O WhatsApp enquanto ferramenta de comunicação interna tem sido cada vez mais uma realidade no mundo corporativo. Caio Soares, coordenador de Comunicação Interna; Fernando Campoi, gerente de Imprensa Corporativista, Comunicação Interna e Comunicação Digital da Volkswagen e André Degasperi, Head de Comunicação Corporativa para a América Latina da ADM Brasil falaram sobre suas experiências com o app durante o Fórum Empresas que Melhor se Comunicam com Colaboradores.
O WhatsApp tem uma grande parcela de participação no crescimento contínuo de pequenas e médias empresas. Caio Soares, mediador da mesa, traz alguns dados sobre a utilização do app no país. “Somente no Brasil, são 120 milhões de pessoas utilizando o aplicativo, sendo que 98% do público utiliza o WhatsApp diariamente. Além disso, 79% dos usuários utiliza o app como a principal ferramenta de comunicação”, enumera.
Whatsapp nas empresas
Fernando, da Volks, ressalta a importância do aplicativo no ambiente interno no atual momento, com a pandemia da Covid -19.
“Sabemos da força do WhatsApp na atualidade, esperamos que no futuro seja possível institucionalizar isso dentro da nossa empresa. Por questões legais e de relações trabalhistas, nós não temos o aplicativo para todos os funcionários, e dessa maneira o app interno acaba substituindo-o”, ressalta.
Ele conta que atualmente a troca de informações entre grupos é uma realidade dentro da montadora. O uso do aplicativo foi a solução encontrada pela empresa para dinamizar o acesso dos mais de 98% dos empregados.
“Temos um grupo chamado G70, que é composto por alguns executivos ligados ao board da empresa, trocamos informações no WhatsApp, que posteriormente vão ser cascateadas e repassadas para as equipes.” diz Campoi.
Estratégias de comunicação
André Degasperi, head de comunicação corporativa da ADM, conta que a utilização do WhatsApp na empresa fora do horário de trabalho, juntamente com a criação de grupos entre funcionários, é algo muito recorrente. “Acredito que o app traz uma demanda natural a todos. Grande parte das pessoas querem utilizar a ferramenta”, salienta Degasperi.
Segundo ele, quando se fala em estratégia de comunicação interna, se torna necessário a criação de um tipo de conteúdo específico para cada canal, e dessa maneira cada empresa consegue achar uma maneira de direcionar conteúdo para o WhatsApp. “Hoje em dia temos uma revista eletrônica voltada exclusivamente para o WhatsApp, abordando diversidade, inclusão e recordes de produção. Assuntos relevantes que atraem as pessoas cada vez mais”, conta.
Para Degasperi, trazer o WhatsApp como uma estratégia de comunicação é um desafio, considerando o cenário da ADM, que trabalha com 70% dos colaboradores na área de operação e 30% no escritório – conciliando múltiplas culturas e diversidade de pessoas ao redor do mundo.
“Temos chamadas para cada assunto, entrevistas com colaboradores participando pelo WhatsApp, e futuramente pretendo migrar para o business, para começar a entender os números dessa interação, pois, por enquanto, o feedback acaba sendo informal, mas muito satisfatório”.
Mudanças de hábito
Caio ressalta esse papel do WhatsApp nas empresas, que possibilita maior interação com os colaboradores, facilitando a comunicação. A maneira de se comunicar passou por mudanças ao longo dos anos e as pessoas da área tiveram que se habituar para uma melhor comunicação no ambiente de trabalho e nas relações interpessoais.
“A comunicação que inicialmente era feita por e-mail e institucionalizada através de murais se tornou muito antiga, dessa maneira acaba sendo necessário se reinventar dentro de uma nova maneira de se comunicar”, reforça Degasperi. Para ele, não se deve subestimar o poder do áudio na estratégia de comunicação, já que possui grande potencial, baixo custo e como benefício acaba atingindo todo mundo.
“O WhatsApp não atrasa demandas, mas salva vidas. Se souber utilizar de uma forma coerente e com bom senso, ele só vai trazer benefícios para quem utiliza”, afirma o Head de comunicação.
WhatsApp fora do ambiente de trabalho
O uso do aplicativo de mensagens fora do ambiente de trabalho é uma questão que ainda gera bastante debate dentro das empresas. Para Degasperi, o gestor não deve enviar mensagens fora do horário de trabalho, mesmo que seja no celular corporativo. “Estipular um horário para a troca de mensagens é algo importante dentro de uma empresa, foi o que utilizamos aqui na ADM”, conta.
“O WhatsApp salva vidas tendo o bom senso de uso”, endossa Campoi, da Volkswagen. Ele acredita na utilização dos limites da empresa para com seus funcionários dentro e fora do ambiente de trabalho.
“Falamos várias vezes em bom senso, e acredito que esse seja o caminho para não atrapalhar a vida dos outros. O WhatsApp é dinâmico e facilita demais o trabalho, mas criar regras para a utilização do aplicativo fora do ambiente de trabalho é algo importante, tendo em vista que as pessoas possuem vida fora da empresa”, conclui.
Saiba mais
O Fórum Empresas que Melhor se Comunicam com Colaboradores é um co-branding entre as plataforma Melhor RH e Negócios da Comunicação. Quer conferir todos os debates e conversas do evento?
Clique aqui para assistir a live do 1º dia do evento
Clique aqui para assistir a live do 2º dia do evento