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Uma em cada 3 empresas já perdeu um candidato devido à burocracia na admissão

Para participantes de estudo, tecnologia é meio para agilizar contratações

de Redação em 5 de janeiro de 2022
Imagem mostra ambiente urbano com uma enxurrada de papel e executivo navegando sobre ela em uma caixa de papelão. Crédito: Canva Pro Canva Pro

A 2ª edição da pesquisa “Transformações na Gestão de Pessoas”, promovida pela unico, IDTech de soluções de identidade digital, em parceria com o Instituto Locomotiva e o Grupo Cia de Talentos, mostra um cenário propício à quebra de paradigmas e à inovação no RH brasileiro pós-pandemia. Ao todo, 100% dos profissionais ouvidos no estudo acreditam que as tecnologias podem contribuir para agilizar os processos internos do setor. Cerca de 98% deles apostam nelas como solução para contratações mais ágeis. Aspectos menos positivos do levantamento mostram, por sua vez, que há muito espaço para desburocratizar o segmento com o uso das novas ferramentas digitais.

A pesquisa revela que as companhias brasileiras possuem, em média, 4,8 colaboradores envolvidos nos processos de admissão. Os candidatos precisam se deslocar à empresa três vezes, em média, antes de iniciar no novo emprego. É tanta burocracia que cerca de 36% das organizações ouvidas já perderam pelo menos um candidato por conta disso – ou seja, aproximadamente 1 em cada 3 organizações passou por esse problema. 

O envio de documentos segue como o passo mais lento na jornada da seleção, muito embora a pesquisa tenha registrado, também, um aumento significativo do uso de canais digitais para envio de documentos, entre 2020 e 2021. Em segundo lugar em morosidade estão processos internos para viabilizar as contratações e, na sequência, o atendimento de exigências legais.

Para Filipe Bertocco, consultor da unico, “quando falamos de sociedade e transformação digital, o excesso de papel e de verificações mostra-se ultrapassado”. Evitá-lo não é só questão de atualização, mas de gerar valor para a companhia, ganhar competitividade e atrair talentos com desburocratização e agilidade de processos, começando pelas admissões digitais, o que considera uma tendência.

“O unico | people, nossa solução de admissão digital, teve um crescimento considerável: 155% quando comparado ao início da pandemia. Para se ter uma ideia, hoje, nossa ferramenta registra uma nova admissão a cada 2 minutos”, destaca Bertocco, baseando sua percepção sobre o futuro das contratações e corroborando dados da pesquisa, que apontam para um forte desejo do profissional de RH por novas tecnologias.

Tempo para o que importa

Sobre ganho de agilidade nos processos internos em geral, entre as tecnologias que os participantes do estudo mais acreditam que serão utilizadas no pós-pandemia estão as assinaturas eletrônicas, as plataformas de cadastro on-line e sistemas unificados de controle e informação. Elas podem substituir etapas corriqueiras do RH e geram tempo de qualidade para o profissional do setor dedicar-se ao planejamento e à execução de ações estratégicas para as empresas.

Os feedbacks têm sido muito satisfatórios sobre essa agenda extra para o estratégico, com o emprego de soluções da unico, conta Bertocco. “Nossos clientes conseguem enxergar um grande valor, pois conseguimos automatizar processos extremamente burocráticos de admissão de ponta a ponta, fazendo com que a área de operações de RH tenha tempo para focar em outras necessidades como métricas, mapeamento de processos e gestão”, revela o executivo.

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