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“A visão do colaborador sempre foi fundamental para mudar o estilo de comunicação da companhia”

Carime Kanbour, gerente de Comunicação, Marca e Relações Institucionais da Klabin, conta os desafios e as mudanças na comunicação durante a pandemia

de Paolla Yoshie em 2 de julho de 2021

Produtora de papéis para embalagens e embalagens de papel, a Klabin conta com mais de 25 mil colaboradores, estando presente em todo o território nacional e exportando para mais de 70 países. Carime Kanbour, gerente de Comunicação, Marca e Relações Institucionais da empresa, trouxe para o Fórum Empresas que Melhor se Comunicam com Colaboradores os cases de sucesso da comunicação interna e externa nos 122 anos de história do negócio.

“Vínhamos de uma reorganização da comunicação interna dos nossos canais, ferramentas e no tom de linguagem. Por isso, lançamos a “Minha Klabin”, a intranet da companhia, em fevereiro de 2020. E foi uma mudança de impacto para a empresa”, iniciou Carime. 

Reorganização das estratégias 

Logo no início da pandemia, a Klabin precisou readequar e replanejar as estratégias para os colaboradores. Com essas mudanças, lançaram 37 campanhas institucionais, 15 eventos internos seguindo aos protocolos de saúde, 36 ações pontuais e mais de 5 mil conteúdos na TV Klabin. 

“Cada unidade fazia o seu Dia das Crianças localmente, com suas famílias, cada um em um formato com a cultura local. Como não pudemos realizar presencialmente, fizemos uma live com todos os colaboradores da companhia”, relembrou a executiva. Pensando na atual situação, a companhia fez o material recreativo e enviou para as casas dos colaboradores que tinham crianças.

Nova forma de comunicar

Um dos desafios da empresa era diminuir o excesso de comunicação, principalmente com os e-mails, e criar uma cultura digital.  Segundo Carime, em 2019, foram 242 notas corporativas e 176 específicas ao Escritório-Sede. Com as novas formas de comunicação, em 2020, à divulgação de apenas 83 e-mails corporativos, sendo a maioria as edições da Minha Klabin News, que é semanal. 

A newsletter Minha Klabin News é um canal de comunicação, que conta com editoriais, como, por exemplo, Elas por Elas, em que as mulheres contam suas histórias de vida. “A visão do colaborador foi sempre fundamental para mudar o estilo de comunicação da companhia – e tem funcionado.  E a questão da humanização, sobre sempre ter um personagem, foi ganhando a fidelização”, acrescenta Carime Kanbour.  

Mudanças

Para ocorrer as novas mudanças era preciso mudar o mindset dos colaboradores e desvincular do e-mail da sua rotina. O intuito é utilizar a nova plataforma de comunicação. “Fizemos uma campanha para promover a Minha Klabin e foi um sucesso”, conta Kanbour. 

Com isso, mais de 9 mil colaboradores acessam diariamente a intranet, somando mais de 1 milhão de acessos no portal no 1º trimestre de 2021. Além de mais de 50 novos serviços digitais, como holerite, vagas internas, extrato de refeição e benefícios. 

“Nós temos o público da operação que está ali, nas máquinas ou na área florestal. E mesmo esse público está conectado buscando informação”, ressalta Carime. Atualmente, a Minha Klabin tem 95% da base de colaboradores próprios Brasil utilizando a plataforma, além de 93% dos colaboradores da Klabin Argentina acessam e 100% da Klabin Áustria fazendo o uso do recurso. 

Ações internas

A Klabin tem a rede social “Klapp”, com quase 6 mil funcionários cadastrados. O colaborador posta o que achar necessário, desde desafios da unidade ou o dia a dia. “O nosso objetivo é que ele se enxergue e consiga se expressar, com a troca entre unidades”, explica a gerente. 

No ano passado, foi lançado o podcast “Papo Embalado”, com apresentação de Cazé Peçanha. Outra novidade foi o “Pergunta do Estagiário”, que são vídeos como uma forma leve de sanar as dúvidas simples sobre o dia a dia da Companhia. Já a comunicação do Paraná conta ainda com a “Rádio Florestal”, com conteúdo diário, tendo chegado a mais de 300 programas em 2020.

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