Diversidade

Vagas para diversidade registram aumento

Acréscimo de 56,35% foi registrado por site de vagas, entre 2020 e 2021. Tendência de alta foi mantida entre janeiro e maio deste ano

de Redação em 28 de junho de 2022
Freepik.com

A empresa Vagas.com registrou uma quantidade maior de anúncios de ofertas de emprego voltados para diversidade em seu portal. O aumento foi de 56,35% em 2021, saltando de 11171 em 2020 para 19825 no ano passado. E a tendência de alta se mantém neste ano: de janeiro a maio foram 9234 anúncios de vagas direcionados à diversidade, contra 8275 no mesmo período do ano passado (uma alta de 11,6%).  

Para Renan Batistela, especialista em Diversidade e Inclusão na Vagas.com, criar e reforçar equipes mais diversas é sinônimo de decisões e resultados melhores, inovação e ganho de produtividade. “É uma tendência que seguirá em alta nas empresas, passando dos níveis mais operacionais até o alto escalão”, entende o executivo. “Assim como a sociedade se move para a inclusão, as empresas também precisam atualizar os processos seletivos da força de trabalho e as políticas internas para que o ambiente profissional gere senso de pertencimento.”

Para as companhias que ainda iniciam seus passos rumo a uma maior diversidade, algumas dicas, baseadas em orientações da Vagas.com, podem ser essenciais

1. Inclusão deve ser enraizada na cultura corporativa

Medida promove ambiente acolhedor para quem chega, e ocorre quando a empresa incentiva participação genuína dos colaboradores em suas decisões estratégicas e onde os treinamentos sobre o tema da diversidade são constantes entre gestores, funcionários e líderes.

2. Recrutamento e seleção devem ser inclusivos

Softwares de recrutamento e seleção facilitam, utilizando critério de triagem de currículos baseado na autodeclaração racial e de gênero dos profissionais cadastrados para as empresas que possuem programas afirmativos de Diversidade e Inclusão, além de agilizar. As entrevistas e o onboarding devem ser acolhedores e pensados sob uma cultura inclusiva.

3. Comunicação interna e externa devem refletir uma empresa diversa

Qualificar o discurso junto a seus stakeholders e interagir com eles sobre o tema favorecem a construção de um ambiente inclusivo e diverso e de uma marca empregadora reconhecida por esse motivo. Isso além de aflorar senso de pertencimento entre os colaboradores.

4. Linguagem inclusiva ajuda

A linguagem neutra ou o uso dos termos corretos para se referir aos diversos públicos envolvidos nas políticas afirmativas pode ser fator de acolhimento de primeiro impacto. Plataformas de escrita como Gender Decoder, Textio ou Applied podem auxiliar no uso da linguagem correta em seus anúncios de emprego.

5. Exija o necessário para a vaga

Ser objetivo é primordial, sem rodeios ou descrição de requisitos que não são necessários para o cargo em questão. Lembre-se: o texto é o primeiro contato das pessoas com a empresa e com a cultura organizacional.

6. Invista na qualificação da sua equipe

Em pesquisas realizadas pela Vagas.com no ano passado, foi constatado que o RH tem um interesse genuíno pelo tema. Segundo profissionais do setor, uma das maiores barreiras que impedem um rápido avanço no tema D&I estão atrelados a baixa prioridade nas lideranças (32,2%) e a falta de conhecimento (20,9%). As pesquisas também revelam que obter conhecimento sobre o tema é importante para 10,9% dos respondentes e muito importante para 80,8% deles. Outro dado aponta que 30,1% das pessoas afirmam sentir falta ou muita falta (32,8%) de ter mais conhecimento sobre temas relacionados à Diversidade e Inclusão.

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