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A integração entre RH e RP é uma estratégia para atrair talentos e fortalecer a cultura organizacional

Evento debateu a sinergia entre as áreas para ampliar impacto da marca empregadora. Cross-training pode ser a solução para o trabalho conjunto

de Redação em 1 de fevereiro de 2024
Freepik

No ambiente corporativo atual, a integração entre os setores de Recursos Humanos e Relações Públicas é essencial para superar desafios e alcançar os objetivos organizacionais. Para os profissionais de ambas as áreas, é preciso ir além do briefing, construir estratégias alinhadas e promover o cross-training, garantindo que todos compreendam o valor e impacto dessa aliança para a empresa.

A sinergia entre os setores de Recursos Humanos e Relações Públicas tem se mostrado cada vez mais essencial principalmente para fortalecer a marca empregadora das empresas e atrair novos talentos. A colaboração entre essas áreas tem se tornado fundamental para promover um ambiente de trabalho inclusivo, diverso e com uma comunicação interna e externa eficaz.

O conceito de employer branding, ou marca empregadora, tem ganhado destaque nos últimos anos, à medida que as empresas buscam atrair e reter talentos qualificados. Nesse sentido, os departamentos de RH e RP  trabalham em conjunto para criar estratégias que ressaltem os valores da empresa, seus benefícios e oportunidades de carreira, além de transmitir uma cultura organizacional atraente para os candidatos em potencial.

No painel Sinergia entre RH e RP na construção da marca empregadora, apresentado durante o Fórum Melhor RH Confiança – O poder da resiliência, no dia 22 de janeiro, por meio do canal da Plataforma Melhor RH no Youtube, especialistas discutiram a importância dessa colaboração. Os participantes do debate foram Mariana Mirrha, Sócia-Diretora da Planin; Paola Klee, CEO e Fundadora da YC – Your Career Future, e Pedro Henrique Simonelli, Coordenador de Desenvolvimento Humano na Uisa.

Eles ressaltaram a necessidade de um alinhamento estratégico entre essas áreas para assegurar que a marca empregadora seja percebida de maneira consistente, tanto interna quanto externamente. Além disso, enfatizaram a importância de uma comunicação transparente e autêntica para atrair e reter talentos, promovendo a diversidade e inclusão no ambiente de trabalho.

Diversidade de áreas é essencial 

A colaboração entre esses setores é fundamental para alcançar a diversidade e a inclusão no ambiente de trabalho. Enquanto o setor de Recursos Humanos é responsável por promover a igualdade de oportunidades e assegurar uma política de contratação inclusiva, a área de Relações Públicas tem o papel de comunicar e promover essas ações para que sejam percebidas tanto internamente quanto externamente. Essa colaboração reforça o compromisso da empresa com a diversidade e a inclusão, tornando-a mais atraente para profissionais de diferentes origens e experiências.

Paola Klee destaca que as duas áreas podem dar direcionamento estratégico para os projetos da empresa, principalmente nos projetos que envolvem diferentes setores da corporação. Além disso, a colaboração entre RH e RP pode ajudar a desenvolver iniciativas que promovam programas de mentoria, grupos de afinidade e políticas de flexibilidade para acomodar diferentes necessidades da companhia e dos funcionários.

“Juntar as duas áreas torna o resultado muito rápido e muito exponencial, porque apenas as áreas de RH são limitadas, juntas podem oferecer um leque de oportunidades muito maior ”. Salienta Paola.

A profissional lembra ter a possibilidade de os Recursos Humanos trabalharem com outras áreas, em especial a área de PR trazer uma nova sinergia, melhorando a atratividade de talentos das empresa, mas melhorando o core nas áreas de marketing. Além disso, a parceria entre as áreas ajuda a fortalecer a cultura organizacional, promover ações de responsabilidade social e alinhando o discurso da empresa tanto interna quanto externamente. “Com isso conseguimos reduzir o tempo de preenchimento das posições de 80 dias para 30, impactando rapidamente o negócio, principalmente dentro de áreas core da área de tecnologia”.

A integração resulta em uma gestão mais eficiente e eficaz dos projetos da empresa, promovendo uma imagem positiva da marca e atraindo talentos qualificados. A colaboração contribui  para o desenvolvimento de uma cultura de inclusão e diversidade, impulsionando o crescimento e a inovação da organização, segundo Paola. 

