transmitido pelo YouTube da Plataforma Melhor RH, Facebook e LinkedIn. Para inscrever-se, de maneira gratuita, acesse aqui.
_____________________________