Na Uisa, Pedro Simonelli lembra que o maior desafio das empresas é falar para o público que está fora dos muros da empresa.  A integração entre RH e Relações Públicas se torna fundamental, pois ajuda a construir uma ponte entre a empresa e a sociedade. Através de estratégias de comunicação interna e externa, é possível transmitir os valores e a missão da empresa, estabelecendo uma relação de confiança com os stakeholders e atraindo novos talentos. 

Uma das iniciativas da empresa que uniam as duas áreas foi a formação e capacitação de novos profissionais. Através de um programa de programas organizados pela Uisa. “Junto com o time de tecnologia formamos jovens da região para ocupar cargos dentro da companhia, atendemos mais de 150 pessoas”. 

Simonelli frisa que a colaboração entre as duas áreas pode ser crucial para lidar com situações de crise, seja interna ou externa. Enquanto o RH cuida da gestão das questões internas relacionadas aos colaboradores, as Relações Públicas podem trabalhar na gestão da imagem da empresa perante o público externo, minimizando possíveis impactos negativos.

Desafios para a sinergia de RH e RP para atingir resultados

Paola ressalta que o desafio inicial é ir além do briefing para que todos consigam compreender os desafios, atrair talentos e gerar referências. “Esse encontro dentro de um plano tático precisa fluir para trazer resultados ágeis e assertivos, pois se não houver, pode não haver resultados.”

Simonelli acredita que é preciso construir estratégias para definir papéis e alinhar metas entre as equipes, garantindo que todos estejam na mesma sintonia e trabalhem em direção aos objetivos comuns. “A comunicação clara e eficiente é essencial para garantir que todos saibam o que é esperado deles e como suas contribuições se encaixam no contexto geral. É preciso alinhar para que todos olhem para o mesmo objetivo”, enfatiza Simonelli.

Paola acrescenta que a transparência e a colaboração são fundamentais para construir um ambiente no qual os talentos se sintam motivados e engajados. “A mobilização é necessária muito além das áreas de RH. Precisa transitar em todas as áreas para que contribuam de forma efetiva.” Paola lembra que é essencial ter alinhamento estratégico para que todos compreendam o valor e o impacto para a companhia.

Mariana Mirrha ressalta que as empresas precisam de integração cada vez mais dentro dos projetos, derrubando as barreiras entre equipes e áreas, para que todos possam colaborar de forma eficiente. “Precisamos cada vez mais de colaboração no dia a dia, independentemente do projeto. Isso envolve o que chamamos de cross-training, que é justamente deixar todas as áreas integradas e entender o que cada lado faz e qual a importância dessa colaboração”, completa.

A prática do cross-training é cada vez mais comum no ambiente corporativo, consistindo no treinamento de funcionários para que possam desempenhar diferentes funções dentro da empresa. Isso aumenta a versatilidade e a capacidade de adaptação da equipe.

O cross-training contribui para a integração entre os funcionários, promovendo uma maior compreensão e colaboração entre as diferentes áreas da empresa. Ao aprender sobre as responsabilidades e desafios enfrentados por colegas de outras áreas, os funcionários desenvolvem empatia e respeito mútuo, o que fortalece o trabalho em equipe e a coesão do grupo.

“É fundamental o cross-training, tanto para o time de PR entender melhor os processos, compreender projetos e atingir talentos, como a área de RH. Essa junção é fantástica, pois torna enriquecedora para todas as áreas”, sublinha Paola.

Pedro Henrique Simonelli acredita que a comunicação entre as áreas torna o serviço eficiente e mais fácil de traduzir para a automação dos serviços. “As empresas precisam ter essa sinergia. A comunicação entre as áreas deve ser integrada para vender serviços internamente, porque sempre achamos que o trabalho do outro é fácil, e quando temos esse diálogo, construindo pontes e não muros, naturalmente o serviço se complementa.”
(Reportagem: Luis Zak)


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Assista ao evento completo:
Primeiro dia – https://www.youtube.com/watch?v=3QbGPi39lRg
Segundo dia – https://m.youtube.com/live/DcxqU1l2vx4

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